Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Yasmim Cerqueira 06/04/2018

Conto de escola
O conto de Machado de Assis “Conto de Escola” relata um momento na vida de Pilar que era
um dos mais sábios da classe, porém tinha um péssimo comportamento. Tudo se dar início
quando o menino está a caminho da escola pensando em matar aula, contudo, ele se recorda
da surra que tomou da última vez que fez isso e seu pai descobriu, dessa forma, Pilar decidi
seguir indo pro colégio. Ao chegar lá ele é apresentado ao menino Raimundo, filho do
professor e por esse motivo tratado com mais rigidez. Raimundo estava com dificuldade nas
atividades e então resolve fazer uma proposta para Pilar, proposta essa em que, caso Pilar o
ajudasse, esse lhe daria uma moeda, com a proposta aceita, os meninos pensam que tudo iria
ocorrer bem, porém, um colega de classe mais velho chamado Curvelo havia escutado tudo e
contou o que estava ocorrendo, dessa forma o professor joga a moeda pela janela, Pilar e
Raimundo são punidos e passam por constrangimento diante de toda sala. No dia seguinte
Pilar vai procurar a moeda que foi jogada pela janela, no entanto acaba por se distrair com os
soldados que estavam marchando, e acaba os seguindo, dessa forma nesse dia o tal menino
faltou aula, quando tudo terminou ele volta para casa sem nenhuma magoa ou sentimento
culposo. Já na fase adulta o protagonista, diz que Raimundo e Curvelo foram os primeiros que
conseguiram o mostrar que havia uma corrupção e delação

Yasmin 2 J 06/04/2018

Conto de Escola
O conto "Conto de Escola", de Machado de Assis nara a história de Pilar um menino que era um bom aluno, sempre era o primeiro a terminar as atividades. O pai dele tinha o sonho de vê-lo ler e escrever e sendo um comerciante.
Tinha um amigo que era filho do professor, ele tinha dificuldades de apredizado e era muito cobrado.
Podemos notar que neste conto a infância é uma parte da vida onde vemos acontecimentos comus e pequenos como aventuras.

Rafael Lima 06/04/2018

CONTO DE ESCOLA
Conta sobre a escola nos tempos antigos que era muito rigida o personagem principal é abordado por seu colega que o oferece uma moeda de prata para que este o explicasse sobre o assunto ele aceita porem outro colega deles os avista e denuncia ao professor que da bolos nos dois na frente de toda a turma fazendo uma comparação a corrupção dos politicos.

Brenda Rosa 05/04/2018

CONTO DE ESCOLA
Eu gostei bastante do conto, ele me atingiu de uma maneira emocional que me fez criar um tipo de afetos pelos personagens (Protagonista e Raimundo) achei tão bondoso da parte do protagonista oferecer ajuda ao colega e como forma de agradecimento o colega dar uma moedinha de prata, não gostei do momento no qual os dois garotos foram dedurados por Curvelo, por conta disso os garotos acabaram perdendo a moedinha.

Louise Priscila C Gomes 2°L 05/04/2018

Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.

Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.

Matheus.Freitas 05/04/2018

CONTO DE ESCOLA
Conto de Escola é uma história de Machado de Assis que aborda principalmente as rígidas regras que ditavam o cenário escolar do século XIX.Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.

Gabriel.Henrique 05/04/2018

O conto apresenta uma linguagem simples, frases curtas, mas de grande impacto, apresenta antíteses (idéias diferentes), paradoxos (idéias contrárias em equilíbrio) que fazem com que o conto pulse. Mostrando bem como Machado de Assis procurava entender a alma humana e como as relações humanas interferem na essência e na aparência.

O personagem tem sua lição de vida, através da corrupção e da delação, recebendo seu castigo e levando-o a reflexão e ao arrependimento, mas deixando bem claro que "cada um tem seu preço", que o ser humano sempre acaba se vendendo.

Glenda 05/04/2018

CONTO DE ESCOLA
O conto se passa num período de um dia. Começa com um menino indo para a escola, no ano de 1840. Embora o garoto caminhasse para a instituição de ensino, pensava seriamente em cabular aula, pois o dia estava bonito, porém ao lembrar-se da surra que levara de seu pai na última vez que faltara, mudou de ideia.O menino chega à escola, pouco antes das lições de gramática. Entrou na sala pouco antes do mestre. Este era muito rígido e severo. Então as lições de gramática começaram. Ao mesmo tempo, é apresentado ao leitor, Raimundo, um colega da turma do narrador que era filho do mestre, e por isso o mestre tinha especial rigidez com ele. Raimundo estava com dificuldade para compreender uma lição de sintaxe, então oferece ao narrador uma moeda que sua mãe tinha lhe dado, para que o narrador explicasse o conteúdo, e seu pai não o punisse. Este, por sua vez, aceita a proposta. Após alguns minutos de tensão, a troca é realizada. Porém Curvelo, um colega de sala deles, um pouco mais velho, os denuncia ao mestre, de modo que ambos são punidos, e o mestre arremessa a moeda pela janela. Em casa, o narrador não comentou nada. No dia seguinte tentou procurar a moeda que fora jogada pela janela. Porém alguns soldados passaram marchando, o que desviou sua atenção. Logo esqueceu a moeda e começou a seguir os soldados, faltando na escola.

