Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Vitor.Esquivel 26/03/2018

O conto de escola conta a história de pilar,num certo dia pilar estava decidindo aonde brincar quando resolve ir a escola chegando lá um colefa de classe pese ajuda a Pilar,por estar com dificuldades nas atividades, nisso pilar faz uma proposta,e é nisso que a história se desenrola

Grace 04/04/2018minha estante

Viih.Andrade 25/03/2018

Conto de Escola
Amei esse conto!! Achei super juvenil essa história, descreveu super bem a forma como os pais eram rígido com os filhos naquela época,amei a narração ter sido em primeira pessoa, entre outros aspectos que achei bastante interessante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Elias 25/03/2018

Um bom livro
Aprendizagem e dificuldade na escola o personagem "pilar" ele era estudioso e inteligente e era um dos primeiros a terminar a atividade em sala .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Brenno 2° M 25/03/2018

Resenha Conto de Escola
O conto Conto de Escola de Machado de Assis, nos traz um fato que ocorreu na infância do jovem Pilar, que lembra o dia em que ele foi pego pelo colega de sala Curvelo ensinando a lição para o seu colega Raimundo, que estava sentindo dificuldades, em troca dessa ajuda Raimundo lhe daria uma moeda de prata. O Professor Policarpo castiga aos meninos com a palmatória, fazendo passa-los por vergonha e humilhação diante de toda sala. Pilar jura se vingar de Curvelo porém, ele foge com medo e Pilar não consegue encontra-lo. No dia seguinte Pilar resolve ir atras da moeda , que o severo professor antes de castiga-los havia lançado a moeda pela janela da classe. Ao ir ao encontro da moeda Pilar se depara com um batalhão de fuzileiros, pelo qual ficou atraído e seguiu-lhes esquecendo completamente a moeda, e que em seguida voltou para casa sem a moeda e sem ressentimentos. Já adulto Pilar relembrando esse fato afirma que Raimundo e Curvelo foi quem lhe mostrou a existência da delação e da corrupção. Neste conto, Machado de Assis nos traz um modelo de escola que durou muito tempo no Brasil, onde as crianças eram severamente punidas, o que tiravam todo o interesse em ir a escola e nos traz também o que era considerado corrupção naquela época, que nos dias de hoje tomou proporções gigantescas sendo que ela esta presente no nosso dia a dia, no nosso governo, nas subornações, nas vantagens indevidas que algumas pessoas ganham ou compram entre outros.
Grace 08/04/2018minha estante

Nicolle.Adria 24/03/2018

Resenha Critica- Nicolle Adria 2M
Conto de Escola foi escrito por Machado de Assis, relatado em primeira pessoa, fazendo o leitor refletir sobre costumes da época. O conto descreve um fato ocorrido na infância de Pilar, um momento de escola, na sala de aula, onde Raimundo um colega de sala, filho do professor Policarpo, sentia dificuldade em assimilar as lições, fez uma proposta a Pilar, uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Curvelo outro colega, que estava prestando atenção na conversa, entrega os alunos para o professor, que puniu os dois com doze bolos, na frete de todos.
Isso ocorreu porque o professor considerou suborno e por seu filho estar envolvido.

Amanda Macedo 24/03/2018

Resenha crítica- Amanda Macedo 2M
Pilar no caminho da escola pensava seriamente em matar aula pois estava um dia bonito mas ao lembrar da surra que levou de seu pai na última vez que matou aula muda de ideia e vai para escola. Seu melhor Raimundo era filho do mestre e era muito cobrado, um dia Raimundo oferece uma moeda a Pilar em troca das questões que ele não sabia e Pilar decide aceitar.
Curvelo um amigo próximo viu tudo e foi contar para o mestre que deu doze palmadas nos meninos com palmatória, Pilar com raiva de Curvelo foi se vingar com socos mas Curvelo se escondeu e conseguiu escapar.

Juniorr.Santana 24/03/2018

Conto de Escola Aluno: Josailson Junior 2¤ J
Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX.Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.
Grace 04/04/2018minha estante

