A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

bela 26/04/2024

A morte de Ivan Ilitch
Ivan Ilitch era um homem, com uma família - um casamento ruim, filhos ok e a única coisa que gostava era do trabalho.
ao receber a notícia de que estava doente, ele ingressou nessa jornada da morte, sofreu muito fisicamente mas a dor maior era dos seus pensamentos e memórias que tinha em seu divã.

a escrita de Tolstói foi muito marcante pra mim, esse livro me curou da ressaca literária que eu estava tendo há muitos meses. Agora oque me impressionou foi o final! nunca esquecerei esse final!
extremamente bem escrito, a angústia, a dor, a raiva.. tudo ao máximo
esta novela nos torna mais inteligentes e mais humanos. um clássico é um clássico por um motivo, e hoje eu sei porque ?a morte de ivan ilitch? se tornou um livro importante na história de Tolstói, e agora na minha.

sam (?) 25/04/2024

Tolstói...
Para mim, foi uma ótima introdução do Tolstói, achei uma leitura muito fluída e organizada. Um livrinho curto porém bastante forte.
Ivan Ilitch evidentemente teve a morte, mas ele sequer teve uma vida? e se teve, foi a vida que ele desejara e almejara, e da qual pôde ter um fim lógico, um fim que apenas termina uma vida assim como se terminam todas as coisas, ou ele apenas foi interrompido injustamente em todos os seus grandes planos que tinha em Terra?
Pretendo ler outros do autor.

Beatriz.Moreira 24/04/2024

Atualizando o skoob depois de anos
Ansiosa todos os dias, me fez aquietar meus passos. Não sei se seria um alívio, talvez saiba, bater com alguma parte do meu corpo em algum lugar e ser consumida por isso

Ruliana0 24/04/2024

?Procurou seu antigo medo da morte e não o encontrou. ?Onde está? Que morte?? Não havia medo porque também não havia morte.?

wuthringheights 24/04/2024

Procurou seu habitual medo da morte e não o encontrou.
é curioso como o ivan ilitch desde seu nascimento estava envolto em um véu de previsibilidade. um homem estudado, que tinha um bom emprego, encontra uma mulher para enfim começar a posicionar os tijolos de uma família, mesmo que seus herdeiros e a própria esposa não fossem verdadeiramente amáveis com ele. no fim, podemos dizer que ele era até um pouco medíocre, vivendo mais pelos outros do que por ele mesmo. mas acho que a minha interpretação pode estar curvada. é um livro interessante, a escrita achei até que tranquila, esperava algo bem pior. será que tanko anna karenina?

ð© ð 24/04/2024

Não havia morte, havia luz.
Será q vivi a vida toda errado?

Filosofia de Kant.

É um livro de difícil leitura, tive q usar o audiobook junto

Não me arrependo, é um livro bom, realmente interessante

No começo do livro vc já sabe oq vai acontecer, ett não tem mtas novidades, é realmente uma filosofia

O Ivan desperta raiva em certos momentos, seu jeito ranzinza, mas uma forma de identificação, dó de vê ele se isolando e morrendo sozinho, mentalmente só.

Ele não soube viver, muito menos morrer

Mas é bonito a aceitação dele, se entregando a morte, encontrando nela a verdadeira paz, a felicidade q ele não teve em vida.

A angústia q da, ao vê q ele percebeu q sua vida foi desperdiçada tarde de mais

com foco no sentido da vida e da finalidade nas relações interpessoais, numa
aproximação com o pensamento de Immanuel Kant.

O sentimento q ele tinha em relação a família dele para com ele depois de doente me lembrou mto do Gregor samsa (metamorfose de franz kafka)

Kant
entende que a moralidade não pode depender de condições empíricas, como desejos,
interesses, vontades, preferências, pois as pessoas podem mudar, já que são variáveis e
contingentes ? não se prestando a servir como base para princípios morais universais ?
como direitos humanos. Enfim, nossos desejos não servem como base para a
moralidade, pois um homem feliz não significa um homem justo.

