O Círculo de Pedra

Resenhas - O Círculo de Pedra

1 | 2 | 3 | 4

Barbara Sa 17/08/2012

Tornando-se um Guardião - http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

A Ilha da Côroa fica no litoral de Recife e abriga uma das escolas de maior renome no mundo, A Escola Internacional do Atlântico, durante 8 anos jovens de todos os locais do mundo se dedicam para serem os melhores em suas áreas, e em 1933 não foi diferente, uma nova turma se iniciava, dessa 5 pessoas se destacariam. Eram eles Daniel e sua irmã Margaret, Rafael, Marc e Chesteer, cada qual vinha de um lugar do planeta e eram excelentes nas áreas que decidiram seguir. Alguns com um posição financeira elevada, outros viam ali a única chance de ter um bom futuro. De cara se tornaram grandes amigos, e curiosos como eram decidiram procurar saber mais sobre a Ilha da Coroa, que era um mistério para todos os estudantes. Com determinadas regras indecifráveis, o quinteto entendeu que a Ilha guardava um grande segredo, e não estavam enganados.

Nas primeiras 200 páginas temos cinco crianças tentando desvendar um segredo guardado a séculos, burlando as leis da escola eles não medem esforços para descobrir porque muitos dos instrutores agem de modo tão estranho. Com fugas noturnas, pesquisas em livros guardados a sete chaves e perguntas irritantes, por fim descobrem o segredo. Mas isso pode custar a vida de ambos. Nas 400 páginas seguintes viajamos com eles em uma grande aventura. Uma viagem para um mundo até então desconhecido, em meio a uma guerra eles querem apenas voltar para casa, mas terão muitos obstáculos para que isso se concretize.

Uma aventura sem pontos soltos, a cada página virada nos sentimos mais ligados a história, por vezes queremos adentrar no livro e salvar os nossos guerreiros dos perigos ocultos. Todos os detalhes são bem construídos, desde os dados de latitude e longitude até os fatos históricos, nada foge da mente do autor. R. Costac transforma situações calmas em guerras catastróficas num piscar de olhos, o que antes era montanha se torna um vulcão em erupção. A aparição de seres extraordinários nos dá a sensação de que estamos na Terra do Nunca, ou no País das Maravilhas. Mas na verdade, nem nós, nem eles, sabemos em que lugar nos metemos.

Mais uma prova da grandiosidade dos novos autores brasileiros, uma obra muito melhor que diversas aventuras estrangeiras, 598 páginas bem construídas que transformaram suas horas de leituras em momentos gloriosos e que ao final da jornada também transformará você no Guardião de um Grande Segredo.

MILA 16/08/2012

Nesta maravilhosa história conhecemos alguns jovens que se destacam pela sua inteligência e por um objetivo comum: Estudar numa das mais conceituadas escolas que se encontra na Ilha da Coroa.
Esses jovens são Marc, Rafael, Chester, Daniel e Margaret e juntos encontram algumas dificuldades no percurso para escola e é lá que se tornam amigos, um grupo que está sempre procurando desvendar os mistérios da Escola. Eles são de diferentes lugares e cada um tem um dom, seja com a música, ou um bom desempenho para a manutenção, ou como lidar com os animais.
E assim eles vão conhecendo mais a escola e descobrem a floresta proibida, o que se torna um grande mistério e que juntos vão tentar desvendar.
Encantei-me com os professores, com os protagonistas e é difícil escolher um preferido, porque todos são perfeitos e tem suas peculiaridades.
O autor criou um universo muito bem elaborado, cheio de mistérios, aventuras, gostei muito da narrativa, mais mesmo assim senti que demorei muito para terminar a leitura, são 600 páginas e por mais que eu avançasse parecia que eu não saia do lugar, mais isso foi melhorando depois das 200 páginas em que a história fica muito boa e não dá vontade de largar o livro.
Agradeço ao autor pelo privilégio de ler O circulo de Pedra, livro tão rico em fatos históricos, fantasias e lendas..
Super recomendo!!

Bianquinha 03/09/2012

Um grupo de adolescentes de vários lugares do mundo vem para uma escola,em uma ilha no meio do Pacífico para estudar por 08 longos anos.

