A Morte de Ivan Ilitch (eBook)

A Morte de Ivan Ilitch (eBook) Leon Tolstói




Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch


4846 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucasrevoredoleal 17/05/2024

Um lembrete sobre a vida e morte.
Existem livros que marcam e outros que precisam ser revisitados para captarmos mais algo que despercebemos. Pra mim essa obra se encaixa nesses dois.

Não por ser difícil de ser compreendida, mas ?A Morte de Ivan Ilitch? toca sobre um tema crucial de nossas vidas : o fato de que vamos morrer. E disso vem a pergunta: estamos realmente vivendo da forma certa ou estamos em um teatro (uma farsa e imersos em futilidades) que nos oculta da vida propriamente dita (a verdadeira)?

De um modo ou outro, só irá perceber e entender do que estou falando quem tiver a oportunidade de ler essa história.
Irei revisitá-la em breve.
comentários(0)comente



marfv15 17/05/2024

Reflexões pertinentes
Em pensamentos frequentes sobre a morte e buscando títulos pra ler, encontrei essa obra de tolstói! é uma história muito impactante e traz questionamentos muito importantes também relacionados às nossas construções sociais sobre materialidade. com certeza é uma leitura que irei repetir futuramente.
comentários(0)comente



livia:) 16/05/2024

não consegui parar de ler
Eu quando o Ivan Ilitch morre em a Morte de Ivan Ilitch ??????????????????????????
comentários(0)comente



Joaquim 16/05/2024

Apesar de ser um livro curto, a morte de Ivan Ilitch trás reflexões profundas sobre a morte, mas também sobre a vida.
O que é o certo?
Como eu sei que a maneira na qual estou vivendo é a correta?
Se não estou acertando, como reverter a situação?
Existe realmente vida após a morte?
Esses e outros questionamentos fazem o livro ser especial, como o toque de um empurrão para usufruir o dom da vida com excelência e não com a falsidade que rodeou Ilitch até o seu falecimento.
comentários(0)comente



Marih 16/05/2024

Gostei mto, traz várias reflexões sobre o sentido da vida e sobre como a morte e a enfermidade é repentina.
comentários(0)comente



zezinhaaa 16/05/2024

"sempre a dor, sempre a angústia, é sempre o mesmo."
Quando a vida não é mais vida.

"Não pode ser. A vida não pode ser assim sem sentido, asquerosa. E se ela foi realmente tão asquerosa e sem sentido, neste caso, para quê morrer, e ainda morrer sofrendo? Alguma coisa não está certa."

"A morte acabou - não existe mais."
J. Silva 16/05/2024minha estante
?????




evee3 16/05/2024

Ivan Ilitch bem-vindo ao gigante
Esperei algo um pouco maior, talvez na sua época tenha sido bem mais significativo. Mas é bom.

Me fez lembrar que quando eu era criança tive muitas crises, lembro do desespero toda vez que me dava conta que minha mãe um dia ia morrer, que eu também ia e como era difícil desviar desse pensamento.
(Dormi até os 13 anos na cama da minha mãe por isso)

Tava pra escrever mais um comentário mas confesso que tô com preguiça?
comentários(0)comente



Catarina 16/05/2024

Fui ler esse livro com uma certa expectativa de que seria muito bom, mas acabei não curtindo tanto assim. A leitura foi bem arrastada porque achei bem tedioso no início, mas ele traz uma reflexão muito boa sobre como percebemos a vida apenas à beira da morte. A aceitação da morte por Ivan é algo muito bem narrado e pesado. Mas no geral é um livro que achei razoável.
comentários(0)comente



Matheus656 15/05/2024

Obra-prima! Clássico! Que livro bom. Para quem gosta de clássico, esse é um dos melhores. Tolstói é um dos maiores.
comentários(0)comente



elizamaraverissimo 15/05/2024

Apesar de se tratar de um livro curto, A Morte de Ivan Ilitch foi uma leitura demorada em razão da rotina, mas em nenhum momento chegou a ser uma leitura cansativa, acredito que me fez apreciar melhor a obra e entender melhor a vida de Ivan Ilitch. No final, durante os momentos de questionamento de Ivan Ilitch em relação a Deus, me lembrei de Tolstói em Uma Confissão, o que assemelha um pouco os livros em relação desse questionamento de fé.
comentários(0)comente



lua 15/05/2024

Por razões externas, demorei horrores pra ler esse, mas não me arrependo. é uma leitura interessante e pode ser muito tocante para algumas pessoas.
ele é uma versão remixada e russa de o retrato de dorian gray e o declínio de um homem, sendo mais parecido com dorian gray, já que ivan ilitch se deixa levar completamente pelos parâmetros sociais que deve seguir e passar sua vida inteira vivendo pela construção de seu ego.
comentários(0)comente



D. R. Guindani 14/05/2024

Quando li a sinopse criei muita expectativa para moral deste livro, mas acabou sendo genérica.
É interessante acompanhar o processo de aceitação da própria morte, mas a leitura é um pouco cansativa, com parágrafos gigantescos de mais de uma página. Além dos nomes russos impronunciáveis e repetitivos.
A reflexão sobre a leitura é boa, mas poderia ser melhor.
Possui quatro estrelas em minha avaliação, pois prendeu a minha atenção.

"Não pode ser que a vida seja tão sem sentido e repugnante. E se ela for assim tão repugnante e sem sentido, por que então morrer, e morrer sofrendo?"
comentários(0)comente



Phil.Surniche 13/05/2024

Essa edição trás três romances/novelas de Tolstoi. Para quem nunca tinha lido nada do autor, como eu, é otimo para iniciar na literatura russa.

Após a leitura, cheguei a uma conclusão: Todas elas orbitam a questão da angústia humana.

O primeiro romance, que leva o nome do livro (A morte de Ivan Ilitch), trata sobre a angústia da morte.
O segundo romance, (A Sonata a Kreutzer) fala sobre a angústia do casamento, dos ciúmes e da traição. Já o terceiro (Padre Sergio), retrata acerca da angústia da tentação e da fé...

Os livros são curtos e muito bons.
Acho que eles te preparam para obras maiores do autor.
comentários(0)comente



Mariely.Carreira 13/05/2024

Tocante, comovente e cheio de surpresas
Ler esse livro foi o maior acerto que fiz. Quando vi tantas pessoas falando sobre ele, quis ler para tirar minhas conclusões, afinal, fiquei curiosa. Ao concluir a leitura, percebi que se trata de uma obra que muda nossa vida.

A narrativa começa já no velório de Ivan Ilitch. E no velório, percebemos, não o sofrer das pessoas em perdê-lo, mas sim, o desconforto das pessoas em saber como será agora sem ele. A esposa está preocupada com a parte financeira e os colegas de profissão estão preocupados em saber quem vai ocupar o posto deixado por ele.

O livro traz uma reflexão sobre aquilo que estamos fazendo da nossa vida. Quando Ivan começa a pensar em sua vida e tudo que viveu, ele vai se perguntando o que fez de errado, se soube viver ou se somente sobreviveu. Com ele, vamos pensando sobre nossas atitudes. O que estamos fazendo da nossa vida, o que estamos fazendo com aqueles pessoas que convivem conosco. Será que estamos buscando felicidade, ou somente estamos buscando sobreviver?


Um livro sobre a vida e o modo de viver, e a morte, e o tão desesperador medo de morrer sozinho. Os últimos momentos de Ivan ilitch são sufocantes, a doença o toma de vez e a solidão ainda mais. E isso nos faz pensar: as pessoas se afastaram dele ou simplesmente ele fechou portas e janelas do seu coração e não deixou ninguém entrar de verdade?

Se você gosta de livros tocantes, leia. E se não gosta, leia também, só pra mergulhar em um clássico russo
comentários(0)comente



4846 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |