Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Brenda.Dias 31/03/2018

Conto de Machado de Assis que aborda as rígidas regras no cenário escolar do século XIX. Relata a história do menino Pilar, que tenta se vingar de seu colega de classe por ter te entregado por está conversando e fazendo propostas com Raimundo seu amigo em aula. Um depois Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-los, ao final do dia ele volta sem a moeda e sem arrependimentos. Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.

Alice Vitória 2 F 30/03/2018

Conto de Escola
Um ótimo conto, é narrado em primeira pessoa e se passa em apenas um dia em uma escola no Rio de Janeiro em 1840, ao longo do conto percebemos questões sobre a ética ,e como era resolvido os problemas nos colégios antigamente.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Muito bem. Aborda as escolhas, decisões e condução nas relações interpessoais na escola.

Leticia.Lima 30/03/2018

O autor conta a história de um menino e seu cotidiano na escola , aparentemente teve a intenção de mostrar, implicitamente, onde a infância é uma parte da vida que envolve acontecimentos pequenos ,chamados de aventuras.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Vitor.Miranda 30/03/2018

O conto se passa num período de um dia. Começa com um menino indo para a escola, no ano de 1840. Embora o garoto caminhasse para a instituição de ensino, pensava seriamente em cabular aula, pois o dia estava bonito, porém ao lembrar-se da surra que levara de seu pai na última vez que faltara, mudou de ideia.O menino chega à escola, pouco antes das lições de gramática. Entrou na sala pouco antes do mestre. Este era muito rígido e severo. Então as lições de gramática começaram. Ao mesmo tempo, é apresentado ao leitor, Raimundo, um colega da turma do narrador que era filho do mestre, e por isso o mestre tinha especial rigidez com ele. Raimundo estava com dificuldade para compreender uma lição de sintaxe, então oferece ao narrador uma moeda que sua mãe tinha lhe dado, para que o narrador explicasse o conteúdo, e seu pai não o punisse. Este, por sua vez, aceita a proposta. Após alguns minutos de tensão, a troca é realizada. Porém Curvelo, um colega de sala deles, um pouco mais velho, os denuncia ao mestre, de modo que ambos são punidos, e o mestre arremessa a moeda pela janela. Em casa, o narrador não comentou nada. No dia seguinte tentou procurar a moeda que fora jogada pela janela. Porém alguns soldados passaram marchando, o que desviou sua atenção. Logo esqueceu a moeda e começou a seguir os soldados, faltando na escola.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Bianca Magalhães 2G 30/03/2018

Resenha
O conto é narrado em primeira pessoa, e faz referência de como os professores agiam nas escolas de antigamente, uma educação totalmente mais rigorosa, porém, que funcionava com certa parte das crianças. Como é citado no conto a história de Pilar quando criança, ele era um menino que depois de uma bronca do professor, e com os colegas de classe, aprendeu oque era corrupção e delação.

Larissa.Bonfim 30/03/2018

Policarpo era um professor muito rígido, com isso os alunos meio que se comportava para não receber sermões. Ele era pai de Raimundo e tratava-o do mesmo jeito que tratava todos os alunos da classe. Pilar era um dos meninos mais inteligente da sala, foi aí que Raimundo pediu sua ajuda de um jeito não agradável oferecendo uma moeda e em troca ele queria aprender a lição, mas seus planos não foram legais pois o professor descobriu e os dois apanharam de palmatória como era antigamente.
Pilar não tinha desistido da moeda, na manhã seguinte ele tentou chegar a escola o mais cedo possível para achar a moeda, mas por obra do destino ele seguiu uma marcha dos fuzileiros e não se arrependeu disso pois aprendeu no dia anterior que as pessoas querem obter algo de modo corrupto.

Danilo.Santana 30/03/2018

O livro me trouxe relances do tempo em que era mais novo na escola, o conto tendo um "destino" meio que esperado, me parece meio cansativo. Ao menos em minha leitura.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família. Continue suas leituras!

Gessy Lima 30/03/2018

O conto nos faz voltar ao passado e pensar sobre os costumes antigos. Logo no início percebemos uma crítica a escola que causava repulsa e não incentivava aos alunos irem sempre. Raimundo é um menino pequeno e delicado, não exatamente o mais inteligente da sala. Vive sob pressão de seu pai, que exige mais dele do que do resto da turma. O professor era extremamente exigente e um tanto quanto agressivo. Podemos ver ao longo da história questões sobre a ética, sobre o que é certo ou errado.

Andressa.Serbeto 30/03/2018

Conto de escola

O conto é muito bom pois retrata como era as escolas no seculo XIX uma época muito rígida , que se fizessem algo de errado recebia castigo pesado e também passa a história do que personagem que conheceu a corrupção atravez dos seus colegas de classe .
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Ana Carolina Gadéa 30/03/2018

Resenha-Conto de Escola
Tal conto narra a história de Pilar.Sendo narrada de forma que ainda seja possível ver as semelhanças no tempo contemporâneo ,na relação entre o aluno,a escola e o professor.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

GustavoBarreto 30/03/2018

Conto de Escola
O conto machadiano traz uma historia narrada por um dos personagens o jovem Pilar. Pilar é um aluno inteligente que faz um acordo com um colega de turma onde ele ajudaria o amigo na atividade e ganharia uma moeda de prata tudo corria bem até que um outro aluno denuncia os dois para o professor que pune os dois com a palmatória com o objetivo de ensinar aos dois que aquilo é errado. O texto é um tanto enfadonho nas primeiras página.
Gustavo Gomes 2°A
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Os textos de Machado de Assis são clássicos e suscitam uma leitura mais aprofundada para entender as nuances. A partir das releituras perceberás a beleza do texto.

Carolina.Athais 30/03/2018

Gostei muito desse conto ,pois o ele aborda um sentido literal onde Machado de assis questiona sobre o que e certo na situaçao onde o menino se encontra.