A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Bruno 21/03/2022

Um romance, lições para a vida
De forma peculiar, Machado traz este romance que é possível lê-lo num folêgo. Traz lições de vida, saber em quem confiar e como confiar, em suma, devemos ouvir o nosso coração.

Vick Penélope 16/03/2022

Apenas uma pequena síntese de a mão e a luva
A mão e a luva de Machado de Assis trata-se de um romance de costumes, ocorrido nos meados do século XIX. Neste pequeno romance encontramos um retrato histórico, que é bastante presente nas obras de Machado, em parte do livro, como um exemplo de retrato histórico, faz-se menção à cólera- pandemia que ocorreu no século XIX e se espalhou por todo o mundo- além do retrato histórico, temos um retrato social, de uma sociedade com costumes diferentes dos nossos, e também podemos encontrar um romance muito bem elaborado e com uma reviravolta.
Em resumo, é contado desentendimentos entre Estevão, Luis Alves, Jorge e Guiomar. Iremos começar a comentar sobre a jovem moça Guiomar, que no livro se demostra uma pessoa fria e um pouco ambiciosa - mas que ao entender seu passado entendemos melhor o motivo que a fez se demonstrar fria- que escolhe entre os três homens, cujos os nomes ja foram citados anteriormente para ser seu esposo. Uma breve descrição que podemos fazer sobre esses moços é que ambos são apaixonados por Guiomar, a partir desse fato, podemos ver as facetas que a paixão pode assumir, sendo algo louco, sensual ou frio, ambicioso e inteligente.
No final do livro a esperada escolha é feita pela jovem moça, e também vemos a explicação para o título da obra, que diz que, a luva e feita para a mão, assim como esse casal é feito um para o outro.

Carlos Nunes 16/03/2022

Mais um Machado pra conta.
Acho que ainda não tinha lido nada do Machado romântico, acho que tinha um certo preconceito como o gênero, por conta de outros clássicos que li de outros autores dessa escola. Mas, se o Machado não foge do tema dos casamentos arranjados, dos namoros castos, dos devaneios românticos, do sofrimento por amor, ainda assim conseguimos ver nesse livro muito do Machado irônico e perspicaz de suas obras mais conhecidas. Se temos uma donzela casadoira, ela não tem nada de ingênua e sofredora, mas é bem espertinha e sabe muito bem o que quer, não hesitando em ser direta e até mesmo grosseira em suas respostas, mas também dissimulada e manipuladora para conseguir o que deseja. E se também temos um jovem batalhador, que sofre por um amor não correspondido e pensa em suicídio, temos como contraponto dois outros, um que encara a vida de forma bem realista, que sabe muito bem aonde quer chegar e o que precisa fazer para alcançar seus objetivos e um outro, mauricinho, rico, fútil e que dança conforme a música, desde que isso mantenha seu status de riquinho playboy bem visto na sociedade. Junte-se a isso uma governanta inglesa mexeriqueira e uma tia viúva que perdeu uma filha e por isso dedica sua vida à afilhada e temos uma obra que, se ainda traz uma traminha boba, já deixa transparecer muito da genialidade do nosso maior escritor. Leitura rápida, muito prazerosa e bastante recompensadora.
Rayza.Figueiredo 16/03/2022minha estante
ja leu Ressurreição?

Carlos Nunes 16/03/2022minha estante
Ainda não.

Letícia 19/03/2022minha estante
Adoro esse livro! já li duas vezes, e não sou acostumada a fazer releituras.

Luzia 16/03/2022

A mão e a luva
Uma dama e três distintos pretendentes, quem será o dono do coração de Guiomar? Quem se encaixará como a mão e a luva nos desejos da moça? Um romance curto, com palavras rebuscadas, retratando principalmente a ambição. Vale a pena ser lido.

Janaina Edwiges 10/03/2022

"A felicidade é isso mesmo; raro lhe sobra memória para as dores alheias"
Em A mão e a luva, Machado de Assis nos convida a refletir sobre a ambição e como este sentimento reverbera nas escolhas e atitudes das pessoas. A convivência entre Luís Alves e Estêvão também traz uma ponderação importante acerca da amizade: qual é o papel de um amigo diante das angústias de quem lhe é próximo?

