Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Maria 18/05/2022

Carlota... Espera eu atravessar o oceano Atlântico por ti?
Sendo um clássico você imagina a confusão de se ler, mas não. É um romance muito gostosinho de ler.
Tem presença de urgência pelo amor que ele sente por Carlota e desespero, um pouco irreal na minha opinião. Do tipo, cara, você nem mesmo a conhece e já disse e acha que a ama? Easy, man kkkkkkkkk.
Mas ela é bem sensata nesse ponto, o que é peculiar para época :)

Amei muito o final. Confesso que esperava que ela morresse e que o plot de como ela sobrevive do nada por causa do beijo, eu não curti muito. Mas a descrição sobre o amor deles me valeu a pena ;)

vivic.png 16/05/2022

curto e excepcional!
essa foi uma das minhas leituras obrigatórias sobre romancismo brasileiro, não esperava que fosse gostar tanto da história.
mesmo que curta a narrativa é extremamente bem conduzida e cativante

mari 28/04/2022

Entendiante
O livro representa classicamente a segunda geração romântica, e por idealizar tanto o amor e o casamento, quase me irrita.
A escrita de José de Alencar é excepcional; ele descreve o relacionamento entre os personagens de forma belíssima, entretanto a construção do "apaixonado obsessivo" não me desce como romântica.
Além disso tudo, o livro é chato; entediante apenas.

Let 18/04/2022

Pontualidade pode ser um defeito...
Acho que pode ser um livro ótimo para sair de ressaca, por ser curto e não ser tão aprofundado em detalhes quanto O Guarani. Achei muito boa a forma como criamos um vinclo com os personagens sem ao menos grande parte do livro nem saber seus nomes... e o livro traz uma boa reflexão sobre de ficarmos tão estressados e eufóricos por nos atrasarmos ou acontecer alguma coisa que estava fora dos nossos planos na vida, já que se o protagonista não tivesse se atrasado 5 minutos, não haveria história.

gabriel anjo 17/04/2022

Cinco Minutos é um livro grande e pequeno
Esse livro é uma experiência curta, mas memorável. Uma das histórias mais gostosas que eu já li, e é inacreditável lembrar que essa história foi publicada em 1856. É muito interessante a maneira como o autor descreve a tensão amorosa sem nunca ter havido de fato um beijo entre os dois personagens. Uma história que mostra como uma paixão pode transformar uma pessoa por completo.

sarahcarvalho 14/04/2022

Leia Cinco Minutos de José de Alencar
Um dos melhores livros que já li. José de Alencar com todo seu romantismo me conduziu por menos de 100 páginas que contém um conteúdo maravilhoso que muitos não entregam em um número maior de páginas. Tão intensa e envolvente, é além de uma narração gostosa e interessante, um livro que o leitor fecha e começa a refletir sobre como tudo pode acontecer, quando a gente não espera nada.
EU AMO!!

Mari 09/04/2022

resumo: ele é muito gado pela carlota!
o livro é bem legal e conta uma história interessante, achei fofo tudo que eles passaram. Porem devo admitir que achei o final meio sem graça, se bem que para um conto até que serve

Ana 03/04/2022

Tive que ler para um trabalho escolar
Em geral é um bom livro, levando em conta sua "data de lançamento", finalzinho feliz deixa qualquer um soft. Personagem principal MUITO emocionadoKKKKK existem algumas partes bem engraçadas e realmente supreendeu. Ótima escrita.
Deborah 07/04/2022minha estante
Pensando se é engraçado ou eu que tenho riso frouxo e fico relacionando tudo a algum meme

Ana 08/04/2022minha estante
KKKKKKKKKK é engraçado msm

Duda 03/04/2022

Não esperava q fosse gostar
Tive que ler para fazer um teste no colégio e gostei bastante. Não é nem um pouco o tipo de leitura que eu to habituada, e me surpreendi que tenha gostado. Por mais que eu não goste desse tipo de amor a primeira vista, mal te conheço e já te amo, eu gostei muito. Por saber que é um livro de romantismo mesmo, aquela coisa beeem dramática, relevei esses detalhes que não me agradam tanto.
Valeu a pena a leitura e pretendo me arriscar mais com essas leituras mais clássicas/antigas!

Larissa.Carvalho 27/03/2022

Cinco Minutos - José de Alencar
Cinco Minutos é uma história de amor ultrarromântica, que se desenvolve a partir do empilhamento de coincidências e reviravoltas. Apesar de curto, o conto consegue tornar-se maçante, devido a suas incessantes mudanças de curso e as digressões descritivas longas e constantes de um personagem principal, que é também o narrador.

Embora separar um determinado autor de sua época seja um erro, o ideal moral e estético deste livro é machista e racista em sua essência, e também estraga parte da experiência.

Talvez seja um livro interessante para aqueles que realmente gostam do romantismo, que percebi não ser mais o meu caso.

Lelê 20/03/2022

Muito Bom!!!
Achei um ÍCONE do romantismo, tem algumas partes que eu não gosto? tem, mas é característico do movimento literário então suave, leiam!!!

Tamiris85 18/03/2022

Eu gostei do tamanho do livro, porque é o tamanho necessário para contar a história sem ficar chato.
Eu achei meio desinteressante o protagonista do início, mas acho a parte das cartas que mostram o ponto de vista da Carlota fez que a relação deles ficasse melhor. No ponto de vista dela, eu simpatizei com ela mesmo com pouquíssimas páginas e fiquei refletindo com muitas frases.