Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Garcia 17/03/2022

5 minutos.
Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem.

Rânnia 02/03/2022

"Trocamos um longo olhar, um desses olhares que levam toda a nossa alma e a trazem ainda palpitante das emoções que sentiu noutro coração"

leitura obrigatória do colégio, muito legal ler prestando atenção nas características da escola literária, além da história ser interessante, gostei demais!

Pri 02/03/2022

Fofo
Uma história daquelas que você lê numa tarde e deixa o coração quentinho. O clássico do nosso autor José de Alencar prova que em 5 minutos você pode encontrar o amor da sua vida haha

erica 22/02/2022

cinco minutos
"a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem."

um livro curto, com referência à uma carta escrita para sua prima. o contexto em volta dos cinco minutos de atraso, a intercidade dos sentimentos e emoções dos personagens nos traz um ótimo espelho do romance do século XIX.

ju 19/02/2022

Cinco Minutos.
Em 1856, José de Alencar, referência nacional em literatura romântica, publica "Cinco Minutos", um romance publicado em folhetim pelo Jornal Diário do Rio de Janeiro. onde a protagonista, que está doente, se apaixona pelo narrador. Porém, por ter pouco tempo de vida, prefere não criar laços fortes com ele, e essa é a principal trama, haja visto que o narrado já está apaixonado.

O narrador é personagem, e a história é contada através de uma carta para sua prima, contando como conheceu o amor de sua vida.

O livro entrega tudo que promete para com o gênero literário e sinopse. Fundamental para receber 3 estrelas. Porém, eu não gosto de romances com tanta melosidade, muito água com açúcar, mesmo que seja algo normal para a época.

Um ponto importante, é se atentar para as cenas de assédio no livro que, na época, eram vistas apenas como demonstração de amor. O narrador persegue a protagonista e, mesmo que ela, no final, queira ficar com ele, uma vez que diz "não", sua palavra deve ser respeitada.

Um livro bom e um clássico, é claro, mas não deixa de se fazer necessária uma leitura atenta aos pontos antes ignorados.

Pedro 14/02/2022

Vivo estes pós 5 minutos.
Li pela segunda vez, após mais de 15 anos - quando li pela escola -, e só me recordava do atraso de 5 minutos.
É um livro curto, gostoso de ler. Embora a primeira parte me incomode um pouco na facilidade beirando o abusivo dos primeiros toques. Mas, ainda mais agora, que busco a minha C. que sorriu pra mim na minha rua e nunca mais a vi, foi bom ter lido. Me sinto no meio de uma imensidão de água, sem remo.

Alanis 09/02/2022

Cinco Minutos
A sentença mais marcante do livro, para muitos, pode ser essa: "Isso prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem".
Mas a minha parte favorita foi: "Nem suspeitavas então que, entre todos aqueles vultos indiferentes, havia um olhar que te seguia sempre e um coração que advinhava os teus pensamentos, que expandia-se quando te via sorrir, e contraía-se quando uma sombra de melancolia anuviava o teu semblante."
-O livro é pequeno, mas muito bom.

Gisnaili 01/02/2022

Li a primeira vez ainda na adolescência, resolvi relê-lo e fico encantada como toda a narrativa nos prende de modo espetacular. "Vivi um grande amor, por atrasa cinco minutos"

Gonzalez 29/01/2022

Amor, dúvida, paixão e tristeza...
O livro conta uma história interessante referente ao que 5 minutos pode fazer com sua vida. Gostei da escrita de José de Alencar.

Recomendo!

William90 29/01/2022

Livro com muitos detalhes da época, mais um clássico da literatura brasileira.
Você vai querer saber o que acontece no final...
Recomendo

Milena944 25/01/2022

Cinco minutos
Esse é um livro curto e incrivelmente fofo, e apesar da escrita ser um pouco complicada no começo, você logo se acostuma e ele passa a ser uma boa história para sair de uma ressaca literária.

Obviamente por ser um livro curto, a história se desenrola muito rápido e a paixão entre os personagens acaba surgindo ?do nada? sem todo aquele desenvolvimento que estou acostumada a ler, mas nem por isso o amor entre os personagem se torna inferior aos outros, da para ver que é um amor puro e avassalador, considerando tudo o que o personagem fez para estar ao lado de Carlota.

Gostei da experiência que tive lendo esse livro e super recomendo!

Rafa 15/01/2022

Uma nova chance para José de Alencar
Na escola com 11 anos a professora pediu para ler O Guarani eu li uma parte e abandonei o livro porque eu achei que tinha muita descrição e achei chato. Li Iracema e não gostei muito. Hoje eu li cinco minutos e confesso que gostei do livro e que foge do excesso de descrição do autor. Estou querendo ler outras obras do autor e pensando em terminar O Guarani

Malu 13/01/2022

nossa que livro doce, suave e leve. é uma leiturinha bem fácil e rápida, mas é realmente uma coisa tão linda e fofinha mds

Sarah 10/01/2022

Gostei, mas?
Talvez pela época da escrita, tal desenvolvimento não cative tanto. Frases de efeito reflexivo e romântico me levaram mais a fundo na viagem do que a narrativa em si. O amor desses dois é um belo absurdo que no fundo consegue instigar. Acho que Lana Del Rey poderia até se inspirar na composição de uma música se lesse, é bem do estilo dela. ?Malibu?, de Miley Cyrus.