Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Angelo.Gabriel 02/04/2018

Conto de Escola
Essa obra possui um foco narrativo em primeira pessoa, e narra um fato que acontece no Rio De Janeiro nos anos de 1840( situações de fim do império, abolição dos escravos e proclamação da república).
Pilar relembra um fato de infância: era chamado de seu pilar, e num sábado de manhã na rua da princesa escolhia em brincar ou ir para a escola, ficava indeciso do morro ou campo o garoto lembrou de sua última "sova" que ganhou de seu pai decidiu por fim ir a escola.
Pilar era um aluno muito bom, terminava as atividades em primeiro seu ái sonhava em vê-lo lendo, escrevendo, fazendo contas e sendo um comerciante. Raimundo era colega de classe de pilar, e filho do mestre- que era muito severo.
por esse motivo Raimundo era mais cobrado mas tinha dificuldades para aprendizado, fato que leva a mostrar para pilar uma "pratinha" que trazia no bolso, que o propôs ensinar-lhes a lição de sintaxe que não conseguia compreender.
no final de história Pilar sonhou ter encontrado a moeda na rua e pegava de volta, arrumou-se para chegar na escola em esperança de recuperar a pratinha no meio do caminho ele deparou-se a um batalhão de fzileiros que tocavam os tambores, assim preferiu segui-los e ir para a escola. terminou a manhã na praia da Gamboa e voltou para casa sem a moeda e sem peso na consciência. assim aprendeu com Raimundo e curvelo a corrupção e deleção

Joao.Pedro 02/04/2018

Conto de Escola
Gostei e não gostei desse conto achei ele um tanto chata diferente das outras obras de Machado de Assis, tem um título que chama bastante a atenção do público juvenil mas que talvez por optar pela inocência da criança seria destinado a um público infantil como as fábulas.

Susan 02/04/2018

Conto de Escola
Este conto de Machado de Assis narra um história de um menino chamado Pilar e da rigidez das escolas no século XIX. O autor utiliza muito do sentido literal das palavras, sem o uso de metáforas. O texto traz como questionamento a ética, existe muito a duvida entre o certo e o errado e o correto na sua opinião sobre o menino que o dedura.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Ingrid.Teixeira 01/04/2018

Um conto muito bom, narra a história de Pilar. Aborda como era rígido a escola antigamente, a troca de favores e a política.

Geovanna 01/04/2018

Esse conto nos faz lembrar que mesmo tão novos estamos sujeitos a cometer corrupção. Normalmente só lembramos da corrupção quando falamos sobre política, mas acabamos esquecendo que fazemos isso no nosso dia a dia, porém estamos tão acostumados que não percebemos.

Fernanda aleluia 01/04/2018

O conto tem um contexto histórico do  fim do Império, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República. Se conta a história de Pilar, um aluno não muito pra lá de estudioso nem inteligente. Curvelo que era o colega de classe, Policarpo, o professor muito exigente que usa palmatória, e Raimundo filho do professor, tinha medo de falar sobre suas dificuldades para o pai não se chatear, por isso pedia ajuda. O conto se passa na vida escolar de Pilar e de como o ensino era rigoroso e dolorido naquela época.
Essa história nos faz imaginar, como as crianças sofreram com esse ensino rigoroso e injusto, como muitas pessoas que estão ao nosso redor, na verdade só pensam nelas e em mais ninguém de forma muito orgulhosa e ruim.

Claty 05/04/2018minha estante
undefined

Tata 31/03/2018

trabalho escolar
A obra em si não tem metáforas e conotações, sentido literal e tem foco na narrativa em primeira pessoa, ela tem uma enrolar simples direto e com uma lição de moral explicita, por esses motivos e outros uma obra muito apreciada, e de muito bom gosto.
O conto se passa no ano de 1840, e o personagem principal que se em titulava de nome Pilar, se encontrava caminhando para sua escola, onde em sua sala havia um mestre muito exigente que possuía um filho o qual ele mais cobrava, este que havia muita dificuldade em gramática.
Então com medo do pai Raimundo, que era o filho do ensinador, ofereceu em troca dos esclarecimentos de Pilar uma pratinha que, o mesmo aceitou, e com muito cuidado efetuaram a troca, porém não esperavam que um colega os delatassem, com desespero o menino joga pela janela a moeda, para que pudesse pegar pela manhã.
Depois de levar umas reguadas nas mãos, já que o professor considerou o ato como um suborno, e depois tentar bater no colega cagueta, este que conseguiu fugir, voltou para casa e nada disse aos seus pais, e pela manhã quando ia mais cedo para ver se conseguia recuperar a moeda, viu o exercito e os seguiu, se distraindo, e no final do dia havia acabado na praia, todo sujo e sem a sua moeda.

Fernanda.Costa 31/03/2018

Conto na escola
Bastante interessante, fala sobre uma menina chamada pilar que relembra os seus momentos no colégio, momentos que acontecem com q maioria das pessoas

Raissa.Francine 31/03/2018

Conto de Escola - 2F
Um livro ótimo que fala sobre Pilar, que relembra o seu tempo de escola, como era sua infância, muito bom mesmo!

Iasmin 31/03/2018

Conto de escola
É um conto super interessante, recomendo.

Lorena.Goncalves 31/03/2018

chego a conclusão que Machado de Assis ficaria perplexo se vivesse nessa época ao ver o quanto a corrupção e a delação tomaram proporções gigantescas tanto na vida social quanto política e econômica nesse imenso país que é o Brasil

Herland.Augusto 31/03/2018

Existe uma questão no texto que é a da ética. O menino se questiona sobre o que é certo na situação que se encontra. O correto a seu ver é explicitamente conflitante com o correto na visão do menino que os dedura. Esse foi o conto que eu mais gostei!!!

Emilly.Costa 31/03/2018

Um interesse
Esse conto traz a reflexão sobre às trocas de favores estarem ligadas em nossas vidas, apresenta frases curtas, mas com grandes impactos. Mostra o primeiro contato de um menino com a corrupção e a delação tudo que o menino passa no conto, acaba mostrando uma lição de vida para nós, recebendo um castigo e levando a pensarmos sobre o que estamos fazendo de errado na vida e com a sociedade em questão dos nossos erros.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem! A vida é uma surpresa e a vida imita a arte!

Ana Beatriz 2G 31/03/2018

Interesses
Achei o conto bem interessante, me fez perceber que desde cedo às trocas de favores já estão ligadas em nossas vidas, e fazer uma ligação com a politica nos dias de hoje, onde tem a corrupção, que é o nosso maior problema, é você da dinheiro para certas pessoas "debaixo dos panos" e a delação premiada, onde quem sabe mais, decide se fala ou não.