Um dos prazeres de ler Machado é a possibilidade de sempre aprender um pouco mais sobre a nossa própria história. Em muitas passagens do livro, há menção à epidemia de cólera no Rio de Janeiro, ocorrida em 1855-1856:

"A Corte divertia-se, apesar dos recentes estragos do cólera -; bailava-se, cantava-se, ia-se ao teatro. O Cassino abria os seus salões, como os abria o Clube, como os abria o Congresso, todos três fluminenses no nome e na alma."

"O argumento que mais influía no ânimo de todos, o que devera ter afastado a ideia de semelhante viagem, era o perigo de afrontar o cólera-morbus que por aquele tempo percorria alguns pontos do interior."

Esta história não é tão excepcional como Dom Casmurro, mas vale muito a pena conhecê-la!
resenhasemsentido 22/04/2022minha estante
Amei!!!!

Guilherme 03/03/2022

Releitura em conjunto com minha namorada, ela gostou bastante sendo a primeira leitura dela. Sendo meu segundo contato consegui prestar atenção em varias particularidades da escrita de machado. Achei o casal central mtt parecido, quase que um rascunho, com o casal interesseiro de quincas borbas. Talvez fosse eles no inicio de seu casamento, nao sei ao certo, quem sabe nao leia quincas borbas nos proximos dias só pra tirar a duvida. Nota 4 de 5

Emmy.Wosnop 27/02/2022

Machado de Assis é Machado de Assis.
Impossível não ficar completamente perplexo com a suas narrativas, os personagens, tudo maravilhoso ?

Nessa 20/02/2022

Ambição e amor ?
A história gira em torno de Guiomar , uma jovem órfã que é adotada por sua madrinha , a Baronesa que a ama como filha.
Guiomar atinge certa idade e começa a despertar atenção dos homens por sua beleza e inteligência. Entre eles estão : o inocente Estevão, o abobalhado Jorge ( sobrinho da Baronesa) e o ambicioso Luiz. Este que por sinal é grande amigo de Estevão e inicialmente não tem o mínimo interesse amoroso por qualquer mulher , mas após conquistar um cargo na Câmara , começa abrir seu coração.
A esperteza de Guiomar altera a vida de todos ao seu redor, inclusive a da fuxiqueira mrs Oswald.
Um romance gostoso de ser lido , mas ainda tenho dificuldade de me entrosar com Machado .
Quem sabe na próxima.

Cris 18/02/2022

Saber querer
A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis, publicado em 1.874 em folhetins no jornal O Globo, dirigido por Quintino Bocaiúva.
"Tudo é aliado do homem que sabe querer."
O romance traz como protagonista Guiomar, uma moça que nasceu em família pobre, mas o destino quis que sua madrinha fosse uma baronesa, e tendo Guiomar perdido os pais muito cedo, a baronesa a adotou, pois coincidentemente perdera uma filha com mesma idade da afilhada e a esta destinou todo o amor que não pôde dar à filha.
De notável beleza, Estevão apaixona-se perdidamente pela jovem. Uma paixão avassaladora que ao cair em desilusão o faz padece de amor, longo e profundo é o seu sofrimento e até compara-se ao jovem Werther, personagem de um trágico romance alemão (Advertência: Em caso de extrema paixão, mantenha todo e qualquer exemplar d’Os Sofrimentos do Jovem Werther a considerável distância kkk). Anos depois já restabelecido Estevão reencontra Guiomar e a paixão renasce.
Eis que surge um rival. Jorge é sobrinho da baronesa, curtidor de uma vida fácil e tranquila que era comum aos fidalgos da época. Vendo que Guiomar herdaria a fortuna da tia, logo pretende casar-se com a moça. Mesmo encantado com a beleza e doçura da jovem, o casamento não viria a ser fruto de um sentimento profundo, e sim por conveniência.
Com o desenrolar dos dias, surge um novo pretendente e este, com flertes discretos e certeiros acaba despertando algo que a moça jamais sentira. A união perfeita para o seu coração que reúne ambição e amor, como diz o trecho a seguir: “Ela queria um rapaz que, ao pé de um coração juvenil e capaz de amar, sentisse dentro em si a força bastante para subi-la aonde a vissem todos os olhos.”.
A Mão e a Luva é um de escrita rápida e fluida apesar da costumeira dificuldade que alguns leitores encontram nas obras de Machado de Assis. Com qual personagem, colegas leitores, vocês mais se identificaram nesta obra? Eu, certamente, seria o pobre Estevão. Vale a leitura para descobrir.

