O Mundo Submerso

O Mundo Submerso J. G. Ballard

Resenhas - O Mundo Submerso

Regis 29/08/2023

Um livro pessimista sobre uma realidade provável
O Mundo Submerso de J. G. Ballard de 1962: fala sobre o aumento da radiação solar que derrete os pólos, alaga a maior parte do mundo civilizado e aumenta insuportavelmente a temperatura das zonas temperadas, obrigando o que resta da humanidade a migrar na direção dos pólos, que agora são habitáveis.
Esse livro faz parte de uma série de obras em que o autor no início de sua carreira, explorou diferentes versões do fim do mundo em catástrofes planetárias.

O Mundo Submerso mostra um planeta não apenas alagado, onde em grandes cidades do passado só se vê o topo de alguns arranha-céus, mas mostra também a proliferação da vida animal (principalmente dos répteis), de uma nova vegetação, e de grandes áreas pantanosas. A humanidade se torna insignificante diante da capacidade da natureza de retomar seu espaço.
Com temperaturas de mais de 50°C a vida humana, como a conhecemos, se torna quase insustentável e algumas pessoas (incluindo o personagem principal Robert Kerans) passam a se conectar mais com seu "eu" primitivo através de sonhos, em um processo de regressão psíquica onde a consciência individual começa a encolher e causar a sensação de retorno há um tempo pré-histórico, em que o mundo se parecia com o que estão tendo que viver agora. E como se fosse uma doença essas pessoas sentem a compulsão subconsciente de se fundirem a esse novo ambiente, se integrar às águas e fazer parte desse novo e primitivo mundo submerso como se fosse uma volta ao útero.

Esse é um livro que retrata um ambiente possível em nosso futuro, o autor que escreveu outros livros com outras abordagens sobre catástrofes ambientais, aqui aborda um cenário provável e assustador que mostra como nada está realmente sob nosso controle e que dificilmente poderemos reverter os danos e as mudanças que causamos ao planeta.

Com uma escrita intimista e sacrificialista J. G. Ballard mostra que o universo precede o ser humano e que somos nós que devemos nos adaptar a ele... e com essa visão pessimista mostra que devemos reconhecer e aceitar com serenidade quando finalmente chegar a hora de deixarmos esse mundo que não nos deseja mais.

Essa foi uma leitura que me fez refletir muito sobre o quão frágil é nossa existência nesse planeta e como somos apenas uma pequena parte irrelevante desse mundo capaz de se reinventar e prevalecer de um jeito ou de outro, mesmo quando não estivermos mais aqui.

Recomendo.
Fabio 29/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Regis ????... esse livro acabou de entrar para minha lista de leitura?

DeniseSC 29/08/2023minha estante
A nota do livro me deixou assustada, mas a sua resenha me deu vontade de ler! Obrigada pela recomendação

Brujo 29/08/2023minha estante
Excelente resenha, como sempre, aliás !!! Vai pra minha lista de desejo, ainda mais por ser da coleção Argonauta!

Uedison Pereira 30/08/2023minha estante
Olá Regis.

Seus comentários com análises são excelentes. Deverias abrir um instagram seguindo este modelo mas com imagens acompanhadas do seus textos. Acho que serias bem sucedida por lá.

HenryClerval 04/09/2023minha estante
Como sempre suas resenhas são perfeitas. Parabéns minha linda. ??

alsantos 01/04/2009

Enquanto acompanhamos a busca de Kerans, vemo-nos envolvidos em uma ficção e viagem a muita de nossa natureza e do que perdemos.
Ricardo Rocha 03/03/2015minha estante