Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Carolina.Athais 30/03/2018

Gostei muito desse conto ,pois o ele aborda um sentido literal onde Machado de assis questiona sobre o que e certo na situaçao onde o menino se encontra.

Gusta 30/03/2018

Conto de Escola
Gostei da possibilidade que Machado nos dá de interpretação.Ele fornece pistas ao longo da história que ajudam o leitor a formular hipóteses, as quais podem levá-lo a conclusões mais precisas.

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância. O grande escritor da Língua Portuguesa estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família. Abraços

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo

Beatriz.Santos 30/03/2018

Existe uma questão na obra que é a ética. Seu Pilar se pergunta o que é ou não certo na situação que se encontra.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, da conduta moral dos envolvidos e das escolhas e caminhos trilhados.

Italo.Nery 30/03/2018

Relata um ocorrida que aconteceu na infância de Seu Pilar, onde ele ajudava seu amigo que tinha dificuldade na escola e em troca ganhava uma moeda por isso, logo após o professor descobriu e deu bolo na mão de ambos em frente a toda turma.
Gostei desse conto por que em algumas partes faz relação com o nosso cotidiano, como por exemplo as desavenças entre professor e aluno.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Renan.Passos 30/03/2018

O ensino das Escolas antigas
O livro "Conto de Escola " é uma narrativa que se passa numa escola do Rio de Janeiro, no ano de 1840, ocorrendo nesse ano vários acontecimentos ,um deles são : a abolição dos escravos e a Proclamação da República e etc.
A literatura nos permite voltar ao tempo de escola daquela época e de como os professores ensinavam os alunos nas tarefas e o mas importante o ensino deles. O conto narra um fato de um aluno, seu nome era Pilar. Ele foi flagrado pelo colega Curvelo (um colega de classe ) ensinando a lição a Raimundo em troca ganharia uma moeda de prata.
Esse conto foi o melhor até agora , retrata muito bem a escola em geral, gostei muito .
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Temática: as relações interpessoais na escola.
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura.

Alessandra.Santana 30/03/2018

Conto de escola
o conto possui uma linguagem simples, de fácil entendimento, sendo assim, fica claro a mensagem que Machado quis passar, a questão da ética, do certo e errado, e mostrou que a em qualquer lugar, período, pessoa ou idade pode acontecer a corrupção, a delação e que tem suas consequência e o arrependimento, trazendo assim uma lição de vida e reflexão para todos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem. Machado tinha uma tendencia a trabalhar com várias mensagens, em diferentes níveis.

João Brito 2 ano E 30/03/2018

Conto de escola
Olha em meu ver eu achei esse co tô bem lega pelo simples fato de que ela passa uma lição de moral onde o personagem principal aprende duas lições de vida .

Carol 29/03/2018

Conto De Escola
Esse conto foi narrado na primeira pessoa, mas o que lhe torna interessante porque na história o principal personagem faz uma reflexão sobre o certo e o errado por este conto Machado De Assis deixa claro circunstancia história, fim do império, a abolição dos escravos e a proclamação da republica. A personagem Pilar lembra um fato de sua infância. É chamado de Seu Pilar no sábado de manhã, decidia se iria brincar ou ir pra escola. Pilar era um ótimo, sempre o primeiro a fazer as tarefas, seu pai sonhava em ve-lo ao ver escrevendo é lendo, fazendo contas, etc. Raimunda era amigo de classe é filho do mestre que era muito rude. Exatamente por isso ele era muito cobrado, mas tinha dificuldade, ele oferecia dinheiro a Pilar para ensina-lo, pensando Pilar que era brincadeira mas ele estava falando serio, para o azar dele um colega viu tudo eles combinando é falou para o mestre de castigou eles dando dez bolos, por que para ele isso era suborno, logo então ele jogou a moeda pela janela.. No dia seguinte foi pra escola mais cedo com esperança de encontra a moeda novamente, porém de debateu com um batalhão logo ele desistiu, é seguiu para escola.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Uirá_Macedo 2 H 29/03/2018

conto de escola
É um conto onde da pra entender um pouco sobre a corrupção que hoje se encontra no Brasil, se passa em uma escola onde um garoto ensina a lição para o colega por dinheiro e outro os dedura para o professor ou seja a corrupção e a delação.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Ysaa.Santtos 29/03/2018

maraisa santos
Pilar relembra sua infância, quando era chamado de Seu Pilar. Era um bom aluno, sempre fazia todas as sus tarefas, seu pai o imaginava lendo, escrevendo, fazendo contas e crescendo na vida. Raimundo era seu colega de classe e filho do professor, por esse motivo ele era muito cobrado, mas tinha dificuldades em aprender os assuntos, então amostra a Pilar uma prata que tinha em sua mão, em troca de ajuda na atividade.
Pilar aceitou mas para sua surpresa um colega chamado, Curvelo viu a troca e contou ao professor, que castigou os meninos com 12 ''bolos'' na frente de toda a classe. Pilar jogou a prata pela janela e no dia seguinte saiu mas cedo para pegar a moeda, mas no meio do caminho se distraiu com os fuzileiros, esqueceu da moeda, não foi para a escola. terminou a manhã na praia da Gamboa e voltou para a casa sem a moeda nem peso na consciência.