A coleção particular

A coleção particular Georges Perec

Resenhas - A Coleção Particular

Georgeton.Leal 24/08/2022

Enigmas artísticos e literários
"A Coleção Particular" é uma narrativa breve e curiosa, que deve ser lida sem muitas pausas. Sua trama prende a atenção do leitor por meio de interessantes perspectivas a respeito do acervo de quadros de um misterioso colecionador chamado Hermann Raffke, dando destaque especial a uma pintura extremamente enigmática que é o destaque dessa coleção. Apesar das descrições sobre os quadros (e suas aquisições) serem tediosas em certos momentos, Perec sabe guiar (e enganar) o leitor muito bem até a chegada da revelação final, quando ficamos a par do verdadeiro pivô que envolve a venda de todo catálogo do famigerado Raffke.
No conto "A Viagem de Inverno", temos também um mistério, só que desta vez, ligado ao mundo da literatura. O jovem professor Vincent Degräel encontra um livro de um obscuro escritor, cujo conteúdo teria sido supostamente plagiado de vários trechos memoráveis da literatura francesa do fim do século XIX. A grande questão é que tal livro seria anterior a qualquer uma daquelas famosas obras ditas originais, o que leva Degräel a investigar o caso.
Em ambas narrativas, Perec brinca com o leitor usando de vários recursos e mesclando diferentes gêneros, além de enriquecer o texto com muitos detalhes temáticos. O autor faz um jogo literário que exercita nossa compreensão ao mesmo tempo em que nos surpreende, fazendo desta uma experiência bastante peculiar de leitura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/11/enigmas-artisticos-e-literarios.html

Tháh 04/02/2021

Escrevi a resenha para a disciplina de Literatura Francesa na graduação de Letras, cujo enfoque da matéria era a "mise en abyme" (uma arte dentro de outra, nesse caso: artes plásticas dentro de uma obra literária).

A Coleção Particular, do autor Georges Perec, publicada em 1979, é uma novela inspirada nas galerias e coleções particulares de obras plásticas, onde retrata a coleção de quadros do colecionador Hermann Rafflek.

A narrativa é desenvolvida através da multiplicidade dos gêneros textuais, havendo um tipo de colagem de variados elementos, enriquecendo a narrativa e dando ao leitor sensações diversas conforme o desenvolvimento da leitura, como um catálogo de obras, noticias de jornais, resenhas de obras, tese acadêmica, enfim, diversos gêneros estão presentes na novela, cujo efeito é usado para divertir o leitor, dando-lhe outras dimensões da narrativa.

A novela relata uma exposição de obras, onde está exposto um quadro intitulado A Coleção Particular, pintado por Heinrich Kurtz, que retrata a coleção de Hermann, que também faz parte da obra artística, representado em um retrato com seus quadros, de modo que há um quadro dentro de outro quadro. Neste quadro, há pequenas mudanças das obras reais, meros detalhes, que entretém os visitantes numa espécie de jogo de sete erros.

Tal evento foi suficiente para o reconhecimento de Hermann como um grande colecionador, bem como tornar público o inventário de sua coleção. Em aproximadamente um ano após a exposição, Hermann falece, tendo sua coleção particular, já previamente sabida pelo público, posta em leilão.

O leilão é um fracasso, uma vez que não contou com algum dos quadros representados por Kurtz, sendo realizado um novo leilão quase dez anos depois. Nesse meio tempo, seus familiares organizaram uma autobiografia do colecionador, produzido através de notas de cadernos por ele deixado, narrando, inclusive, sua ida ao exterior para adquirir os quadros, descrevendo as ocasiões em que os comprava, suas impressões diante das obras, a minuciosidade com o qual escolhia, aconselhando-se com experts na área.

Assim, o segundo leilão foi um sucesso, contando com grandes colecionadores e peritos ligados ao ramo da arte. Divididos por escolas, o leilão ocorreu em três dias, rendendo boa recepção do público e proveitoso financeiramente. Após tamanho sucesso do leilão, alguns anos mais tarde, seu sobrinho, Humbert Refflek, contatara àqueles que adquiriam as obras da coleção particular de Hermann, informando para eles que todos os quadros são réplicas, produzidas pelo próprio sobrinho.

O motivo? A fim de vingar-se daqueles que integram a crítica artística, desmascarando especialistas, uma vez que, anos antes, fora passado para trás, tendo sido enganado ao adquirir por uma boa quantia de dinheiro, induzido por um especialista, obras falsas ou destituídas de valor. Assim, passou a planejar minuciosamente a trama, prevendo o desfecho após sua morte e expondo tais especialistas.

Perec encerra sua novela narrando que, evidentemente, ao submeter tais obras à análise, foi constatada que eram realmente falsos. Mas, talvez não mais que a própria narrativa...

Monique @librioteca 05/01/2019

A primeira vez que escutei falar sobre Georges Perec foi através de uma indicação que recebi, logo após ler ‘A Espuma dos Dias’, do francês Boris Vian, um livro fantasioso, uma verdadeira festa da linguagem, que conta a história de um homem que se casa com uma mulher que desenvolve uma doença que só pode ser tratada rodeando-a de flores. Imagine!!

Então, após essa leitura, veio a indicação do Perec como um escritor que também trabalha com uma veia metalinguística nos seus livros. Deste modo, garimpei esse livrinho, publicado pela finada Cosac, como introdução ao estilo do autor (que tem como livro mais famoso o ‘A Vida Modo de Usar’). Importante dizer que além da breve história principal, o livreto traz um conto intitulado ‘A Viagem de Inverno’, e esses foram os últimos dois textos do escritor francês.

Bem, falando do livro... adorei. Esse é um livro diferente que traz uma narrativa curiosa e enigmática, num jogo que prende a atenção e surpreende. Leitura curta, rápida e bem ‘fora da caixinha’ que valeu à pena. Já quero ler mais do autor...

Fabio Henrique 06/11/2017

Criativo e rico na imaginação dos detalhes.

Certamente um texto que, apesar de curto, exigiu muita atenção de seu autor.

Marker 12/03/2017

Às vezes acontece de um texto ter um peso e construção tão minuciosas e particulares, que o caráter anedótico que ele eventualmente demonstra acaba por se justificar. Explicando: A Coleção Particular é uma novela dificílima de aguentar. Revolvendo em torno da coleção de pinturas de um grande entusiasta de arte, Perec usa um sem número de listas, inventários e descrições de telas e artistas ao ponto de se tornar enervante, mas tudo se justifica no parágrafo final. Há quem diga se tratar de uma grande piada, mas escrever com tal virtuosismo não é brincadeira. Para quem ler na edição da Cosac, o conto que acompanha a novela parece esclarecer muitas das questões que ela propõe. Imperdível.

Joana 01/05/2015

Bem, A Coleção Particular é, mais ou menos (e simplificando bastante mesmo), como uma novela que se parece com um longa anedota erudita (imensa anedota erudita, na verdade). Daquelas em que você só vai rir (ou sorrir, depende) nas últimas linhas. De todo modo vale a pena conhecer através deste livro fino - em vez de uma obra com muitas páginas - a escrita de Georges Perec

jota 03/04/2015

Muito particular
O livro de Perec não é uma novela; contém dois contos (ou uma novela e um conto). A Coleção Particular é sobre pintura, uma coleção particular de quadros. O outro, com apenas oito páginas é sobre literatura e tem o título de A Viagem de Inverno.

A Coleção Particular parece um catálogo de exposição de um grande pintor, mais é bem mais do que isso, claro. Começa interessante, depois se torna enumerativo e tedioso e no final tem uma surpresa para o leitor.

A Viagem de Inverno, digamos assim que seja bem mais interessante como narrativa e ainda tem a vantagem de ser curto.

Revelar mais do que dizer que os dois são ironias literárias de Perec seria entregar o conteúdo de ambos, as surpresas que o autor nos revela ao final de cada um. De início elas pareciam mais promissoras.

Ah, sim: dê uma boa olhada na capa (frente e traseira), compare as ilustrações e talvez possa ter uma ideia do que lhe espera lá dentro do livro.

Lido em 10/01/2015.