A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Ruth 24/08/2022

É uma história bem escrita e gostosa de se ler. Machado de Assis mostra, como sempre, a realidade da natureza humana. Seus personagens são pessoas com sua face boa e e ruim, como todos nós. Ao final você compreenderá o título, algo que gostei bastante. Simples e divertido.

Lari 23/08/2022

Das obras Machadianas, essa foi a que li com mais facilidade, a leitura flui, você não consegue parar de ler para ver como Guiomar vai se comportar e decidir.

gabriel 16/08/2022

Arrastado

Peguei este livro com a capa da Guiomar bonitinha, na verdade o li em outra edição (as obras completas, da Editora Nova Aguilar).

Dos livros do Machado que li (não li todos, ressalva-se), este foi o que eu menos gostei até agora. Achei muito arrastado, a história fica muito estagnada no meio. Ele faz isso para preparar os desenvolvimentos finais, mas adivinha... não acontece nada de mais, e fica tudo na mesma.

Talvez as três estrelas que eu dou agora sejam injustas, é possível que quatro estrelas sejam mais fiéis ao real conteúdo do livro. Porém o fator "chatice" pegou muito pra mim. Sou um grande fã de Machado de Assis (um dos meus autores prediletos), e mesmo passando o pano pra ele, não pude evitar uns bocejos. Livro chaaaaaato...

Entendo que ele trabalha com a questão do anticlímax (em paralelo à personalidade titubeante, e também impulsiva, de uns dos seus personagens, o Estevão), então acaba sendo um recurso estilístico, mas isso (ao menos para mim) não resolve o seu problema de ritmo. Ele acaba perdendo o leitor lá pelo meio, ganhando-o novamente mais para o final, que é bonitinho e interessante.

Achei as cenas finais de uma beleza melancólica, fechou muito bem o livro, e com aquela crítica mordaz a qual estamos acostumados em Machado de Assis.

Mas simplesmente não me pegou muito, não li obrigado e foi prazeroso até, mas me faltou algo, é um livro relativamente apagado e sem grandes acontecimentos.

Ainda que devedor na parte da ação e da história em si, o livro tem bons personagens, Jorge com o seu vazio e futilidade, Estevão concorrendo com o Estácio (de Helena) como um dos personagens mais patéticos da literatura machadiana, e Guiomar, uma personagem feminina tipicamente enigmática, mas que dialoga também com uma certa futilidade de classe (sempre objeto de críticas no autor).

Destes, por incrível que pareça, achei mais interessante o Estevão, um ótimo exemplo de pessoa impulsiva, sem capacidade de decisão, um verdadeiro "Nowhere Man" machadiano, para fazer uma comparação com a música de John Lennon.

Um bom livro, pode valer quatro estrelas se você preferir, para mim três são de bom tamanho, o fato é que 90% dele é simplesmente chato (não terrivelmente chato, porém chato), o que é algo bastante pessoal.

gabriel 17/08/2022minha estante
Bem observado! O livro parece ser um "adeus" ao romantismo. Para o bem e para o mal.

Isis 01/08/2022

Gostei
Nem sempre seus amores serão correspondidos e ninguém tem culpa disso. Algumas coisas que aconteceram foram mts informações para mim. É isso, um bj

uepa 30/07/2022

Cheirinho de Machado hmmmmmm
Segunda obra do autor (1974), A mão e a luva, encontra-se na última fase do romantismo brasileiro e carrega a essência fantasma do amor machadiano: a de não ser uma fatalidade, mas uma escolha.
Aqui, Guiomar, uma pobre coitada que só gostaria de ficar na dela. Posta no dilema típico do romance oitocentista ocidental, onde seus gostos entram em conflito com os interesses conjugais. Então, entre : buscar o melhor para si ou cumprir com os desejos alheios, se vê tentando desviar de uma bosta e cair em outra. Guiomar, é retratada - analisando suas medidas para tomar cada ação - como uma moça meticulosa, que procura manter a todo custo a harmonia que a vida lhe proporcionou.

