A mão e a luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Oliveira208 16/09/2021

Que romance!!!
Não sei porque nunca havia lido nenhuma obra desse escritor incrível. Depois dele, até voltei a acreditar em romances...

Laninha 15/09/2021

Para ler e pensar
Guiomar é uma moça pobre que teve a sorte de ser adotada pela madrinha baronesa, quando ficou órfã.
É uma moça de um bom coração, decidida e dona de si, que sofre ao ter que tomar a decisão de com quem se casar, pois tem medo de magoar a madrinha.
A mão e a luva é um livro de leitura leve, mas recheado de reflexões.

Jessyca.Luna 10/09/2021

Machado de Assis sempre fantástico
Não há como não gostar da escrita do grande Machado de Assis!
Um livro rápido e gostoso de ler
Nos faz refletir sobre as expectativas que colocamos nas outras pessoas

Ryanne 10/09/2021

Clássico
A história de Guiomar é um clássico, não apenas por seu autor, mas pelo tema em si. História de amor, final feliz, vários pretendentes, traição (?), tudo que uma obra atemporal costuma ter.

Thata 08/09/2021

O início de Machado
A obra possui traços do romantismo, escola literária que eu, particularmente, não gosto, mas o toque machadiano ?tempera? a história, expressando também os traços conhecidos de sua ?fase madura?, como o uso (ainda tímido) de intertexto, análise psicológica e críticas feitas pelo narrador, além da conversa direta com leitor (algo que eu amo em sua literatura). Apesar disso, Estêvão é um típico personagem romântico, apaixonado, que morre de amores, o que caracteriza o livro nessa primeira fase. Obviamente genial, como todos de Machado.

Danny 06/09/2021

Resolvi tentar ler Machado de Assis de novo, da primeira vez li um livro da fase realista dele, achei a linguagem muito difícil, acabei por abandonar o livro e ficando com um certo receio, mas, depois de alguns anos voltei a tentar, agora um livro da fase romancista de Machado, no início de sua carreira, e adorei a experiência; sim, tem algumas palavras desconhecidas, mas nada que comprometa a compreensão da história, e uma pesquisa rápida pra descobrir o significado já resolve tudo. Adorei a forma dele de narrar a história, e nos levar para dentro dos pensamentos e sentimentos dos personagens, como também a conversa que ele mantém diretamente com o leitor, nutrindo o nosso interesse pelo que está acontecendo.
Aqui conhecemos Guiomar, uma órfã que foi acolhida pela sua madrinha, a baronesa; ambas demonstram uma grande dedicação e cuidado para com a outra. Ao longo da história conhecemos os três pretendentes de Guiomar, Estêvão, um grande apaixonado, totalmente tomado pelo sentimento e que alimenta um grande amor por Guiomar a anos; Jorge, sobrinho da Baronesa, e bastante querido pela mesma; Luís Alves, melhor amigo de Estêvão, não tinha interesse em Guiomar de início, mas após notar um traço nela que lhe chamou atenção e causou uma certa identificação, passou a ama-la. E então, após a apresentação dos seus pretendentes, a demonstração do seus interesses para com ela e o desejo de firmar matrimônio, fica a questão, quem Guiomar irá escolher para ser seu marido?

MajA.Silva 01/09/2021

Perfis poéticos
Livro muito interessante para quem deseja refletir de maneira poética sobre os diferentes comportamentos individuais em relacionamentos amorosos e na vida. A sagacidade e obstinação são destacados e contrapostos à idealização e romantização do par. Saber o que se quer é fundamental para decidir com quem se quer!

Vitoria 29/08/2021

O enredo conta a história de Guiomar, uma moça que no início da história (quando Estêvão se apaixona pela primeira vez por ela) está com 17 anos, afilhada de uma baronesa, "criaturinha galante e delicada, assaz inteligente e viva, um pouco travessa" e que deseja ascender socialmente.

No inicio da história o jovem Estêvão se encontra perdidamente apaixonado por Guiomar ( uma personagem sem muitos atributos, excetos aqueles dados pela madrinha ou pelos pretendentes), ela é uma moça fria de fisionomia séria.
Que não corresponde ao amor exagerado de Estêvão.
Depois de dois anos separados eles se reencontrar, já que o melhor amigo de Estêvão, o candidato a Deputado Luís Alves e a moça são vizinhos.
O amor que Estêvão sente por ela ressurge muito mais forte, e Luís Alves se torna seu confidente.
Mas a madrinha de Guiomar deseja que ela se casa com Jorge seu sobrinho que tem o apoio da Governanta.
Depois de receber declarações amorosas se Estêvão e Jorge, Guiomar não desejar estar ao lado de nenhum dos dois pretendentes.
Tudo muda quando Luís Alves se declara para ela, e a moça passa a cogitar a ideia de amar o rapaz.
E perceptível que Guiomar não ama ninguém, tudo o que ela busca é ascensão social. E isso ela encontra ao lado de Luiz Alves, que se elegeu com Deputado e é um homem ambicioso assim como ela.
Em um trecho quando Estêvão diz que ele também poderia ter se tornado um Deputado, fico me questionando se ela teria o escolhido como esposo?.
E o título do livro só é justificado no final.