Norte americanos ,londrinos,franceses e brasileiros juntos em uma seleta escola em uma ilha cheia de mistérios e lendas.

05 garotos,Daniel,Margaret,Rafael,Chester e Marc cheios de expectativa e com um mesmo sentimento,irão viver uma grande aventura.

A escola é como todas as outras,onde regras e disciplina permeiam o aprendizado e eles terão que aprender a lidar com todas elas,mas uma regra,a mais importante,é nunca,e tempo algum entrar na floresta,mas o grupo de garotos pela primeira vez longe de casa e da supervisão dos pais,nunca iriam respeitar essa regra e entram na densa floresta para um segredo fascinante e viverem a aventura mais emocionante de suas vidas.

O Livro começa com os navegadores portugueses em um barco chamado Divina providência e um naufrágio e depois passa pelos continentes para inserir na narrativa os cinco personagens que irão para a mesma ilha do inicio do livro em um barco chamado Divina Providência III,achei um pouco arrastado esse início e demorei um pouco a me acostumar com as mudanças abruptas de um núcleo para o outro pois achei meio confuso,mas a história é bastante rica,mesmo sendo lenta prende o leitor,para os fãs do gênero aventura e suspense este livro é a escolha ideal e vai fazê-los muitos felizes durante toda a leitura,pois antes de os mistérios irem se revelando o leitor se pega tentando decifrar os detalhes,imaginando se uma coisa faz conexão com outra e por isso é impossível largar o livro.

Calma Sem Pressa 28/10/2012

Digno de Cinema!
Em O Círculo de Pedra conhecemos vários personagens super cativantes, principalmente os jovens Margareth, Daniel, Rafael, Marc e Chester que por sua inteligência acima da média e dons peculiares são convocados para estudar durante 8 anos na Ilha da Coroa. Mas a história ultrapassa gerações tendo inicio em 1539 e passando para o ano de 1932.
Uma história de aventura fantástica, mas não é um livro de leitura rápida, pois apesar da narrativa direta e bem escrita o livro possui 600 páginas. O que não é nenhum problema quando a leitura é boa, o que sem dúvida é o caso desse livro. Eu particularmente só demorei a leitura, fui avançando aos poucos por causa das provas.
Ricardo Costac autor parceiro aqui do blog tem uma escrita Maravilhosa, O Círculo de Pedra é o tipo de livro que não tem uma virgula sem um motivo. É impressionante a forma que o autor ligou todos os pontos da história. Ricardo é um autor de imaginação admirável. Os cenários, as nomenclaturas utilizadas para locais, povos e pessoas são fantásticos. Me apeguei bastante ao mundo que Ricardo criou tão rico e bem caracterizado. E digo mais esse é um livro digno de virar filme!
Super recomendado para os fãs de Harry Potter, Senhor dos Anéis, Percy Jackson enfim, para fãs de Aventura o livro vale muito a pena, mas nem só de aventura é feita a história temos algumas cenas de romance também.
O livro termina com questões "principais" resolvidas, gostei bastante do final, deixou um gostinho de quero mais sem desespero, mas a obra tem continuação gente. E eu estou louca para ler, saber o final e tal.
Pessoal não posso entrar em detalhes pois daria Spoiler e estragaria a leitura de vocês, a graça é a forma que nos surpreendemos a cada página virada. Então leiam!

Apaixonadas por 18/09/2012

O Círculo de Pedra de R Costac – Resenha – Book Tour
Resenha por Bianca Benitez

Nath @biscoito.esperto 14/12/2012

Demorei muito para escrever essa resenha e me sinto em débito com o autor do livro. O que estou esperando?

O Círculo de Pedra. Livro Nacional. Um dos melhores livros nacionais que já li. Sem nenhum tipo de exagero, simplesmente foi um livro fantástico. Em vários sentidos.

Foram seiscentas páginas que mal vi passando.

O livro conta a história de cinco crianças que vão estudar numa escola. Cada uma dessas crianças veio de um lugar do mundo. Daniel e Margaret são irmãos e vieram de Londres, na Inglaterra. Rafael nasceu em terras tupiniquins e deixou sua família no Brasil em busca de uma boa educação. Marc é um jovem músico talentoso que nasceu na França e Chester é um rapaz que adorava cavalgar despachado direto do Texas, nos EUA. Essas crianças se reúnem na Escola Internacional do Atlântico, que fica na Ilha da Coroa.

A Escola Internacional do Atlântico é uma escola super conceituada no mundo todo, aceitando crianças prodígio vindas de qualquer parte do planeta. No entanto, é uma escola rígida e levemente sombria. E, para o azar de todos, esse ano a escola recebeu cinco alunos que estão dispostos a desvendar todos os mistérios do lugar.

Rafael, o brasileiro, foi meu personagem predileto durante o livro todo. Assim como ele, passo grande parte do meu dia lendo e escrevendo (e estudando). Mas devo admitir que também me pareço com Daniel, pois adoro desvendar um bom mistério.

Aliás, mistérios não faltam naquela escola. E logo Daniel e seus amigos se sentem seduzidos por alguns acontecimentos: por que a água em torno da ilha bate contra as pedras de todos os lados, não apenas em um? Que tipo de segredo alguns professores guardam? O que tem na florestas que é tão perigoso assim?

Sinceramente, não dá para falar muito do livro sem dar spoilers. Eu acha que a história ia se restringir à Ilha da Coroa, mas o autor vai mais além. Nossa, como é difícil falar desse livro sem revelar o segredo! Realmente é algo que eu não conseguiria guardar. Acho que esse livro devia ser leitura obrigatória para as crianças. É um livro maravilhoso para qualquer pessoa de qualquer idade ler (isso se uma criança aguentar ler um livro desse tamanho, haha XD).

A questão é que O Círculo de Pedra é mais do que um livro de aventura. Ele é um rito de passagem. Os acontecimentos levam as crianças e os professores a enfrentarem seus medos e não medirem esforços para cumprirem seu objetivo (você, leitor, não deve ter a menor ideia do que estou falando. Leia o livro e você entenderá perfeitamente). Eles se encontram em situações onde sua coragem, companheirismo, inteligência e amizade são postos a prova. Cada um dos personagens (um mais especial que o outro) tem seu momento de provar o quão bom é em algo, cada um tem um dom que os ajuda a passar por um novo obstáculo. O Círculo de Pedra mostra como é importante agirmos em equipe para superarmos alguns momentos de nossas vidas.

Nossa. Nem consigo acreditar que há algum tempo atrás tudo o que eu tinha era um grupo de adolescentes temerosos por ir morar longe dos pais. Agora, depois de tanta coisa, tudo parece muito distante. Enfim, adorei o livro! Se eu conseguiria guardar o maior segredo de todos os tempos? Não! Haha, iria querer contar para todos (e quase contei umas mil vezes durante a escrita dessa resenha)! Esse livro me proporcionou uma aventura sem igual! E como pode acabar assim? Preciso da continuação pra ONTEM!

Aliás, e o que toda essa história tem a ver com o velhote narrando uma aventura no prólogo do livro? Não pense que esqueci...

Espero que vire um filme *----*

site: www.nathlambert.blogspot.com

Lina DC 28/10/2012

Às vezes eu me torno repetitiva ao extremo, principalmente quando falo dos autores nacionais. Mais uma vez me sinto muito feliz por ter tido a oportunidade de ler um livro tão bem escrito de um autor da nossa terrinha verde/amarela! Quando eu li a sinopse do livro, não sabia muito bem o que achar da história, mas após mergulhar no mundo do Ricardo, confesso que me apaixonei perdidamente, a começar pelo grupinho de jovens que compõem a história, ambientada em 1932. Vou tentar fazer uma breve descrição deles, baseada no livro:
Daniel Crowley é britânico, melhor aluno da escola, só ameaçado por sua irmã Margaret. Possui olhos azuis e cabelos bem ruivos, uma grande paixão por truques de ilusionismo e é super competitivo com a irmã (adaptado p. 18).
Sua irmã Margaret é tão competitiva quanto ele, adora estar preparada e deixar bem claro para o irmão que está preparada (as discussões dos dois são hilárias, pois mostra o quanto os dois irmãos gostam de competir).
Daniel é simplesmente fascinado por aventuras, e o fato de seu pai, o capitão John Crowley ser um grande aventureiro, só instiga ainda mais o espírito do garoto.
No Rio de Janeiro, Rafael Fab é um jovem que estuda muito, e trabalha como chaveiro para ajudar a sustentar a família. Possui olhos e cabelos castanhos, e a pele bronzeada típica de um habitante dos trópicos (adaptado da p. 21).
Chester mora com os seus tios: tia Mary e tio Fred, em um rancho situado a quarenta quilômetros de Houston – Texas. Quando tinha cinco anos, um tornado levou sua família e Chester foi o único sobrevivente. Possui um dom natural com animais, em particular com cavalos, sua empatia com eles é enorme (adaptado da p. 23).
Marc Fournier, um jovem de altura acima da média, olhos claros e cabelos negros, é um gênio musical de Paris. Seu talento é assombroso e apesar da preocupação de seus pais, de que fique muito tempo afastado do piano, Marc com sua irredutível teimosia, embarca também na aventura (adaptado da p.24).
O que esses jovens de 14 anos tem em comum? Todos eles são muito inteligentes e foram convocados a estudar por oito anos na escola internacional do Atlântico. Uma escola onde um número muito pequeno de alunos ingressam anualmente, e que de certa forma, ao se formar nela, garante um futuro brilhante em qualquer lugar no mundo.
Durante a viagem de navio que irá levá-los a escola, esses cinco jovens irão se conhecer e desenvolver uma afinidade muito grande, que com o tempo irá se tornar uma grande amizade. É claro que ao chegar à escola e serem recebidos pelo vice-diretor Ramón Almendra, todos ficam fascinados pela beleza do local, mas percebem que as águas que rodeiam a Ilha da Coroa (que é onde fica a escola) possuem uma “agitação” fora do normal. Além disso, os alunos são estritamente proibidos de passear na floresta que compõe a ilha, e como todos sabemos, quando somos jovens e ouvimos a palavra “proibido”, inexplicavelmente o nosso cérebro traduz como “vá em frente” rs.
Os rapazes acabam se tornando colegas de classes, e possuem uma grade de estudos bem puxada, mas mesmo assim arranjam tempo para realizar uma pequena “investigação” sobre os segredos da ilha. Margaret, ou Meg, apesar de morar em outro dormitório e ser a única garota do grupo, não se sente intimidada e em alguns momentos consegue se destacar. Nesse momento, somos apresentados a diversos personagens interessantes, excêntricos e misteriosos. Muitos dos professores são destaque mundial na área em que dão aula, e alguns outros funcionários da escola também ganham certo destaque.
O que eu posso dizer sem fazer spoiler, é que esse grupinho vai descobrir o grande segredo da Ilha da Coroa, e para aqueles que pensam que a história acaba aí, não poderiam estar mais enganados. O livro divide-se em duas grandes aventuras: a primeira, desde o caminho até a escola e a descoberta do segredo, e a segunda, após o mistério ser desvendado. O que eu posso adiantar para os leitores é que o livro é diversão na certa, com personagens apaixonantes. O grupo é engraçado, competitivo (principalmente os irmãos), amorosos, inteligentes e talentosos. É um grupo que expressa muito bem ótimas virtudes, apesar de cometerem alguns erros no caminho. Os professores também ganham destaque conforme avançamos na leitura, descobrimos suas histórias, tragédias, alegrias. Quanto à revisão, encontrei um ou outro errinho, mas nada que realmente prejudicasse a leitura. Na página 225 ocorre a troca do nome do personagem em um trecho, mas se você leu a história, percebe que foi um erro cometido durante a revisão. Mas sendo sincera, não foi algo que me desanimou a continuar a leitura, porque a trama é muito bem desenvolvida, com cenários e personagens incríveis. Além disso, o autor confirmou que na próxima edição será consertado. O livro tem 600 páginas, mas eu percebi em cada página lida, o amor do autor pela história e geografia, além do seu conhecimento na descrição de algumas situações e cenários. Por isso, encerro a resenha dizendo que amei o livro e o autor está de parabéns pelo mundo criado. Foi uma honra poder conhecer esse mundo. Ah, e os leitores mais atentos devem estar se perguntando sobre a relação entre o nome do livro e o que eu acabei de falar né? O título tem relação sim, mas não vou explicar para não estragar a surpresa rs.

1 | 2 | 3 | 4