A mão e a luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Ju 13/05/2022

Envolvente
Seguindo na leitura cronológica de Machado, eis o segundo livro de sua autoria.

E como tem acontecido, gostei demais da leitura, a sua escrita me deixa envolvida demais. E tenho uma simpatia enorme de como ele construía determinados personagens para que a gente criasse um ranço rsrs, foi o caso da Guiomar nesse livro. Que moça cheia de onze horas!!!

É um livro que pode ser lido em um dia, dependendo da sua disponibilidade, pois flui levemente.

AsaReader 11/05/2022

OS IGUAIS SE ATRAEM
Publicado em 1874, ainda na fase romântica de Machado, mas sem fazer uso dos recursos clássicos do romantismo, aqui temos um texto minimalista na trama, na análise psicológica, mas mantém a elegância estilística como marca pessoal.
É a história de uma mulher forte e ambiciosa que põe em cheque a hierarquização da mulher na sociedade. Em contraste temos os personagens masculinos: Estevão, Luiz e Jorge. A história vai girar ao redor de um namoro. Guiomar tem ao seu redor três pretendentes - um sentimental, um calculista e um ambicioso. Com quem será que a ela vai casar?
Não por acaso durante a leitura desse romance vinha a minha mente a seguinte paródia: com quem será, com quem será, com quem será que ela vai casar! Vai depender, vai depender do que vão oferecer! Brincadeiras à parte é um romance que prende o leitor do início ao fim.
A protagonista desse livro é sensacional e sabe como poucas contornar situações difíceis a seu favor afim de conseguir seus objetivos. Uma mulher forte, entretanto dissimulada, ambiciosa e determinada, mas, dona do seu destino e disso não abre mão. A cada corte que ela dava em seus pretendentes durante a trama mostrava que sabia muito bem o que estava procurando, pois em uma época onde às mulheres não podiam tomar decisões sobre a administração dos seus bens e sendo ela uma herdeira era crucial escolher bem o marido sob pena de passar por grandes dificuldades.
Entretanto, para mim, por mais que o homem faça suas escolhas a resposta certa sempre virá de Deus (Pv. 16:11). Quem pode garantir que a escolha de Guiomar foi a melhor pra sua vida e para o seu futuro? O coração do homem é tão enganoso... (Jr 17:9). Ela por mais esperta que fosse tem sua visão limitada pelo espaço tempo. Por mais vantajosa que parecesse a sua escolha, o ser humano está em constante mudança e a vida é cheia de revezes inesperados. Podemos ser surpreendidos pela falência, pelo desemprego, por uma carreira que se torna mal sucedida, pela doença ou pela morte. Queremos fazer as melhores escolhas, mas estas não são garantia de uma vida de sucesso e estabilidade.
_

E vc já leu esse romance? Comente.

adrianlendo 10/05/2022

Eu esperava muitas coisas de ?A Mão e a Luva?, mas jamais imaginei que seria minha obra favorita do Machado de Assis até então.

Guiomar é uma jovem que precisa escolher um entre seus pretendentes para se casar. A jovem fica em dúvida sobre qual escolher, já que parece que quem a agrada não agrada a madrinha e quem agrada a madrinha não a agrada de jeito nenhum.

A protagonista desse livro é, na minha opinião, uma das melhores que eu já li. Guiomar é forte e a cada corte que ela dava em algum dos homens durante a história eu ganhava mais uns dois anos de vida. A personalidade dela é TUDO e eu poderia passar horas e horas só vendo ela dar o fora em quem ela não quer saber de casar.

Também posso dizer que esse é um dos fundadores do queerbait, já que nada me tira da cabeça que Estevão e Luís Alves tinham uma relação romântica (igual Bentinho e Escobar) antes de tudo ir pro ar e se encerrar como um bom romance romântico: com desgraça pra uns e felicidade para outros.

?A Mão e a Luva? possui o humor ácido e as críticas à sociedade da época em um ponto que só o Machado consegue e, nesse caso, ainda possui uma trama romântica que me deixou genuinamente vidrado e chocado com alguns plots, embora já desconfiasse desde o início.

Elyene 07/05/2022

Força, Guiomar
Mais um livro terminado ness projetinho de ler Machado. Apesar de começar lento (talvez porque foque no Estevão e sójesusnacausa), a narrativa vai ficando mais interessante e o real propósito da história vai se desvelando. Me peguei querendo retomar ao livro para checar se Guiomar tomaria o rumo mais desejável e percebi aí que eu havia me apegado ao enredo. Inclusive, Guiomar a frente do seu tempo, não é mesmo? Mesmo com os enredos simples desse início de jornada, gosto da escrita de Machado e a forma como ele nos envolve na narrativa. Ansiosa pelo próximo.

