A mão e a luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Nesquik 15/06/2023

Superou minhas expectativas
Comecei a ler por obrigação pra trabalho na escola mas acabou que ne prendeu do início ao fim, fui comentando sobre o livro com minhas amigas do seminário e deu super certo

Marissol 14/06/2023

Li pq da escola denovoooo
Mas super recomendo...um "clichê"clássico de romance em que a moça é disputada por vários mas no fim só um se encaixa a ela ....típico típico típico...na sinceridade não foi um dos melhores mas é bom ...esse eu fiquei com preguiça e pé atrás de ler ..mas o final é bom pq remete total só título kkkkkkkkkkkkkkk

Natasha 12/06/2023

.......
Que mulher meu deus, todo mundo caindo aos pés dela e ela só com os planos kkkkk "romance" de época realista, se tá procurando amor esse não é o livro, dito isto, é uma ótima leitura.

Tails 02/06/2023

Excelente
"Nunca vulgarizei o meu espírito"

Essa é a força de uma ótima protagonista. Ela se conhece, conhece o que quer e principalmente o que não quer. Guiomar é uma personagem difícil de esquecer.

Ana Lu 29/05/2023

É um livro gostosinho de ler , apesar da linguagem diferente pela época que foi escrito , a história gira em torno de uma mulher sendo disputada por vários pretendentes , fiquei confusa as vezes mas é um livro bem tranquilo e leve

Giovana823 20/05/2023

Como a luva se encaixa perfeitamente na mão certa
A primeira vez que li este livro foi à cinco anos atrás, fiquei com certa raiva de Luís por ter se apaixonado pela Guiomar, sendo que era a moça pelo qual seu amigo estava apaixonado. Relendo de novo após cinco anos, como deve ser óbvio, tenho uma visão bem diferente.

Estêvão podia está perdidamente apaixonado pro Guiomar, mas não era o mesmo com ela, sabendo disso ele não conseguio nem lidar com a rejeição, se tornando um personagem bem chorão.
Enquanto isso temos seu amigo Luís, um rapaz decidido e um tanto diferente de Estêvão. Guiomar apenas não era a luva da medida certa para a mão de Estêvão, mas sim para a mão do Luís.

QUEIJO460 05/05/2023

A Mão e a Luva, (Machado de Assis).
A obra lida pertence a fase romântica de Machado, sendo assim, não está presente as preciosas incursões que são realizadas pela alma das personagens e os monólogos interiores. Características da fase realista, a qual eu mais gosto. Sendo os livros mais conhecidos nos tempos atuais os da tal fase realista, "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas".
Mas de maneira nenhuma isso diminuí a obra em questão, pelo contrário, muito bem escrita, mas não posso deixar de ressaltar a grande evolução que Machado de Assis teve com o passar do tempo, evolução essa que ao meu ver, fez o nome dele ser lembrado até os dias de hoje.
A primeiro momento, parece ao leitor que o personagem principal será Estevão, clássico louco apaixonado, tipo de personagem muito presente em vários outros romances. Mas logo vemos que o personagem central da obra é a própria Guiomar, a qual é muito consciente, diferente de Estevão.
Acaba que Guiomar termina casada com alguém semelhante a ela, contido e consciente, o qual sabe controlar os sentimentos igualmente a Guiomar, nunca sobrepondo tais sentimentos acima da razão. Está conclusão de romance nos dá um grande exemplo.
Mesmo parecendo ser um grande amor, acima dele, use a razão. Não se deixe elevar apenas por um sentimento bruto e talvez, ligeiro.
Marcos5813 05/05/2023minha estante
Está na minha TBR, assim como Memórias Póstumas de Brás-Cubas.

Nathan 05/05/2023

A habilidade do Machado a gente vê em como ele consegue transformar uma história que poderia ser chatíssima em uma trama complexa interessante. É uma história com que não me identifico em nada, é de outro tempo, outros valores e outra classe social. Mas ainda assim a construção da subjetividade dos personagens é tão minuciosa que sinto eles. E muito boa a liberdade com que Machado passeia por diferentes posturas como escritor, ora como narrador onisciente, ora como autor conversando diretamente com o leitor, muitas oras com um bocado de ironia.

Jéssica 28/04/2023

Estevão é muito chorão, não sabe aceitar o não e seguir com sua vida. Não é o fim, ele que escolheu viver uma vida triste. A vida dele poderia ser muito melhor se escolhesse não viver se lamentando.

Não seja Estevão.

Guiomar sempre solicita a vontade de sua madrinha, mas também convicta do que queria, do que sentia e não desistia fácil. Menina esperta. Soube sair bem no final.

Luís de igual modo, sabe o que quer e sabe se posicionar para o conseguir. E mesmo que a resposta fosse negativa ele saberia lidar bem e não viver a lamentar, mas continuaria sua vida em paz.

Bianca.Charato 24/04/2023

Razoável
Não é uma leitura muito agradável, tem uma linguagem muito rebuscado e formal até porque é uma obra antiga. Não é muito atrativo mas o desfecho é interessante.