Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Mila.Oliveira 07/05/2018

Conto de Escola
O livro que fala bastante dos acontecimentos como regras e ordes das escolas no seculo XIX,Em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando. Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.

Leticia.Sena 07/05/2018

Conto da escola
O conto da escola fala sobre uma manhã comum em uma escola, onde Pilar, um aluno aplicado recebe o pedido de um colega, filho do mestre , para ajudá-lo na matéria e em troca ele lhe daria um "pratinha " e então Pilar aceitou. Porém , essa troca não durou muito tempo ,pois uma colega observava tudo e contou ao mestre , que os castigou com 12 bolos .Então Pilar aprendeu com seus colegas o suborno ( corrupção) e a delação. Esse conto de Machado de Assis , que como sempre passa uma lição ou sua opinião sobre certo assunto .Nesse conto ele passa que a corrupção esta no nosso dia a dia e nas coisas mais simples .

Sara.Reis 07/05/2018

Conto de escola
O livro retrata uma história que se passa em uma segunda-feira do mês de maio de 1840, onde o menino Pilar tenta se decidir sobre o lugar em que passará a manhã brincando.Depois de muito pensar, ele resolve ir à escola, pois lembra-se da última sova que levara do pai por ter feito dois suetos na semana anterior.Ao chegar à escola, subiu com cautela as escadas para que não fosse descoberto pelo severo mestre e, por sorte, chegou três ou quatro minutos antes dele.Já na sala, um colega de classe chamado Raimundo fala com Pilar e avisa que precisa conversar com ele quando o professor não estivesse olhando. Quando o mestre fica entretido com o jornal, Raimundo faz uma proposta ao colega: uma moeda de prata por uma explicação sobre a matéria. Outro colega, Curvelo, atento à conversa, deleta os alunos para o professor Policarpo e este joga a moeda pela janela e os castiga com batidas de palmatória.Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos.Adulto, Pilar relembra os fatos e destaca o fato de Raimundo e Curvelo terem mostrado a ele o significado de corrupção e delação.

alcantara 01/05/2018

Pilar é um menino muito inteligente que gostava muito de ir para a escola. só que adorava brincar também e chegou um dia que tomou um bolo do professor porque resolveu pescar e o pai sonhava que ele fosse comerciante.

Edcarlos jr 30/04/2018

CONTOS DE ESCOLA
PILAR CHEGAVA ATRASADO À AULA TINHA MEDO DO PROFESSOR. SEMPRE FICAVA NA DÚVIDA SE IA SE DIVERTIR OU IR PARA ESCOLA, PORÉM SE LEMBRAVA DA SURRA QUE TOMARA DO PAI E MUDAVA DE IDEIA. NA ESCOLA O PROFESSOR APLICOU UMA PROVA SURPRESA. O FILHO DO PROFESSOR, QUE NÃO ERA TÃO INTELIGENTE, RESOLVEU OFERECER-LHE UMA MOEDA EM TROCA DA RESPOSTA DA PROVA. O COLEGA DELES VIU E CONTOU AO PROFESSOR QUE OS CASTIGOU COM PALMATÓRIA EM AMBOS ATÉ A MÃO FICAR VERMELHA.

Rafael 2M 30/04/2018

CONTOS DE ESCOLA
PILAR CHEGAVA ATRASADO À AULA TINHA MEDO DO PROFESSOR. NA PROVA SURPRESA O PROFESSOR CASTIGOU OS DOIS PORQUE ESTAVAM COLANDO. BATEU NA MÃO DELES ATÉ FICAR VERMELHA.

Samuel.Xavier 14/04/2018

Pouco entendimento do conto
O "Conto de escola" é um livro que se relaciona mais com um alguns acontecimentos da época relacionado a ESCOLA, foi de bem pouco entendimento, até pelo fato de ser bem pequeno, deveria ter um ponto final certo após a volta de Pilar. Trás o ensinamento de que é algo errado o suborno e talvez o próprio conhecimento e saber da palavra para o personagem.