Kant lança mão da ?pura
razão prática? para alcançar o supremo princípio da moralidade. Essa pura razão prática
tem relação com a razão humana e a capacidade de liberdade

anecxavier 24/04/2024

"a morte de ivan ilitch" é uma perspectiva
da vida a partir da óptica da morte.

ler literatura russa é sempre uma *experiência*. sou meio suspeita pra falar sobre o assunto, mas esse livro teve um significado especial pra mim.
me identifiquei muito com as divagações do Ivan e li a história em dois dias, porque achei a narrativa muuito fluida e prazerosa.

(ps.: a crise existencial pós-leitura é certa)

rafa.dalmolin 22/04/2024

Morreu já
O objetivo desse livro com certeza vai te fazer refletir sobre o significado da vida e o medo da morte. O protagonista, Ivan Ilitch, é um burocrata que leva uma vida de maneira muito superficial e vazia, preocupado apenas com a imagem social e o sucesso profissional. Acredito que falta de personagens cativantes e queridos com certeza foi escolha consciente do autor para destacar a solidão e o vazio existencial de Ivan, Tolstoi faz a gente sentir compaixão de um personagem que a gente nem gosta.

Capitão Peixoto 21/04/2024

Uma Reflexão Profunda sobre a Vida e a Morte
Uma obra-prima do Tolstói, mergulha profundamente na essência da vida e confronta o leitor com a inevitabilidade da morte.

Embora o tema central seja sombrio, Tolstói consegue infundir a narrativa com momentos de beleza e redenção, oferecendo uma visão esperançosa mesmo diante da morte iminente.

A morte de Ivan Ilitch é uma leitura essencial!

Gustavo616 21/04/2024

Duas certezas: Vida e Morte
Este livro nos faz refletir sobre a vida em um dos poucos momentos em que ela pode ser contemplada de maneira ampla e concreta: diante da morte.

'Estou vivendo corretamente?' é uma pergunta que ecoa em nossas mentes. Mas, afinal, o que é 'viver corretamente'? Diferentemente de Ivan Ilitch, que se depara com essas questões no crepúsculo de sua existência, ainda temos a oportunidade de mudar.

car1osfe1ipe 21/04/2024

A morte de Ivan Ilitch
Um livro angustiante, que nos faz refletir sobre a vida e morre. ?Chorou por seu desamparo, por sua terrível solidão, pela crueldade das pessoas, pela crueldade de Deus, pela ausência de Deus.?

Claudia164 20/04/2024

Aceitação
A dificuldade do homem em lidar com certas coisas (autocrítica) se torna um sofrimento e nos torna amargos
nos como seres humanos pensantes e racionais achamos que somos de alguma forma superiores e buscamos status porém tudo pode gradualmente se perder literalmente do nada
nada consegue aliviar nosso sofrimento e o misterioso sentimento de fracasso
ficamos desesperados quando a verdadeira natureza da vida é mostrada
O livro tem uma visão única e tem vários estágios sobre a doença humana e a morte, também tem uma perspectiva surreal de como não importa tudo o que você faça vc vai morrer e tudo acabará

?Sem serviços, Ivani sentiu, pela primeira vez, não apenas tédio como também uma angústia insuportável. ?

?Ivan Ilitch ficou sozinho com a consciência de que sua vida era envenenada e estava envenenando a vida dos outros, e o veneno não estava enfraquecendo, mas, sim, penetrando cada vez mais em toda sua existência.?

?Era preciso viver assim, à beira da ruína, sem nenhuma pessoa que o compreendesse nem sentisse pena dele?

?Eu não existirei, então, o que existirá? não existirá nada.?

A raiva o sufocava

É assim, não há motivo. Não há nada além disso. ;)

Lilian 20/04/2024

Sensacional
Sensacional! Narrativa curta e rápida, daquelas que você não consegue parar de ler, apesar do tema mais profundo e pesado. A obra faz com que se reflita a perspectiva sobre a vida e nossas relações. Não acho que estejamos falando somente de propósito ou apenas aparências, mas sim do que, de fato, é viver. Relações superficiais, materialismo, coisas que de alguma forma rejeitamos, mas ao mesmo tempo nos atrai pela sensação de falso poder ou mesmo agradabilidade. Tudo isso é explorado de uma forma extremamente acessível e perspicaz. Não é a toa que é considerado um dos grandes clássicos da literatura russa!