Conto de escola

Conto de escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Ygor.Sardinha 29/03/2018

Resenha
É um conto que é narrado na primeira pessoa mas que se torna interessante porque na história o personagem principal faz uma reflexão sobre o que é certo e errado mas por meio do conto Machado de Assis faz críticas sobre a política umas das críticas mais perseptiveis no conto é o suborno ou a propina que são expostas por meio do personagem principal Pilar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos. Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família.

Livia.Oliveira 29/03/2018

A origem da corrupção que habita o interior do ser humano
Fora um conto divertido de ser lido, despertando a curiosidade do leitor para saber do que aconteceria. Pilar é um garoto que costuma pensar duas vezes se segue o caminho para a escola ou simplesmente desvia, procurando um meio de se divertir. Decide, num dia, não queimar aula, e é surpreendido com uma proposta vinda de um estudante chamado Raimundo, filho do professor. O ponto desse conto talvez seja a questão da corrupção e por onde e como ela começa a se manifestar. Realmente, para quem já estudou ou está estudando, é muito comum se deparar com propostas ou acontecimentos similares. Pilar aceitou a moeda como pagamento por mandar bilhetes sobre como responder as questões da atividade. É notório que eles seriam pegos, além de receber palmadas nas mãos. Para quem é estudante, vale ler para entender que, sem perceber, pequenos e tão comuns atos nos dias de hoje são um tipo de corrupção. Vejamos que Pilar até saiu feliz no final, pois cabulou a aula do dia seguinte e seguiu os tambores do exército. Realmente, é um verdadeiro conto de escola.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O Conto de Escola nos possibilita uma aprofundada reflexão do papel da escola e como lidar com os conflitos inter e interpessoais, revelando uma das funções da Literatura que é voltar ao passado para refletir sobre costumes de uma determinada época.

Pablo.Hendrick 29/03/2018

O conto de Escola se torna interessante pois a narrativa é em primeira pessoa . Onde Seu Pilar conta uma história de quando era pequeno . Ele conta como era na escola , um aluno estudioso , sempre o melhor da sala . Porém ele era muito cobrado e tinha algumas dificuldades . Porém pra mim a narrativa conta como eram as escolas nos dia antigos .
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem! Aborda as relações interpessoais na escola do século XIX e possui uma estreita relação com nossos dias.

Levi.Capitão 29/03/2018

Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX.

Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.

Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.

Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.

Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.

Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Mari.Pereira 29/03/2018

Mariana 2C
O conto se trata de um garoto que desejava faltar aula, porém ao lembrar da surra que levou da última vez, mudou de idéia. Escondido do mestre, o garoto ajuda seu colega de classe que estava com dificuldade em troca de uma moeda. O mestre acaba descobrindo e arremessa a moeda pela janela. No dia seguinte, o garoto foi a procura da moeda, porém alguns soldados passaram marchando e o garoto acabou desviando sua atenção da moeda, logo esqueceu da moeda e começou a seguir os soldados, assim faltando aula.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Mayara_bulcao 29/03/2018

Contos de escola....
Narra um fato acontecido na infância de pilar onde ela ajudava um amigo de escola em troca de moedas.É um conto que retrata conflitos atuais de professores e alunos.

Madu.Borba 28/03/2018

Maria Eduarda 2C ( conto de escola)
O conto “Conto de Escola”, de Machado de Assis narra um ocorrido na infância de Seu Pilar que ele relembra um dia em que ensinava um amigo que tinha dificuldade em aprender o assunto na escola e em troca ele ganhava uma moeda de prata por isso.O professor descobriu e os dois foram punidos e tomaram doze bolos na frente de toda turma.
É um conto com humor e que muitas vezes trás situações atuais,pelo fato dos conflitos com o professor e dos alunos se ajudarem.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Maria.Vasconcelos 27/03/2018

Maria Eduarda 2J Sesi Retiro
Passa no conto a história de três meninos em uma instituição de ensino no rio de janeiro, o mais novo, outro chamado raimundo e o mais velho chamado Curvelo, o mais novo não queria ir para a escola pois o dia estava muito lindo pra ficar dentro da sala mas se lembra que a aula era de gramática e que o mesmo era muito severo, Raimundo filho do professor estava com dificuldade em um assunto e pede ajuda ao mais novo em troca de uma moeda, ele pensa muito mas no fim aceita a proposta, Curvelo vê e os entrega para o professor e o mesmo joga a moeda pela janela e da o castigo aos meninos. No dia seguinte, o mais novo tinha sonhado que encontrara a moeda na rua e a pegava de volta, arrumou-se depressa para chegar à escola na esperança de recuperar a ?pratinha?, porém no meio do caminho deparou-se com o batalhão de fuzileiros que tocavam tambores, assim, preferiu segui-los a ir à escola. Terminou a manhã na Praia da Gamboa e voltou para casa sem a moeda nem peso na consciência. Assim, aprendeu com Raimundo e Curvelo a corrupção e a delação.

Ludimila.Hatzinikolaou 27/03/2018

Conto de Escola
Um conto bastante interessante, que fala sobre um assunto do cotidiano,na história o personagem Pilar relembra fatos que aconteceram na infância dele onde o mesmo ajudou um colega que estava com dificuldades de aprendizagem em troca de uma moeda, foi denunciado por seu colega de classe e punido por seu professor.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos. Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou ajudar sua humilde família.
!

Manu 26/03/2018

Resenha Critica- Manuela Costa 2M
Conto da escola foi produzido por Machado de Assis onde conta a história de uma parte da infância de Pilar que era um ótimo aluno. Raimundo era um colega de classe filho do mestre(professor), por esse fato ele era muito cobrado, mas tinha problemas com o aprendizado. Assim Raimundo mostra uma pratinha a Pilar que tinha com ele, para que Pilar ensine a lição a ele. Curvelo, um colega mais velho vendo tudo contou ao Mestre, que especulou que aquilo era forma de suborno, e deu 12 bolos nos meninos em frente aos colegas causando constrangimento. No conto é visto como era as escolas em uma época do Brasil, onde as crianças eram punidas severamente.

ok

luanzinho dlas 26/03/2018

Conto de escola
Vi que o livro mostra a vida de um jovem garoto que prefere sair pra outros lugares ao invés de ir a escola, la se encontram dois colegas, um que é o filho do professor e tem muito medo do seu pai por ele ser severo, e o outro colega que é o mais velho e o mais levado da turma.O mestre se mostra ser muito severo em relação aos alunos e mais ainda rígido com seu filho
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante