A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Isa 19/11/2021

Não me prendeu, mas não é ruim. Adoro que Machado de Assis sempre coloca algum resquício de talaricagem, pelo menos em todos que li.

Marina.Castro.F 16/11/2021

Boa história
Em relação a história, apesar de incrivelmente bem escrita, prefiro a fase realista de Machado. Escutei em audiobook, foi minha primeira experiência e, apesar de ter demorado para acostumar adorei !

Tatiane 13/11/2021

Uma donzela que sabe o que quer; três pretendentes, cada um com uma característica que o particulariza e com a qual Machado de Assis nos fala sobre a sociedade e a literatura.

Estevão, o protótipo do romântico extremado (uma crítica ao romantismo?!), tem Guiomar como a deusa de suas paixões. Ele é o herói que sente tudo intensamente. Jorge, um bon-vivant, enxerga na filha adotiva de sua tia, única herdeira, um jeito de manter, sem riscos, a sua vida de luxo e de ócio, natural à sua linhagem aristocrática. Luis Alves, muito ambicioso, sonha em se tornar deputado, e o status e o dinheiro que Guiomar vai herdar tornam-na bem interessante para as ambições dele.

Com quem será que a personagem principal, Guiomar, vai se casar? Será que Machado vai 1) exaltar o romance romântico?; 2) explorar a crítica à vida opulenta e de ócio da aristocracia?; ou 3) vai apresentar uma heroína prática e que sabe o que quer, isto é, nada romântica? Qual luva terá sido feita para aquela mão?

Embora classificado como fase romântica de Machado, "A mão e a luva" já traz um narrador irônico, que conversa com o leitor, torce por sua protagonista e caçoa dos personagens.

Simplesmente maravilhoso. Machado é e sempre será o grande Machado.

Carolina.Teixeira 08/11/2021

O famoso: cada tampa tem sua panela.
Um conto romântico, mas do ponto de vista masculino, é isso é muito legal. Para quem não conhece Machado, é uma boa história para começar, já que as características marcantes do autor como: senso de humor, sarcasmo, crítica social e aquela coisa de falar com o leitor, estão presentes por aqui.

huntero 22/10/2021

Vale a pena ver de novo
Coloquei este titulo pois me lembrou aquelas novelas de épocas reprisadas pela Globo, porém é bem gostoso imaginar como eram os costumes e hábitos de uma época que não vivi, não só apenas referente a relacionamentos amorosos, mas sociais e profissionais. Enfim gostei bastante foi uma leitura prazerosa.

17/10/2021

Mais uma obra
Machado de Assis nunca decepciona.
Gostei muito pois a narrativa passa de forma clara e direta. A história história si também é maravilhosa. Adorei a representação da Guiomar pois ela é o tipo de pessoa que eu queria ser, em muitos quesitos.

Eduardo S. Trindade 11/10/2021

Divertido
Este foi o segundo livro do Machado que eu li, estou novamente satisfeito, o livro não é excelente - até porque é um dos primeiros dele - mas é muito divertido. A leitura é fácil e fluida, mas possui diversas referências que podem passar despercebidas por mentes menos atentas.

O livro conta a história de Guiomar, uma jovem com sonhos ambiciosos, mas que os abandonaria para satisfazer os desejos de sua madrinha - mulher que a adotou. A história gira em torno de uma disputa pela mão de Guiomar, nesta disputa temos Estevão, Jorge e um sujeito que não cabe a mim revelar agora.
Diferentemente de ressureição, o que mais gostei aqui foi do final, o desfecho desse livro foi, ao meu ver, inesperado.

Concluindo, gostei bastante do livro e pretendendo continuar a ler as obras do Machado, se tudo der certo terminarei ainda no começo do ano que vem.

Sofia 08/10/2021

Em mais um livro da fase romântica de Machado, vamos conhecer um moçinho completamente apaixonado e entregue ao amor. Na verdade, 3 moçinhos apaixonados, Estêvão, Jorge e Luís. Dois amigos e um primo estão completamente entregues aos encantos da jovem Guiomar. Uma mulher doce e calma, que vive com a sua madrinha após ter perdido os pais.

Estêvão já se relacionou com a moça, mas não terminou muito bem e acabaram se separando. Jorge é o seu primo, também muito querido pela madrinha a qual tem o sonho de juntar os dois e Luís é advogado, melhor amigo de Estêvão e também nutre um amor secreto pela moça, mantendo em segredo por causa do amigo.

O livro baseia-se no desenrolar dessas paixões e no mistério de quem, ao final, vai ficar com Guiomar.

Confesso que não foi meu livro favorito do autor. Achei a história um pouco monótona. Mas acontece, né? Agora vou partir para meu próximo romance do autor e já estou com as expectativas altas de novo.

Camila.Stephane 08/10/2021

Machado romântico
Dos livros da fase romantica que li ate agora os do Machado sãos os que mais me agradam,nao são tao repetitivos e tem um bom enredoe bons personagens, fiquei morrendo de pena do pobre Estêvão....tadinho.

Vini 03/10/2021

Não gostei muito não. Já li coisas melhores de Machado de Assis. Pode ser que a linguagem não tenha ajudado muito.

Beatriz.Marques 03/10/2021

Machado?
Com sua escrita simples, consegue nos manter curiosos a estória que de tão boa se acaba a leitura rapidamente.

Allan 28/09/2021

Amores, desamores e mais amores.
Finalizei mais um romance do Machado, to adorando esse projeto der ler as obras dele em ordem cronológica!

Mais uma vez aqui nos deparamos com uma história de amor, orgulho e teimosia, o que o Machado faz de melhor! Hahaha

Gostei bastante da narrativa, os momentos de quebra da quarta parede são deliciosos. Apesar de ser uma história curta, os personagens são muito bem desenvolvidos.

Logo nas primeiras interações você percebe que tipo de pessoa é cada personagem. Você certamente vai se identificar com algumas das personalidades aqui, talvez só não seja quem você queira!

Priscila.Veloso 27/09/2021

Machado de Assis sempre com ótimos escritos. Neste curto livro podemos perceber o quanto ele era genial.

jvsherlocked 22/09/2021

praticidade, amor
bem realista e irônico, as always.
eu amei. foi o primeiro do machado que realmente fiquei vidrada. personagens verdadeiros e práticos. fluffy things são boas, mas no mundo real, é a praticidade que vem antes.