A Morte de Ivan Ilitch

A Morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Levovitch 31/05/2024

Nos acompanhamos o processo da morte de Ivan Ilitch, um homem, comum, que teve uma vida comum, sem nada grandioso. Nos vemos sua morte por seus olhos e pela visão daqueles que são próximos a ele, e como nem todos lamentaram sua morte. O livro nos faz refletir sobre a morte, nosso destino, nossa simples e fula existência, e como desejaríamos ter vivido, e não somente existido.

lacklusterstarchild 31/05/2024

RIP Ilitch
Com a morte de Ivan Ilitch, fiz a coisa racional e comecei a pensei em como vivi a minha vida com a dele em paralelo, como se de alguma forma estivesse me esquivando de um fim similar. Mando um aviso no caso de obter êxito.

Tolstói constrói uma crítica mordaz às aspirações de uma classe média movida pelas forças externas do « vivre comme il faut » que, ao fazê-lo, morre-se metaforicamente de imediato. Assim, Ivan Ilitch ressuscita ao tornar-se moribundo, ao padecer não somente por si mesmo como pelos que sofrem a sua volta. Não possui mais a opção de manter-se indiferente porque percebe que o fim está próximo.

Essa interpretação implora a pergunta: estaria qualquer um de nós vivos?

arrobasamara 31/05/2024

Demorei alguns dias pra absorver esse leitura (terminei semana passada) apesar de menos de cem páginas foi bem marcante pra mim.
Muitas das questões do personagem são minhas também. Por que tanto horror? Por que tanto sofrimento? Por estar aqui? Por que a vida? Por que a morte?

Ivan teve uma vida simples, comum, medíocre, sem grandes conexões, até a causa de sua morte foi algo banal.
É muito angustiante ver os amigos dele que estão mais preocupados com o cargo que irá ficar vago, a viúva com o dinheiro que conseguirá, a filha com o próprio casamento que está por vir. Acredito que seja quase impossível terminar essa leitura sem uma crise existencial, pensar o sentido de tudo, refletir sobre as motivações das coisas que você faz, sobre quem você mantém na sua vida, sobre a sua vida.
Muitos falam sobre não ser a Macabéa de Clarice, eu penso mais em não ser o Ivan Ilitch de Tolstói.

"Eu não existirei mais, o que existirá então? Não existirá nada. Onde estarei então, quando não existir mais?..."

Adnerbnob 31/05/2024

Uma vida vazia, uma morte agoniante.
Impossível não se questionar sobre a própria vida, e se está vivendo "certo", lendo as lamúrias de Ivan no leito de morte.
Eu fiquei olhando pro teto quando terminei a leitura, é como sentir na pele toda angústia.
jupisol 01/06/2024minha estante
quero muito ler esse

isra 30/05/2024

Decepção
Você sofre junto com Ivan Ilitch, de fato. Mas é difícil distinguir se o sofrimento é porque o livro é bem escrito e mostra o pré-morte de uma forma muito visceral, ou se porquê a espera pelo fim da história é agoniante da mesma forma.

VitAria540 30/05/2024

Skol Beats caipirinha numa mão e Literatura Russa na outra
Meu primeiro livro de literatura russa, me surpreendeu bastante porque achei que a leitura seria mais difícil, mas pelo contrário, é bem fluida e tranquila. Fiquei completamente imersa na história, na forma como Ivan encara a sua morte que chega, seu sofrimento e como reage diante das coisas e pessoas me fez refletir bastante. Definitivamente lerei outros livros do Tolstói, me ganhou fácil.

Luiza3392 29/05/2024

De fato nos faz refletir sobre a morte e, sobretudo, sobre a vida. Sensível e angustiante. Um real retrato das pessoas.

Carlos531 29/05/2024

"Viver - eu quero viver"
Outro livro que eu não me arrependo de ter lido na fase adulta da vida. Tostoi apensar de falar sobre Ivan, está falando sobre nossa vida. Hoje, nesse momento, algum "Ivan" se questiona sobre sua vida no fim desta. Esse é um livro que queria apagar da mente para poder ler novamente.
Carlos531 29/05/2024minha estante
Apenar de Ivan viver uma dor física, penso que podemos analisar também como uma crise de experiência.

nmr_cc 29/05/2024

Muito bom!
Um dos primeiros russos que eu li e o primeiro do Tolstoi.
Gostei muito da escrita e da abordagem dele, é muito profundo sem ser difícil, te leva a realmente refletir sobre a morte e, em última instância, sobre a vida.
Muito legal a forma com que ele constrói a narrativa para que seja realmente reflexiva para o leitor.

Mateus 28/05/2024

Gostei bastante do livro apesar de ter achado ele um pouco arrastando... Mas a escrita é muito boa..

Marcelinha 28/05/2024

A morte de Ivan Ilitch
Assistir a esse episódio foi algo que me ensinou muito. Sobretudo a aflição que cerca alguém doente, que não pode trazer o fim da dor. Esse é um livro incrível, com uma experiência real e exata.

Danilo 28/05/2024

De tirar o fôlego.
Livro curto e denso, cada página é uma experiência diferente. A verdade é que morremos um pouco junto de Ivan, sofremos a sua dor, sofremos com ele até o último suspiro.

" Chorava a sua importância, a sua terrível solidão, a crueldade dos homens, a crueldade de Deus, a ausência de Deus."

Caique.Bueno 28/05/2024

Clássico da literatura Russa
Um clássico da literatura Russa, retrata de forma reflexiva um tema que sonda a todos, morte. De forma literária, o livro nos traz grandes reflexões, ao terminar se faz obrigatório uma crise existencial rs. Vale a pena a leitura e reflexão.