Alice2372 28/04/2022

?Toda alma feliz é panteísta.?
A leitura que Machado consegue fazer sobre a vida valendo-se das nuances do caráter de cada personagem, é única e digna de nota. Experienciar o autor na fase romântica tem sido prazeroso, acho que pelo fato de já poder identificar sinais do seu realismo e sarcasmo característicos. Mesmo gostando mais de ?Ressurreição? {até agora}, em ?A mão e a luva? me conectei melhor com Guiomar, uma protagonista bem diferente do que esperamos de um romance romântico. Gostei bastante!

akasaori 26/04/2022

História divertida de acompanhar, uma premissa bem simples de homens apaixonados por uma mesma mulher e vendo quem a conquista. Segundo romance de Machado, mas já tem a marca da sua narrativa, seu jeito de conversar com o leitor. Estou bem animada pra ler o restante de sua obra no projeto da Isa Vichi.
LidoLendo 14/06/2022minha estante
???????

Mikaelli.Orlande 26/04/2022

O livro tem capítulos curtinhos por ter sido publicado em formato de folhetim. O livro faz um retrato da corte do Rio de Janeiro nesse período, traz personagens com claras características românticas e outros bem menos “afetados” pelo romantismo, ou seja, personagens com personalidades fortes, mais racionais, calculistas, ambiciosos.

Terapia literária 24/04/2022

"A mão e a luva"
Machado como sempre consegue transformar algo que seria uma história comum em uma história envolvente, principalmente quando ele usa o fator da identificação, porque qualquer pessoa poderia se ver no lugar do Estêvão- um romântico que se vê em uma relação que não é recíproca, mas que não consegue deixar de lado esse amor-, ou do Luiz Alves- que se vê apaixonado pela mesma mulher que seu amigo porém de forma recíproca, ja que a moça corresponde a sua paixão-, ou até mesmo da Guiomar- que se vê dividida entre fazer o que seu coração manda e ficar com o homem que ama, ou o que pede a razão é ficar com o homem que mais agrada a sua tia. Outro fator que trás total relevância a obra é a dualidade que o autor nos faz sentir, o fato de ser errado querer a mesma mulher que seu amigo porém não poder ignorar que tem sentimentos por ela, faz com que a gente refleta sobre " o que eu faria em tal situação?" e aí que tem graça da obra. Pra mim uma das melhores obras machadianas com certeza!!!

Sasa 22/04/2022

O que mais gostei nos livros de Machado que já li é que ele escreve sobre mulheres fortes. Amei esse livro.

CAcera3 20/04/2022

Mais um livro incrível de Machado ?
Uma mulher de origem pobre se vê órfã de pai e mãe e é acolhida pela madrinha, uma solitária senhora que também sofreu a perda de sua família. Ambas se unem num laço de mãe e filha. Essa jovem, Guiomar, é tratada com muito zelo e amor. De beleza chamativa e uma excelente educação ela atrai para si muitos enamorados. Em determinado momento ela se vê diante de três pretendentes declarados e da necessidade de escolher um deles para ser seu marido. Quais critérios Guiomar usará para essa escolha?

Esse é o segundo romance que Machado de Assis escreveu. Ainda pertencente à sua fase romântica, esse livro tem sim elementos do romantismo, porém com aquela boa dose de realismo que o escritor coloca em suas obras. Guiomar é uma heroína um tanto fora dos padrões do romantismo. Ela quer sim viver um amor, mas a protagonista aqui é uma mulher que se põe equilibrada, que não é sentimental, mas racional e prática. Ela tem ambições e toma suas decisões baseadas nelas. Como é próprio de Machado, o narrador interage com nós leitores e nessa história ele coloca que Guiomar não é má intencionada ou isenta de emoções, mas que ela as rege com superioridade.

Mesmo sendo um romance curto, a construção da protagonista é lenta. Eu levei algum tempo da leitura até formar uma opinião sobre ela, e no final posso dizer que gostei bastante da personagem e da história como um todo. Eu que amo romances de época li em um dia.
Mais um livro 5 estrelas do bruxo do Cosme Velho. ?

Laryssa 31/03/2022

Clássico é clássico né. O romantismo desse vindo de Machado de Assis é maravilhoso. E o final?! Machado é maravilhoso!

Rayza.Figueiredo 24/03/2022

o romance ideal
segundo romance de Machado de Assis, e ja podemos perceber sua sagacidade e perspicácia;
aqui (e como deveria ser na vida), o relacionamento não depende apenas de amor, tampouco apenas interesses relevantes;
o segredo de um bom casamento deveria estar no amor próprio de cada um; ter sentimentos, sim; mas ter também ambições próprias.
Bruna Gomes 24/03/2022minha estante
Penso igual! Deu vontade de ler ?

Rayza.Figueiredo 24/03/2022minha estante
leeeiia! é curtinho ?

Kássio Meniglim 25/03/2022minha estante
Eu achei interessante porque todos eles pareciam gostar dela, cada um de sua maneira. Mas, por fim, ela faz a sua escolha com os critérios que acha ser relevante para ela naquele momento. E assim acontece na vida.
Eu também concordo com o seu pensamento. E é uma excelente forma de seguir em frente, principalmente quando ocorre (ou não) algo que não está em nosso controle.
Ademais, Machado é bom demais!

Rayza.Figueiredo 25/03/2022minha estante
Machado sempre genial

Bruno 21/03/2022

Um romance, lições para a vida
De forma peculiar, Machado traz este romance que é possível lê-lo num folêgo. Traz lições de vida, saber em quem confiar e como confiar, em suma, devemos ouvir o nosso coração.