Ari Rocha 10/04/2018

Conto de escola - Ariane Rocha 2ºM
O conto de Machado de Assis, tem um foco narrativo na primeira pessoa, e narra um fato que se passa numa escola do Rio de Janeiro em circunstâncias históricas.
Através da corrupção e delação temos uma lição de vida. O personagem Pilar, que já adulto lembra da época quando menor, recebia seu castigo e levava a reflexão e o arrependimento, deixando claro que "cada um tem seu preço".
Nota-se neste conto que a escola, é apresentada como uma prisão, algo sufocante que acaba preparando de fato o jovem para a vida.

Ana Beatriz Pessoa 2°M 10/04/2018

Conto de Escola
O conto narra a história de Pilar, ainda quando era criança, que ao invés de querer brincar em espaços livres e abertos, prefere estar na escola, devido ao castigo que o pai lhe aplicara por ter faltado duas vezes às aulas. Já na escola, recebe de outro menino, Raimundo, filho do mestre, uma proposta: trocar uma explicação por uma moeda de prata. Outro aluno, Curvelo, vai ao mestre e delata os colegas. O severo professor, Policarpo, castiga os meninos, batendo neles com a palmatória. Pilar promete vingar-se, mas Curvelo foge com medo. No dia seguinte, após sonhar com a moeda, Pilar sai com a intenção de procurá-la, já que o mestre, antes da punição, a havia atirado à rua. Estando a procurar a moeda, Pilar se sente atraído por um batalhão de fuzileiros. Acompanha-o e depois retorna para casa sem moeda e sem ressentimentos. Neste conto, Machado de Assis procurava entender como as relações humanas interferem na essência e na aparência.

Gabrielle Santos 09/04/2018

Gabrielle Santos 2M
Esse conto retrata de uma certa forma, pais controladores e agressivos e o que alguns Jovens passam em relação a isso. Muito interessante e vale a pena ler essa história.

Duda Gonçalves 09/04/2018

Eduarda Gonçalves 2M
o Conto narra a história do personagem Pilar, que já adulto relembra da sua época de menino. Em uma segunda - feira, Pilar pensar em um lugar em que passará sua manhã, mas o garoto depois de pensar muito, acha melhor ir a escola, pois lembrou da última surra que seu pai deu , por ter feito suetos na semana que passou .Ao chegar na sala de aula, seu colega Raimundo fala que precisava conversar com Pilar ,mas so quando o professor não estivesse olhando. Quando o professor se afastou deles, Raimundo falou para Pilar que tinha uma proposta, que se Pilar explicasse a materia ele daria uma moeda de prata.
Mas Curvelo, um outro colega, estava ouvindo tudo e acabou contando tudo que ouviu para o professor e que depois pegou a moeda e jogou a moeda pela janela e castiga ou dois.
Essa obra retrata sobre a corrupção e mostra como era as regras que ditavam na escola nessa época. O conto também aborda o assunto da delação, o que podemos vê muito isso nas escolas de hoje em dia

pl 09/04/2018

Conto de Escola, de Machado de Assis, narra o primeiro contato de um menino, Pilar, com a corrupção e a delação. O conto segue a tradição do estilo com que Machado de Assis se apresenta como memorialista. Ele apresenta uma linguagem simples, frases curtas, mas de grande impacto, algumas figuras de linguagem que fazem com que o conto pulse. Mostrando bem como Machado de Assis procurava entender a alma humana e como as relações humanas interferem na essência e na aparência. O personagem tem sua lição de vida, através da corrupção e da delação, recebendo seu castigo e levando-o a reflexão e ao arrependimento, mas deixando bem claro que “cada um tem seu preço”, que o ser humano sempre acaba se vendendo. Além de fazer parte de um livro que se considera como o apogeu da narrativa curta machadiana, várias histórias, o conto possui também valor estilístico próprio e características distintivas, trata-se de um conto sobre educação e sobre a escola.

Grace 08/04/2018minha estante