---

Gostei muito do conto, porque ele mostra a generosidade do protagonista em ajudar Raimundo, filho do professor, e também de Raimundo em dar a pratinha pro amigo que o ajudou, demonstrando gratidão e também como forma de agradecimento. Achei muito chato da parte de Curvelo entregar os dois colegas de classe para o professor, porque ele realmente agiu de má fé e ele não tinha nada a ver com a história, ou seja, ele não deveria se meter, não deveria ter falado ao professor. Por consequência dessa queixa feita por Curvelo ao professor, os meninos apanharam ( com a palmatória, pois estamos falando de 1840 ) e o protagonista ainda perdeu a pratinha.

Icaro.Daniel 05/04/2018

Icaro Daniel 2J
Existe uma questão no texto que é a da ética. O menino se questiona sobre o que é certo na situação que se encontra. O correto a seu ver é explicitamente conflitante com o correto na visão do menino que os dedura.

Clara.CodeAo 05/04/2018

Conto de Escola/Ana Clara Almeira 2L

Bruna.Ferreira 05/04/2018

2 J
Esse conto fala que mrsmo tão novos estamos sejeitos a cometr corrupção. A maioria das vezes só lembramos de corrupção quando fala de politica, mas acabamos esquecendo que fazemos isso diariamente, estamos tão acostumados que não percebemos.

PODERIA FALAR MAIS

Fernando.Rafael 04/04/2018

Pilar relembra um fato de sua infância,com a duvida se ia brincar ou ir pra escola, ele decide de ir para escola porque lembrou da sua ultima surra. Pilar era um bom aluno, sempre o primeiro a terminar as atividades. Seu pai sonhava em vê-lo lendo, escrevendo, fazendo contas e sendo comerciante.
Pilar tinha um colega de classe que se chamava Raimundo filho do mestre, Por esse motivo Raimundo era muito cobrado, mas tinha dificuldades de aprendizagem, fato que o leva a mostrar para Pilar uma pratinha que trazia no bolso, em seguida propondo que ele lhe ensine a lição de sintaxe que não conseguia entender. Seu Pilar pensou que fosse brincadeira, mas quando percebeu que Raimundo falava sério, decidiu aceitar.
A moeda estava no bolso de Pilar, que sonhava com a beleza da pratinha, até que foi interrompido pelo mestre que o chamou junto com Raimundo. Ao lado deles estava o delator: Curvelo. O fato de Pilar estar ensinando a lição para Raimundo em troca de uma pratinha foi considerado como suborno pelo mestre, que a solicitou, porém Pilar jogou a moeda pela janela.
No dia seguinte, Pilar tinha sonhado que encontrara a moeda na rua e a pegava de volta, arrumou-se depressa para chegar à escola na esperança de recuperar a pratinha, porém no meio do caminho deparou-se com o batalhão de fuzileiros que tocavam tambores, assim, preferiu segui-los a ir à escola. Terminou a manhã na Praia da Gamboa e voltou para casa sem a moeda nem peso na consciência.

Gutiérrez 2°C 04/04/2018

Conto da escola
Gostei muito do livro ótima linguagem, bom desenvolvimento, ótimo tema conseguiu me prender completamente no conto.

Michelle Santos 02/04/2018

Esse conto tem como foco narrativo em primeira pessoa, e narra um fato que se passa numa escola do Rio de Janeiro, em 1840.Pilar relembra um fato de sua infância: era chamado de Seu Pilar, e num sábado de manhã, na Rua da Princesa, decidia se iria brincar ou iria para a escola, ficava indeciso entre o morro ou o campo, por fim, lembrando da última ?sova? que ganhara do pai, decidiu ir para a escola.Pilar era um bom aluno, sempre o primeiro a terminar as atividades. Seu pai sonhava em vê-lo lendo, escrevendo, fazendo contas e sendo comerciante. Raimundo era colega de classe de Pilar, e filho do mestre ? que era muito severo.Por esse motivo Raimundo era muito cobrado, mas tinha dificuldades de aprendizagem, fato que o leva a mostrar para Pilar uma ?pratinha? que trazia no bolso, em seguida propondo que ele lhe ensine a lição de sintaxe que não conseguia entender.Seu Pilar pensou que fosse brincadeira, mas quando percebeu que Raimundo falava sério, decidiu aceitar. Com cautela fizeram a troca, afinal o mestre estava ali diante, e se os pegasse seriam castigados com a palmatória.Para a surpresa de ambos, Curvelo, um colega mais velho e ardiloso, estava observando tudo.Capa do livro Contos de EscolaA moeda estava no bolso de Pilar, que sonhava com a beleza da ?pratinha?, até que foi interrompido pelo mestre que o chamou junto com Raimundo. Ao lado deles estava o delator: Curvelo. O fato de Pilar estar ensinando a lição para Raimundo em troca de uma ?pratinha? foi considerado como suborno pelo mestre, que a solicitou, porém Pilar jogou a moeda pela janela. Então o mestre castigou os meninos com doze ?bolos? diante de toda a turma, causando constrangimento e humilhação aos meninos.