shakur. 20/08/2021

A Mão e a Luva
É um livro espetacular.
Machado de Assis é incrível por si só, mas fico encantada pela forma de como ele consegue descrever exatamente como o personagem se sente, fazendo com que o leitor sinta essa emoção, como se ele fosse o personagem.
É um livro cheio de reviravoltas, e a leitura não é tão martirizante como outras.

Carla.Cerqueira 11/08/2021

Atemporal
Esse romance poderia ter sido escrito hj que se encaixaria perfeitamente em dias atuais. Na época em que foi escrito considero que tenha sido muito criticado pela postura dos protagonistas, sobretudo Guiomar, mulher ambicioso, o que neste caso, não é uma característica ruim. Excelente romance

Poly 10/08/2021

Uma mocinha nada romântica
Ao contrário do que se esperava de um livro escrito no período do romantismo no Brasil, Machado de Assis nos traz uma protagonista muito diferente das que conhecemos nos livros dessa época.

Guiomar é uma jovem órfã de pais pobres que teve a "sorte" de ser acolhida por uma baronesa riquíssima. A mulher que tinha perdido uma filha a ama tanto que coloca a moça no status de herdeira.

Como é natural da época, a vida da jovem começa a se centrar na escolha do futuro marido. Essa decisão não é centrada pra ela em ideias românticos ou fantasiosos, ela é uma mulher muito prática e calculista.

Sabe bem que a opinião da madrinha sobre sua escolha é fundamental. Consciente disso observa bem os próprios sentimentos e sonhos, agindo com perspicácia na eleição dos três pretendentes que são homens de perfis completamente diferentes.

Um deles é um romântico incorrigível bem próprio ao período literário, o outro um sobrinho muito amado e mimado da baronesa, já o último um jovem com aspirações políticas e muito ambicioso.

A forma como Machado não só conduz a história, mas satiriza os personagens é leve divertida e surpreendente. Vale muito a pena como qualquer coisa escrita por ele.

Maria Tereza 08/08/2021

Nantes
A Mão e a Luva foi para mim uma leitura deliciosa e muito interessante de acompanhar. Guiomar é uma protagonista bastante esperta, que pensa em seu futuro e não dá ponto sem nó.
Os três pretendentes que lhe aparecem tem também suas personalidades marcantes e autênticas. Como é incrível observar os detalhes que tecem essa história, os interesses, os amores, as conveniências.
Uma grande porção de realidade ainda nos tempos mais românticos da escrita deste maravilhoso autor. Obrigada, Machado de Assis.

Trilha Sonora: Nantes - Beirut

07/08/2021

NÃO é uma história romântica
?A mão e a luva? foi um dos primeiros romances de Machado de Assis, situado na era romântica, mas apesar disso, essa história não é nada convencional comparado ao romantismo da época. A protagonista principal, Guiomar, uma mulher órfã, fria calculista, não exala fragilidade, não demonstra tanto sentimento e não age impulsivamente, sempre pensa nas consequências e no que aquilo afetaria sua madrinha. Os três pretendentes que aparecem para ela são completamente diferentes entre si, um é aquele tipo mais romântico que faz tudo pela amada, outro é rico e despreocupado, e o outro é ambicioso, forte e racional, na jornada pra decidir com quem vai ficar, atividade esta que ela executa não pensando apenas no sentimento, a história se desenrola. O livro é gostoso de ler, apesar das dificuldades da literatura Machadiana, os personagens são intrigantes, a história é bastante atual apesar do ano que foi escrita e no fim se torna claro o porquê do título da obra. Sempre vale a pena ler Machado de Assis.

Vinicius 03/08/2021

Ler essa obra é mais interessante pela escrita de Machado que pelo enredo. Não que a história seja ruim ou desinteressante, é apenas simples. Entretando há algumas passagens no livro que carecem de detalhes e até mesmo personagens; eu tomei essa característica como boa coisa(na maioria das vezes), pela liberdadade que me foi dada para interpretar e preencher essas lacunas, porém você pode não concordar com isso, o que é compreensível. Por fim, foi uma leitura proveitosa sem dúvidas, recomendo como uma leitura de cabeceira, quase como uma boa novela.