Machado, tem uma capacidade analítica exemplar, porém, é no discorrer de seus títulos que notamos o refinamento destes parâmetros; na retratação de personagens que se moldam por suas ações-consequências, e a imagem do amor ideal sendo substituída pelos interesses/valores de classes, notamos sua essência ( que julgam pessimista ), o cheirinho.
#ParaSempreMamandoMachado
Por ser publicado em folhetins ( na época ), é comum o leitor achar passagens em que o narrador fale diretamente com este, pois era necessário instigar a leitura diária, e claro, o nosso querido papai Machado, não perde tempo manejando de maneira equilibrada atrair a todo tipo de gente; realmente, que homem.

Me declaro suspeita para falar deste macho em minhas resenhas a partir de hoje.

Caio.Davantel 28/07/2022

Um romance de Machado... que estranho!
Confesso que não imaginava ler um romance dessa forma vindo de Machado de Assis. O autor que é marcado pelo realismo, dessa vez escreveu um romance fofo e com alguns clichês até para a época. Não tem uma reviravolta aqui, na verdade você até espera que tenha, fiquei com pena do amor platônico não correspondido do Estevão. Mas Guiomar faz a escolha esperada, e a certa, talvez né. É uma história rápida e leve, boa também, mas como fiquei acostumado com o outro estilo de Machado, me assustou um pouco.

Michela Wakami 28/07/2022

De leitura fácil e rápida, um romance gostoso de ser ler.
Aonde o casal se encaixam um ao outro, como uma luva a mão.
Maravilhoso.
Aline Oliveira 28/07/2022minha estante
Dá vontade de ler tudo do Machado, ?

Michela Wakami 28/07/2022minha estante
Verdade, Aline. Amo.??

Carolina.Gomes 29/07/2022minha estante
Amo??

Michela Wakami 29/07/2022minha estante
Carolina ????????

MargoRS2905 25/07/2022

Um pouco diferente de outros livros do Machado, mas de igual genialidade. É mais voltado para o romantismo, tem uma história leve com alguns clichês bem fofos dessa época

Booksbythammy 17/07/2022

A mão e a luva
Nesse romance vamos ver a história de Guiomar que além afilhada de uma Baronesa mora com ela como se fosse sua filha.

Guiomar se vê em um caminho complicado pois a mesma tem três pretendentes.

Estevão é apaixonado por ela e nunca escondeu seu amor.
Jorge é sobrinho de sua madrinha e é o preferido é claro.
E Luis Alves um cara ambicioso e um excelente advogado.

Guiomar quer um amor verdadeiro mas as coisas não esta se encaminhando conforme ela quer e ela terá que tomar uma decisão mais rápido que imagina.

Qual dos três será o felizardo? Qual deles levará a bela Guiomar ?

OBS: É meu segundo contato com o autor e foi mais complicado que o primeiro, eu li no meu tempo e aos poucos ? e não tenho muito oque falar. Eu achei que seria diferente o final e fiquei com pena de um dos personagens ??

Natália Carolina 15/07/2022

Clássicos são clássicos...
Segundo romance de Machado de Assis, lido no projeto de leitura dos romances em ordem cronológica.

Machado sabe prender a atenção dos leitores de uma maneira incrível. Eu amo!!!

A história gira em torno de uma mulher que vive na alta sociedade e de sua escolha pelo futuro marido. as críticas à sociedade são tão sutis e ao mesmo tempo tão potentes.... Incrível!!!
Carolina.Gomes 16/07/2022minha estante
Maravilhoso!!

Natália Carolina 18/07/2022minha estante
Demais Carol!

Carol Passinho 12/07/2022

A Mão e a Luva
Esse romance é daquele tipo que é parado mas que no fim te surpreende. Achei bacana a análise que pode ser feita a partir das características e atitudes dos personagens principais. Recomendo.

Geth 10/07/2022

Machado de Assis é um espetáculo!!!!
Não me canso de Machado, me pergunto pq não tinha lido logo esse livro. Guiomar mulher astuta, ambiciosa, perspicaz e que no final define seu futuro. A ironia como todos sabem é mais um fator ou melhor dizendo mais um recurso que nos agrada e nos faz amar Machado, sem palavras pra definir essa leitura.

bibliotecadamalu 10/07/2022

Esse foi uma leitura obrigatório da escola, e literalmente o único do mês de Maio, ressaca veio pesada!!!