Cunha 24/03/2018

O conto "contos da escola" de machado de assis, começa com seu pilar, um garoto, relatando a vivência com seu pai o modos rigidos no qual foi criado, e em um dia normal de escola ele por ser o mais inteligente da turma havia terminado mais cedo a liçao ate que ouve a voz do Raimundo, filho do mestre, o chamando e dizendo que precisava falar com ele, apos perguntar o que queria e avistar se nao tinha ninguem olhando ele tirou do bolso uma moeda muito bonita e quis entregar a seu pilar, em troca dele o ensinar a liçao que raimundo nao tinha aprendido. Seu pilar aceitou o acordo, porem com medo de serem pegos, pois o "malvadinho" da escola os observava com olhar curioso. Seu pilar ensinou a lição pra ele, bem disfarçadamente para que o mestre não os pegasse e desse punição por tal ato, pois as regras da escola eram muito rígidas.as enquanto seu pilar viajava nos pensamentos vou avordado pra realidade com o grito do mestre o chamando, pedindo a moeda que o seu filho havia dado a ele, jogou a fora, e os xingou de varias coisas, deu bolo em ambos com toda escola olhando e voltaram pra sala. O "malvadinho" que tinha relato o ato que os dois haviam feito sentia medo, tanto do mestre quanto do Seu Pilar e quando chegou a hora de ir embora saiu correndo que ninguem mais o viu. No dia seguinte ele foi procurar a tal moeda mas a caminho da escola passou um batalhao de fuzileiros marchabdo e resolveu segui-los.

A historia tem uma linguagem cansativa e bastante formal. O autor quis passar nesse texto a visao capitalista, juntamente com a corrupcao, a delacao e a criação dos anos de 1840.

Guilherme Lima Barbosa 23/03/2018

Conto de escola- Guilherme Lima 2ºM
A obra "Conto de escola", de Machado de Assis, conta a história de dois meninos, amigos, chamados Pilar e Raimundo que convivem com uma pessoa nada amigável, nada simpático que é nada mais, nada menos que o professor dos dois garotos, só que, além disso, ele também é pai de um deles, que no caso é o Raimundo.
Pilar não entende os assuntos com facilidade, já Raimundo é muito dedicado e apreende tudo, até porque tem um pai que cobra muito. Em um dia Pilar negociou com Raimundo uma moeda de prata em troca de aulas e colas do seu amigo. Porém, as coisas acabaram ruins quando o professor ranzinza descobriu e deu uma bronca daquelas nos dois alunos.
Gostei muito, a obra tem um humor satisfatório, bastante interativa.

monise 23/03/2018

Acredito que tudo são pontos de vista, de um lado existe um menino com medo da reclamação do pai e fazendo uma troca para ser ajudado, já do outro vemos um garoto dedurando por achar errado
Grace 06/04/2018minha estante

Antonio Guilherme 23/03/2018

Conto de Escola
Durante a leitura desse conto, vamos adentrando no universo da educação tradicional que perdurou por muito tempo nos colégios brasileiros. Logo no início do conto, o personagem Pilar não está disposto a ir à escola, antes preferiria matar aulas. Entretanto, já havia feito isso, tendo o pai descoberto e dado-lhe uma surra com vara de marmeleiro. Ao lembrar da surra, nosso personagem conclui que o melhor é ir à escola.

Sanmara.Santos 23/03/2018

Conto de escola
Acredito que Machado de assis tinha a intenção de mostrar, que a infância é uma parte da vida onde se enxerga acontecimentos comuns e pequenos, como aventuras.Ele também não trabalha com metáforas. Tudo que diz é no sentido literal, de modo que o enredo se destaque.
Existe uma questão no texto que é a da ética. O menino se questiona sobre o que é certo na situação que se encontra. O correto é explicitamente conflitante com o correto na visão do menino que os dedura.

Thamires 23/03/2018

Conto de escola
O conto de escola , narra um fato que se passa em uma escola no Rio de janeiro , o personagem Pilar relembra um fato de sua infância: era chamado de Seu Pilar, e num sábado de manhã, na Rua da Princesa, decidia se iria brincar ou iria para a escola, ficava indeciso entre o morro ou o campo, por fim, lembrando da última ?sova? que ganhara do pai, decidiu ir para a escola. Pilar era um ótimo aluno , era o primeiro a entregar as atividades  Seu pai sonhava em vê-lo lendo, escrevendo, fazendo contas e sendo comerciante.
Seu amigo Raimundo tinha muitas dificuldades , pilar em seguida  em propondo que ele lhe ensine a lição de sintaxe que não conseguia entender.A moeda estava no bolso de Pilar, que sonhava com a beleza da ?pratinha?, até que foi interrompido pelo mestre que o chamou junto com Raimundo. Ao lado deles estava o delator: Curvelo. O fato de Pilar estar ensinando a lição para Raimundo em troca de uma ?pratinha? foi considerado como suborno pelo mestre, que a solicitou, porém Pilar jogou a moeda pela janela. Então o mestre castigou os meninos com doze ?bolos? diante de toda a turma, causando constrangimento e humilhação aos meninos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante