A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Zeno.Carneiro 16/06/2024

Tenho uma dificuldade enorme de engatar em literatura russa, parece tão distante monótono- até deixar de ser, e eu entender porque são considerados clássicos. Que força há em ler ?a crueldade dos homens, a crueldade de deus, a ausência de deus?.

mylena97 16/06/2024

"? A morte acabou, não existe mais."
Esse livro me fez refletir sobre as influências da sociedade na nossa vida, isso seja em 1886 ou em 2024, em que por convenção é decidido que o sinônimo de uma vida feliz é um emprego bem sucedido, com boa remuneração, uma esposa, casa bonita e coisas do tipo. No fim, tudo que fazemos é para alcançar a felicidade, mas será que podemos? Ivan fez tudo que deveria ser feito, e morreu infeliz, admitindo que o momento que de fato era feliz, era na infância. Acredito que todo jovem ou adulto concorde com ele atualmente (ou deveria), porque é o tempo que costuma ser leve, que o pouco te faz feliz e o sentimento de se encantar com a vida é presente e puro.
Posso concluir do meu primeiro contato com a literatura russa que, essa obra possui uma escrita muito fácil, com ideias muito simples e construtivas.

Lougas_lelope 16/06/2024

Estou vivendo de forma certa??
Foi a minha primeira experiência com literatura russa. Fiquei impressionada com a obra, no início não sabia muito oq esperar. O livro traz uma reflexão incrível sobre a forma em que vivemos a vida e se existe uma maneira certa. Muitas vezes pensamos que o fato de ter um emprego e um casamento é a chave para felicidade absoluta, mas podemos ter isso e continuarmos entediados ou com a falsa felicidade. A vida vale a pena ser vivida.

dhayjully 16/06/2024

A vida leve e agradável.
O início da narrativa é leve, e nos mostra um pouquinho das decisões do Ivan e por quais razões foram feitas, com o objetivo de ter uma vida leve e agradável bem vista aos olhos dos outros.

Quando chega os últimos dias de vida, nos quais ele já perdeu as esperanças de continuar vivo - apesar de querer muito viver - ele começa a pensar que a vida dele talvez não tivesse sido leve e agradável, começa a repensar as suas escolhas, e começa a pensar que talvez só a sua infância tenha sido leve e agradável.

O que me pegou muito e me deixou muito reflexiva, é que sempre fazemos nossas escolhas pensando no que a sociedade vai pensar ou o que os outros vão pensar da gente e das nossas escolhas. Mas será que no final das nossas vidas, as nossas escolhas baseadas nas opiniões dos outros, terá valido a pena? Terá nos trazido uma vida leve e agradável?

Amei a descrição de como a dor emocional dói mais do que a dor física, a dúvida de suas escolhas, as emoções por não querer morrer, e a paz do final.

Leopoldo.Reisner 16/06/2024

Efemeridade de uma vida vivida ou não
A narrativa começa leve. Após a descoberta de sua futura morte, tudo começa a angustiar.
Ver sua vida passando diante dos olhos e perceber que talvez não tenha vivido tão bem é doloroso.
Narrativa que faz refletir.

naoeumaresenha 15/06/2024

Primeiro livro russo que consigo finalizar!

me diverti muito com o começo do livro, as ironias e realidades das falas dos personagens são o ponto central da história. além do personagem do próprio ivan ilitch, que narrado na terceira pessoa fica mais interessante pois vemos a insignificância com que se construiu sua vida até morrer.

madu 15/06/2024

A agonia de cada capítulo é ensurdecedora. você dedica tanto tempo, praticamente toda sua vida, para criar uma máscara da qual as pessoas irão admirar e invejar. e no final, isso tudo faz sua vida valer a pena, torna ela digna de ser vivida? a imagem que você performou para as pessoas torna toda a sua dor menos angustiante?
ivan ilitch descobriu que não.

haruurane 14/06/2024

?não existirei mais, o que existirá então??
?a morte acabou, não existe mais?
crise existencial bateu forte quando acabei esse livro, as reflexões sobre a brevidade da vida e da libertação na morte, embora óbvias, são coisas surpreendes e cativantes de ser acompanhar pela perspectiva desse homem.

Emanuel231 14/06/2024

"À beira da morte, sozinho, sem ninguém que o compreendesse"
Iniciando com a morte do personagem Ivan Ilitch e depois acompanhando como foi a vida do mesmo até o momento de sua morte tão lenta e dolorosa, em que o mesmo através da dor vive uma autodescoberta de si mesmo... Admito que já era um livro que eu estava na espera pra ler e já sabia que ia gostar, mas não imaginava que ia gostar tanto. A escrita impecável desse livro me fez sentir e entender cada fase do Ivan Ilitch, toda sua necessidade de alcançar reconhecimento na vida e deixando o lado humano de lado para apenas viver no automático com decisões que nem mesmo eram de sua vontade... Até suas dores, angústias, revoltas e agonias quando se vê como alguém que irá morrer e se recusando a aceitar isso. Uma escrita que irá nos mostrar cada faceta de um homem que em seu inconsciente entende que irá morrer e só queria não se sentir só em seus momentos finais enquanto passa a ser visto antes mesmo de morrer como um morto pela visão da família, sendo tratado com abandono... E em seu consciente diversas vezes de forma momentânea se agarra a falsas esperanças e mentiras, até sua final conclusão em que são entendidos os arrependimentos de uma vida que não foi vivida. Dessa forma, Através da morte de Ivan Ilitch podemos morrer pela primeira vez, e a segunda sendo nossa própria morte...

Maria19136 13/06/2024

Um livro que faz refletir sobre vida, morte, família. A existência e tudo que diz respeito a partir, quem realmente temos. Leitura rápida e fluida.
O autor leva a narrativa de forma a nos envolver com o fim da vida de Ivan, seu sofrimento e sua jornada até o momento de sua morte.

madzz 12/06/2024

Ok
Terminei, mas não sei o que falar. a experiência de ler é boa, é bem mórbido - óbvio, o título deixa isso claro - acho que se eu tivesse lido em outro momento faria mais sentido, mas hoje foi só uma tentativa chata de sair da zona de conforto.

Ugraita 12/06/2024

Em "A morte de Ivan Ilitch" Tolstói mais uma vez descreve com precisão as experiências humanas na terra. Nessa novela de capítulos curtos, exploramos as dúvidas e os medos de um moribundo em seus últimos dias.
Senti certa dificuldade para engatar a leitura, tudo começa com o personagem principal já falecido, mas depois Tolstói nos leva em uma viagem pela vida de Ivan Ilitch seus pais, emprego, família, até a sua fatídica doença.