A Morte de Ivan Ilitch

A Morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

João Pedro 20/06/2024

A breviedade da vida
?Quanto mais voltava para trás, mais vida havia. Havia igualmente mais bondade na existência e mais vida propriamente, também.?

Esse foi meu primeiro contato com o autor e acredito que não poderia ter escolhido melhor.
Dor, esperança, arrependimentos, ódio, melancolia - esses e muitos outros elementos que vão nos levando pra atmosfera de um homem moribundo, desde antes de descobrir sua doença até sua morte agonizante.
Além do sofrimento do protagonista o autor nos mostra a reação das pessoas em volta de Ivan ilitch e nos leva a mais uma reflexão sobre a breviedade da vida
Quanto mais próxima a inevitável morte se aproxima, mais Ivan ilitch repensa toda sua existência.
Será que viveu?
Será que existe um jeito certo?
Será que a vida de Ivan ilitch, compensou toda dor e todo sofrimento que o esperava no fim?
A escrita de tolstói me agradou inteiramente, depois do real contato fica impossível não querer ler tudo do autor.

Nena Flores 19/06/2024

A Morte :(
A Morte De Ivan Ilitch é uma obra sensacional, da literatura russa, que contra a história de Ivan um burocrata russo, que misteriosamente é acometido com uma doença que vai minando sua vida aos poucos, e com o decorrer dos dias você ver o sofrimento, tristeza e melancolia de Ivan, amigos e família sofrem por causa da sua doença, com um final de bem poéticos, vale a pena essa leitura leiam.

Hobbit na Toca 19/06/2024

Vou ler tudo do autor
Foi meu primeiro contato com o escritor e fui surpreendida. O livro aborda um tema que é sensível e ao m4smo tempo pesado tanto quanto é necessário.
Não tem como sair dessa leitura e não tirar um tempo pata refletir sobre a vida e sobre a morte. Eu sei que vou refletor durante dias.

Manu 19/06/2024

- ?E o que será se realmente toda a minha vida, a minha vida consciente, tiver sido ?outra coisa??

Lety Valadares 19/06/2024

Uma história curta que me impactou demais! Vale muito a pena
O livro conta a história de Ivan Ilitch, um juiz de classe média na Rússia, que vive uma vida superficial e preocupada apenas com a busca por status social e conforto material. No entanto, tudo muda quando ele é diagnosticado com uma doença terminal. A partir desse momento, Ivan Ilitch começa a refletir sobre sua existência vazia e superficial, confrontando sua própria mortalidade e buscando significado em sua vida.

Hellen Martins 19/06/2024

E a vida? Qual o sentido dela diante da morte?
Nesse livro o Tolstói traz uma discussão muito boa e realista sobre a morte. A agonia ou alívio de enfim morrer. Mas e qual o sentido de todo esse sofrimento? Será que vivemos "certo"? Será que valeu a pena? Mas por quê? Por que de tudo isso? São questionamentos que o livro aborda e nos faz refletir também.

Quem já perdeu alguém dessa forma angustiante deve se perguntar a mesma coisa e não existe resposta que aplaque essa agonia. No fim, tudo que sabemos é que uma hora acaba e o alívio enfim chega. Mas o porquê, o porquê permanece, o porquê não se explica. Será que um dia descobriremos?

Existe alguma forma de viver a vida na qual faz sentido quando nossa hora chegar? Teremos boas memórias no fim? O que restará? Terá valido a pena?

Jojoba 19/06/2024

Encontro com a morte.
Toda pessoa que, genuinamente, pensa profundamente sobre a nossa única certeza da vida, (a morte) acaba por ficar inquieto. E o livro passa bem isso, essa inquietação junto com uma solidão mórbida. E de como vivemos tentando esquecer desse fato inevitável que vai acontecer como todos os seres existentes. E como esse fato não tem explicação. Por não ter motivação, o autor nos questiona se vale a pena viver por aparências, se no final da vida, todas suas lembranças "boas" não terão sido um jogo de ilusão.

alvarezcoelholeal 18/06/2024

A agonia (ou liberdade) de morrer
Como hei de considerar que minha vida valeu à pena? Morrer é sentencial.
Tolstói narra a agonia de Ivan Ilitch com a dor real da morte. Um ponto final numa história. Desconfortável, pesaroso e potente.
Perturbador.

gabii. 18/06/2024

Um monte de nada
Olhando de fora só vida de Ivan Ilitch foi um monte de nada. Mas e vendo de dentro? Nós sabemos como é viver.
Doloroso.
Complexo.
Intenso.
Surpreendente.
Mas de fora ninguém vê.

georgette 17/06/2024

A morte de Ivan Ilitch
A dor de perceber que está prestes de deixar sua vida. Mas que vida?
Definhando em seu quarto, sofrendo e agonizando, sentindo cada batida de seu coração, preso em suas lembranças, pois é a única coisa que consegue fazer sozinho. Lembranças boas ou ruins? É ali, mergulhado em seu próprio fim, que Ivan percebe que está morrendo, em alguns instantes deixará de existir, e mesmo assim não consegue pensar em alguma lembrança boa de sua vida.
A morte de Ivan Ilitch retrata justamente o fim da vida do protagonista.
Sua dor não era apenas física, era moral. Viveu para construir uma vida normal, uma familia normal, viveu para construir uma imagem, mas tudo isso se desfaz e termina da maneira mais dolorosa possivel.
Essa obra mexe com nossa cabeça.
Acho que todos devíamos ter um choque de realidade assim como eu tive ao ler ?A morte de Ivan Ilitch?.

nanda_ss_ 17/06/2024

Talvez eu não tenha vivido como é preciso.
Que privilégio poder ler minha primeira literatura russa com tanto afinco e ter gostado tanto. Fluido e magnífico.

Ryaan03 17/06/2024

Resenha da morte de Ivan Ilitch
Gostei como Tolstói mostra como foi a vida de Ivan, já que apesar de tudo conquistado durante a vida, como um alto cargo publico, família estruturada e estabilidade socioeconômica, ainda assim teve uma vida fria, vazia e com péssimas relações. A exemplo da própria esposa, pois durante os últimos dias de vida do marido, permanecia no cômodo mais distante dele pois os gritos atrapalhavam seu descanso, mostrando um descaso e falta de afeto com ele

Wandson.Aquino 16/06/2024

Um propósito e uma doença banal
A Morte de Ivan Ilitch
(um livro sobre uma vida dedicada ao propósito de vida, no caso ele julgou como propósito de sua vida o trabalho e a decência, negando todo o resto, se sua vida estiver ruim, se não encontrar razão de ser ou existir, encontre um propósito e negue a existência de qualquer outra coisa com tamanha indiferença, até que estas coisas sumam por si só, disfarce seu egoísmo com trabalhos que recebem honraria da opinião pública, mesmo não amando caridade a faça pois é decente, no fim se estiver vestido e agindo, chegando a onde a maioria das pessoas queriam estar, se houver aplausos, então tá tudo bem, você pode morrer com o sorriso de que fez tudo certo, mas lembre-se de nunca olhar-se ao espelho eles são cruéis, ainda assim, suas últimas palavras serão, eu vivi por um engano.