A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Maria 23/06/2024

Incisivo
A leitura demonstra um aspecto que infelizmente é muito sobrecarregado para cada um existente em um corpo social: aparência e sucesso.

Coloca-se ainda o constante julgamento alheio sobre sua vida, fazendo do indivíduo viver incessantemente na busca por aprovações.

Gustavo195 23/06/2024

Triste
Triste, incrivelmente Triste. O final me deixou bastante reflexivo a respeito da vida e da morte. Sinceramente, era pra ser uma leitura obrigatória para qualquer pessoa, sensacional. Sem igual

Daniele591 23/06/2024

Leitura rápida que quis fazer porque tô na pira agora de começar a ler os autores clássicos russos. Não tem uma linguagem muito difícil, mas o tema em si - algo bem vida e morte, arrependimentos e aparências - acaba que é mais denso de digerir. Primeira vez que li algo desse autor e gostei!

sarah 22/06/2024

Esse livro explica claramente a frase "o que conteceu com ele é impossível acontecer comigo" é tudo mentira. a morte será o destino final para todos.

os pensamentos do ivan, questionando a si mesmo sobre as incertezas, se a sua vida foi vivida o suficiente. ele encarou a insignificância de seus anos anteriores, tudo aquilo tinha sido para quê? toda a busca por reputação e as escolhas com base em opiniões externas.

livro curto e intenso. não o achei extraordinário, porém clássico é um clássico!

Marcos 22/06/2024

achei uma leitura positiva na sua maioridade mas maçantes em alguns momentos também, Acho que só não era minha expectativa de livro que mudo o curso da sua vida e te faz repensar sua ideologia mas não foi de todo mal.

"Talvez eu não tenha vivido como é preciso

leituracibele 22/06/2024

Minha leitura prejudicou a avaliação
Me dá uma dor no coração avaliar um clássico com apenas 4 estrelas ?
Mas realmente, pra mim, a leitura não fluiu. Foi uma leitura pesada, e não porque o livro seja assim, mas porque eu precisava ler pra faculdade e isso fez com que eu fizesse com pressa, consequentemente não consegui sentir as emoções propostas no livro
E foi isso!
Agora faltam apenas 4 pra 100 livros.

andy_Pendiuk 21/06/2024

A Morte de Ivan Ilitch
O livro é muito bom e bem escrito, a leitura flui muito bem. Acho que eu tinha criado uma expectativa de que o livro seria diferente, mas de qualquer forma acabei gostando mesmo assim.

O autor trás reflexões sobre a morte que são bem interessantes. Estamos vivendo ou apenas sobrevivendo? Damos valor ao que temos e aqueles que amamos? A vida que levamos nos deixará satisfeitos no derradeiro fim? Escolhemos bem nossos amigos? Vale a pena todas as horas que dedicamos ao trabalho?

Em seus últimos momentos, Ivan pensa muito sobre o sentido da vida e como na infância foi a última vez que sentira alegria. Talvez a vida não tenha sentido mesmo e o melhor que possamos fazer é tentar manter acesa aquela pequena chama da infância.

Apesar de não ser a intenção original do autor, o livro me fez pensar muito sobre a masculinidade, como Ivan Ilitch em seus últimos momentos temia demonstrar fraqueza e pedir ajuda de seus entes queridos, e como dedicou sua vida ao trabalho para prover à família.

"E tinha que viver assim, à beira da morte, sozinho, sem ninguém que o compreendesse e tivesse pena dele."

Gostei de ter lido mesmo não sendo o que eu esperava e é um ótimo livro para refletir após a leitura. Na minha opinião, Tolstói escreveu muito bem sobre um assunto muito abstrato e incompreendido. Depois de tantos anos como juiz, Ivan Ilitch foi por fim, juiz de sua própria vida, repassando em sua mente todos seus feitos e se arrependendo da maioria deles, se sentindo realmente vivo apenas no fim, ao perdoar sua esposa e filhos.

"o próprio fato da morte de um conhecido próximo despertou em todos que ficaram sabendo dela, como sempre, uma sensação de alegria por ter morrido o outro, e não eles."

João Pedro 20/06/2024

A breviedade da vida
?Quanto mais voltava para trás, mais vida havia. Havia igualmente mais bondade na existência e mais vida propriamente, também.?

Esse foi meu primeiro contato com o autor e acredito que não poderia ter escolhido melhor.
Dor, esperança, arrependimentos, ódio, melancolia - esses e muitos outros elementos que vão nos levando pra atmosfera de um homem moribundo, desde antes de descobrir sua doença até sua morte agonizante.
Além do sofrimento do protagonista o autor nos mostra a reação das pessoas em volta de Ivan ilitch e nos leva a mais uma reflexão sobre a breviedade da vida
Quanto mais próxima a inevitável morte se aproxima, mais Ivan ilitch repensa toda sua existência.
Será que viveu?
Será que existe um jeito certo?
Será que a vida de Ivan ilitch, compensou toda dor e todo sofrimento que o esperava no fim?
A escrita de tolstói me agradou inteiramente, depois do real contato fica impossível não querer ler tudo do autor.

Nena Flores 19/06/2024

A Morte :(
A Morte De Ivan Ilitch é uma obra sensacional, da literatura russa, que contra a história de Ivan um burocrata russo, que misteriosamente é acometido com uma doença que vai minando sua vida aos poucos, e com o decorrer dos dias você ver o sofrimento, tristeza e melancolia de Ivan, amigos e família sofrem por causa da sua doença, com um final de bem poéticos, vale a pena essa leitura leiam.
Cleber 21/06/2024minha estante
Gostei muito tbm

Hobbit na Toca 19/06/2024

Vou ler tudo do autor
Foi meu primeiro contato com o escritor e fui surpreendida. O livro aborda um tema que é sensível e ao m4smo tempo pesado tanto quanto é necessário.
Não tem como sair dessa leitura e não tirar um tempo pata refletir sobre a vida e sobre a morte. Eu sei que vou refletor durante dias.

Manu 19/06/2024

- ?E o que será se realmente toda a minha vida, a minha vida consciente, tiver sido ?outra coisa??

Lety Valadares 19/06/2024

Uma história curta que me impactou demais! Vale muito a pena
O livro conta a história de Ivan Ilitch, um juiz de classe média na Rússia, que vive uma vida superficial e preocupada apenas com a busca por status social e conforto material. No entanto, tudo muda quando ele é diagnosticado com uma doença terminal. A partir desse momento, Ivan Ilitch começa a refletir sobre sua existência vazia e superficial, confrontando sua própria mortalidade e buscando significado em sua vida.

Hellen Martins 19/06/2024

E a vida? Qual o sentido dela diante da morte?
Nesse livro o Tolstói traz uma discussão muito boa e realista sobre a morte. A agonia ou alívio de enfim morrer. Mas e qual o sentido de todo esse sofrimento? Será que vivemos "certo"? Será que valeu a pena? Mas por quê? Por que de tudo isso? São questionamentos que o livro aborda e nos faz refletir também.

Quem já perdeu alguém dessa forma angustiante deve se perguntar a mesma coisa e não existe resposta que aplaque essa agonia. No fim, tudo que sabemos é que uma hora acaba e o alívio enfim chega. Mas o porquê, o porquê permanece, o porquê não se explica. Será que um dia descobriremos?

Existe alguma forma de viver a vida na qual faz sentido quando nossa hora chegar? Teremos boas memórias no fim? O que restará? Terá valido a pena?