Cinco Minutos

Cinco Minutos José de Alencar

Resenhas - Cinco Minutos

Bia 19/07/2022

Leitura rápida e gostosa, que é nos apresentado nesse romance de José de Alencar com uma escrita primorosa.
E tudo ocorre pelo atraso, de cinco minutos.
Vale muito a pena, se envolver nessa leitura por alguns minutos.

Marcos 14/07/2022

Esse é o primeiro romance de José de alencar. Uma história curta em comparação aos outros romances do mesmo autor, mas não deixa de ser bem escrita, uma aventura sobre o amor. Vale a pena.

lee 12/07/2022

Cinco Minutos
Eu realmente não gostei de " A Viuvinha ", então apenas contarei minha experiência com Cinco Minutos.

Que romance foi esse? eu não ligo para romances, mas concerteza esse é um dos meus favoritos.

Sinceramente não dei nada pelo livro, mas eu amei muito!

Laygaby 11/07/2022

Bom mas entediante
Este livro já estava comigo a muitos anos mas nunca o li, eu tinha ganhado este livro da escola a alguns anos atrás mas nunca tive vontade de ler pois naquela época não era muito chagada a livros e a ler, mas olhado para ele hoje parado lá sem nunca nem ter o lido decidi da uma chance a essa leitura.

O livro em si tem poucas páginas oque para mim é ótimo pois apesar da história ser legalzinha não me cativou, a escrita já é de ser espera que seja um pouco difícil devido ao ano em que foi publicado, na minha opinião a história é muito arrastada eu estava torcendo para que terminasse a leitura logo, mais tirando essas coisas não foi uma leitura de tudo ruim só não funcionou para mim mais isso vai de cada pessoa

Minha opinião final: É um livro para ser ler ao menos uma vez na vida

emi 03/07/2022

cinco minutos - josé de alencar
fui sem muita expectativa e gostei bastante. obrigada professor de língua portuguesa pelo presente tamo junto irmao

Kleber 28/06/2022

Um Amor Puro que sabe a Força que Tem!
Peço licença ao Djavan por parafrasear uma de suas canções mas nada define tão bem este livro do que este trecho de música.
José de Alencar com certeza acordou depois de uma noite enlouquecida de amor com a mulher amada, abriu a janela provavelmente portando uma caneca de café em sua mão, o sol ainda por raiar como linha fina que rompe o horizonte, o silêncio somente interrompido por alguns passarinhos que mesmo longe eram possíveis de se ouvir e pensou que tal se eu escrever um livro de amor sem precisar dizer um eu te amo?!
Daí singelamente adormecido no recanto das estrelas, nasce Cinco Minutos.
É uma história real que cruza a linha da fantasia ou talvez seja uma fantasia que adoraríamos que fosse real!
Eu me apaixonei por este livro aos meus 15 anos e agora com o dobro de idade percebo que posso ter perdido muita de coisa de lá pra cá, mas não o amor por este livro.
Recomendo a todos que queiram conhecer a escola literária Romântica em seu molde mais doce, puro e gentil. "Non ti scordar di me!"
Pedro 28/06/2022minha estante
Citou Djavan, então ganhou minha admiração:)
Excelente resenha, Kleber.

DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Kleber 28/06/2022minha estante
Rsrsrs Pedro esse livro me lembrou bastante essa canção do Djavan sobre do que um amor é capaz. E sim, Djavan é bom demais!

Kleber 28/06/2022minha estante
Obrigado Danilão!

Luiza 29/06/2022minha estante
Resenha convincente kakakskss vou ler

Kleber 29/06/2022minha estante
Kkkkk que bom Luiza, espero que leia e me diga depois o que achou... Rsrs

FefeNight 27/09/2022minha estante
Cinco minutos, livro do cara que, se apaixona no ônibus por uma mulher e persegue ela que matou um cavalo de cansaço , incomodou um veio que não dormia a dias kk

Talitha 15/11/2022minha estante
Como assim matou o cavalo? Aí desanima de ler

FefeNight 19/11/2022minha estante
É que de tanto ele correr com o cavalo ele, o cavalo morre, mas não leva isso a sério não

By a lady 12/05/2023minha estante
Você descreveu perfeitamente o que eu sinto por esse livro. Perfeito!

Vinny.Cristo 07/09/2023minha estante
Achei rushado

Deborah361 05/06/2024minha estante
Conseguiu retratar exatamente a mensagem q o livro passa

Julia 23/06/2022

"E deve saber que, quando se ama como eu amava, tem se o coração tão cheio de afeição, que espelha uma atmósfera de sentimento em torno de nós e inunda até os objetos inanimados, quanto mais as criaturas, ainda irracionais, que um momento se ligaram a nossa existência para a realização de um desejo."

ju_pinho 22/06/2022

As fanfics do sec 19
Esse livro é a maior fanficagem do mundo. O cara fica obcecado por uma mulher e nem sequer viu o rosto dela. A mulher ainda magicamente se recupera de sua doença incurável depois de um beijo.
"Oh! Quero viver!" afirma Carlota.

Duda.Righi 20/06/2022

Ganhou meu coração
Eu não gosto muito da literatura romântica, mas essa prosa de José de Alencar me ganhou, eu simplesmente adorei cada momento com esse livro.
É um livro pequeno de leitura rápida mas que vale muito apena! Não pude deixar de rir e sorrir em muitas partes! Além da inveja por essa idealização toda do amor na qual queria poder um dia vivenciar.
Com certeza é um livro que passarei a indicar, ainda mais aos que querem começar com a literatura!
(Ps: há uma forte relação que ele faz com o tempo no início e passa a ser desenvolvida aos pouco no longo da história e finaliza essa ideia no último momento traçando um entendimento imediato em nossa mente.. enfim, eu gostei).

J.D.A 17/06/2022

Romantismo na veia
Acho que posso dizer que esse é de fato um romance romântico, no sentido da escola literária e do gênero romance. Achei algumas partes meio melosas e dramáticas, mas entendo que é da época, afinal temos que considerar que é um livro do movimento Romantismo, do século XIX e ainda escrito por José de Alencar, o que justifica, ou pelo menos, explica muita coisa.

Gostei bastante, principalmente por não ser uma história muito longa. Apesar de terem algumas cenas arrastadas, cartas longas, não me importei muito, pois achei que ajudou a compor muito bem a ambientação do romance.

Não virou meu favorito, até porque romance não é meu gênero favorito, mas para quem procura uma leitura mais ágil e se entreter com algo mais ameno, doce, ele é perfeito.

Jucorujinha 14/06/2022

Li com uma amiga.
Lembro que depois das aulas.
Alguns dias nos reuniamos na casa de uma amiga para estudar.
E no nosso tempo livre lemos essa edição. Foi minha primeira leitura em conjunto sem ser com um membro da minha família.
Hoje, não me recordo da história, mas lembro que gostei da experiência e da história.

Leila Lisbôa 10/06/2022

Cinco minutos tem um gênero de leitura que não estou habituada, mas creio que consegui compreender o que foi contado nele. Apesar de curto, o conto conseguiu se tornar maçante, devido às várias mudanças de curso e as divagações descritivamente longas e constantes por parte de um personagem principal. Mas se me perguntarem se recomendaria a alguém, minha resposta seria sim, eu recomendaria. Talvez seja um livro interessante para aqueles que gostam desse tipo de romantismo, o que eu percebi não ser meu caso

luagmess 08/06/2022

O desabrochar da flor
Charlota. Que bela moça.
Neste conto de José de Alencar, temos algo novo: o ponto de vista da mulher. Ela é quem escreve, ela é quem ama em segredo.

Rose 02/06/2022

Li por conta da minha filha, um livro que eu tinha desde a época da escola, mas nunca tinha terminado e gostei muito.

Um livro de José de Alencar, trazendo dois contos: Cinco minutos e a Viuvinha.
Gostei mais do primeiro conto:Cinco minutos, que conta que por causa de um atraso de cinco minutos ele encontra o amor da vida dele.
Já em A viuvinha fala de uma moça linda de quinze anos que se casa e no mesmo dia fica viúva.Seu noivo descobriu que por causa de seus devaneios, gastou toda sua fortuna, não resiste e se suicida, mais o final é surpreendente, mais vou deixar vocês lerem e tirarem suas próprias conclusões.
Vale a pena lêr e se encantar com a nossa literatura popular brasileira.

Gabs 22/05/2022

N achei q eu fosse gostar não
É o segundo livro do José de Alencar que eu leio (o primeiro foi Senhora), e os dois foram pq meu professor de literatura mandou. Os dois em um período de um mês e pouquinho. Eu suspeito que ele goste um pouquinho da escrita dele, só suspeito

Eu comecei quase que chorando pq foi um certo sofrimento pra terminar Senhora, embora no final tenha sido mais legal doq eu esperava. Mas enfim, achei que esse fosse ser chato e pa, mas acabei lendo bem rápido e com interesse, sabe? Achei o começo bem ??????? pq tudo acontece de um jeito meio rápido e me fez achar que ia estragar completamente a experiência da leitura, mas levando em consideração a época em que se passa acaba ficando compreensível.

O José de Alencar tem um tipo de escrita que sla, ele gosta de fazer analogia cm tudo. Uma pena cai e ele passa o parágrafo comparando a pena com mulher. Às vezes irrita. Mas dessa vez acabou que não foi tão frequente, então eu gostei. Achei muito fofinho, recomendo