vasilisamorozko 17/02/2022

Se Tu Tem Amigos Assim Pra Que Inimigos?
"A resposta que lhe dei foi que o casamento não era impossível, e que nada mais natural do que virem a amar-se duas pessoas a princípio indiferentes. O amor nasce muita vez do costume."

"Nem da primeira nem da segunda vez viu nada mais que os olhos dele, que solicitavam os dela, e os dela que pareciam surdos. Havia decerto uma paixão, solitária e desatendida."

"Nova palestra, novo riso, novo desespero, e assim se foram escoando as horas da noite, que o relógio da sala de jantar, batia seca e regularmente, como a lembrar aos dois amigos que as nossas paixões não aceleram nem moderam o passo do tempo."

"Um conselho último, — último se me não consentir mais falar-lhe nisto; — eu creio que a senhora sonha talvez demais. Sonhará uns amores de romance, quase impossíveis? Digo-lhe que faz mal, que é melhor, muito melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir."

Obs: Pulem a primeira frase inteira pra evitar spoiler caso não conheçam a historia.

#36 - O que eu tinha na cabeça quando li a primeira vez e não gostei???
Essa releitura foi tão legal, mesmo eu tendo terminado não muito feliz com o final já que eu sou a rainha de escolher errado e por isso tava torcendo para Estevão , ai gente a cena do jardim é tão bonita e singela (?), que fiquei "ele e a escolha obvia! A única escolha afinal... Certo?" e mesmo achando ele meio chatinho em alguns momentos (tenho um limite pra romance também né), entendo porque Luis realmente faça mais sentido junto a Guiomar (só não gostei).

Não sei se A Mão E A Luva seja um livro que eu diga "nossa... machado acertou demais aqui" porém é uma leitura intrigante pois Guiomar é uma personagem feminina cheia de personalidade e de uma esperteza fascinante, ao ponto de você ficar muito interessado em saber com quem ficará com a moça no final (eu dei o spoiler ali finge que não).

Monique M. M. 01/02/2022

A Mão e a Luva é uma obra bem interessante. Ela fala sobre a jovem Guiomar, uma moça órfã adotada pela sua madrinha rica, que precisa escolher entre três pretendentes (Estêvão, Jorge e Luís Alves), o seu futuro marido. Guiomar tenta, então, fazer a sua escolha levando em consideração a opinião de sua madrinha, a quem ela tanto quer agradar.

Uma frase do livro que achei impactante:
"Eu vivia na persuasão de que era amado, e era-o talvez. Por isso mesmo não entendo o que se passou hoje. Ou o que eu supunha ser amor, não passava talvez de passatempo ou zombaria...".

Mika.Chan 31/01/2022

Eu estou em choque com a esperteza dessa mulher
Nunca imaginei que gostaria de cara de um livro como linguagem antiga como esse do Machado de Assis.
Sabemos que Machado de Assis só tem livro clássico e descobri que esse é muito bom, fiquei impressionada em ver como a protagonista é dona de si e muito, muito, muito esperta.
Gostei do enredo, achei que as coisas aconteceram muito rápido, mas a história foi bem trabalhada e bem explicada, assim como todos os personagens tiveram seus finais explicados.
Acho que é a história mais antiga de talaricagem que eu já lhe ouvi falar. Ahaha
Por fim, gostei... Vou até procurar outros do Machado de Assis