Battle Royale

Battle Royale Koushun Takami

Resenhas - Battle Royale

everslark 22/01/2022

impossível de parar de pensar nesse livro!
vim aqui depois de umas duas semanas que eu finalizei a leitura dele porque até agora me pego penso nele as vezes. uma leitura completamente viciante e envolvente, além de ser extremamente gráfica. o final me surpreendeu muito e não tem nota mais justa pra esse livro do que 5 estrelas
invisiblestring 23/01/2022minha estante
quero tanto ler esse!!!

Thalita534 22/05/2022

a sorte nunca esteve a favor deles
Battle Royale pode lhe parecer bastante intimidador devido as suas 664 páginas porém você pode ter certeza que essas serão as melhores páginas de toda sua existência.

Haviam tantos personagens para se memorizar os nomes mas o autor facilita bastante por destacar cada uma de suas individualidades os tornando memoráveis de sua própria maneira.

Koushun Takami relembra diversas vezes que os participantes daquele jogo são apenas crianças com 15 anos que tinham uma ligação por fazerem parte da mesma turma.

Ser lembrado disso constantemente torna todo o projeto criado pelo governo ainda mais asqueroso...

Esse enredo irá me acompanhar por boa parte da minha vida.

a Sorte nunca esteve a favor deles

Laura | 13/07/2020

Como que faz pra dar 6 estrelas?
Favoritar esse livro provavelmente põe em cheque as minhas faculdades mentais, mas não favoritá-lo deveria ser crime.
A narrativa que inspirou Jogos Vorazes não podia ser menos que brilhante: Em um governo totalitário, uma turma de nono ano do fundamental é escolhida anualmente para participar de um "jogo" no qual devem matar uns aos outros até que sobre só um (soa familiar?). A turma da vez é a turma B do colégio Shiroiwa, constituída por 42 alunos: 21 meninas e 21 rapazes. (antes que você questione "blza, mas ninguém é contra isso?!" É claro que em um governo centralizado que se preze, quem discorda é metralhado; e isso não é uma figura de linguagem)
A história não possui narrador-personagem, então não há nenhuma certeza que alguém vá sobrar realmente e, acredite, é tanto tiro, porrada e bomba que você chega a sentir o respingo do sangue sair do livro. Mas o extremo realismo só torna a obra ainda mais fantástica!
Acompanhamos a relação com a morte de diversas perspectivas, como o pavor de morrer tão jovem, a loucura gerada na situação de completa tensão, a desconfiança nas pessoas em volta, até a pura incredulidade. Cada um dos personagens tem trechos de suas vidas retratados, permitindo que a análise de cada personalidade reflita no nosso próprio jeito de pensar, gerando uma reflexão se realmente sabermos quem nos rodeia. Tudo isso é mergulhado num exame sobre o governo e sua função na sociedade.
Battle Royale consegue, em suas quase 700 páginas, uma profundidade difícil de ser imitada, apesar de ser preciso sofrer um pouco para isso (o que? Achou que ia ser testemunha da morte de dezenas de adolescente de 15 anos e sair sem nenhuma crise de ansiedade? Para fazer um omelete tem que quebrar os ovos!). Enfim, se seu estômago permitir e se seu psicológico aguentar, só leia.
OBS: Dica pra aproveitar melhor a leitura: anote o nome dos personagens e suas características principais em uma folha. Os nomes são asiáticos e meio parecidos uns com os outros,fazer isso vai te situar melhor no meio do tiroteio. Ah, também não seja idiota como eu de tentar ler todo de uma vez só. Isso não é impossível, já que ele é muito bem escrito e a narrativa flui maravilhosamente, mas provavelmente vai te deixar meio zonzo e enjoado com a velocidade dos acontecimentos.

Alexia 28/12/2022

Resenha : Battle Royale
Que livro meus amigos!
Pra mim a melhor parte sem duvias foi o final , eu não estava aguentando mais de nervoso, eu ri e chorei (chorei mt ) , acho q por ser um camalhaço a leitura não fluía em alguns momentos mas não dá pra falar que o livro é ruim, sem dúvida recomendo pra quem quer uma ditopia mttt boa e mttttt grande .
lala ð 29/12/2022minha estante
eu ri mt no camalhaço, desculpa ?

Alexia 29/12/2022minha estante
Eu demorei pra me acostumar mas é o termo certo ent eu uso KKKKK

Maria.Luysa 29/03/2023

Me surpreendeu
A história é diferente de tudo que eu li na minha vida.
Bem intrigante.
No começo parece uma ideia bem mirabolante, mas foi trabalhada de forma excepcional!
Vemos o que o ser humano é capaz de fazer em situações extremas.

Agora já estou pronta para ler Jogos Vorazes!

isa eaton 13/12/2022minha estante
melhor experiencia da sua vida, pode falar

karem 12/12/2021

AMEI!
não sei explicar o que senti lendo esse livro, é bem chocante, nao só pela narrativa, mas também pelo fato de tratar sobre vários problemas atuais em nossa sociedade. confesso que não estava dando muito por esse livro, mas me superou em todas as expectativas. não darei 5 estrelas apenas pelo fato de ter tido algumas partes da leitura que não me agradaram muito, mas tirando isso, esse é um livro excepcional e super recomendo sua leitura.

Geovana.Fernanda 29/01/2024

De boca aberta ?
Gente uma dica muito boa para esse livro e legal de se fazer, você escrever na parte da lista dos personagens, ir riscando quem morreu e como morreu, é muito bom para não ir se perdendo de quem já morreu.

???????? SPOILER ABAIXO, SÓ QUERIA QUE TODOS LESSEM A DICA EM CIMA????????

MDS QUE LIVRO INCRÍVEL EU ESTOU INCRÉDULA ATÉ AGORA.
Queria pedir primeiramente desculpas ao Shogo porque eu xinguei muito ele achando que ele realmente tinha sido filha da put@ e enganado todo mundo ?.
Que plot fod@ chocadissima ? eu devorei demais esse livro, a cada página eu queria mais e mais.
Mano que ódio do Kazuo o desgraçado era imortal se tá doido e além disso o arrombado tinha munição infinita não é possível, desde o primeiro disparo até o último ele deve ter gastado mais de mil balas que ele deve ter tirado do ? #$%!& né, mas rapaz que ódio em ?.
No final sobre a morte de Mitsuko eu passei pano ok fiquei com dó ?.
As 3 mortes que mais me chatearam foi a de Shinji, Hiroki e Shogo?
Eu realmente achei que Shinji conseguiria explodir a escola com o plano B, mas o plano A teria dado certo se o Yutaka não estivesse lá.
Hiroki ? ele foi perfeito do começo ao fim, fez tudo para encontrar a amada ??.
E o incrível Shogo ???? NÃOOOOO sua morte será insuperável nunca te esquecerei, desculpas novamente por ter xingado nunca errou, lindo, perfeito, será lembrado para sempre eu meu coração.
Ainda assim ? sobre a Noriko kskdkkd a bichinha desde o começo do jogo com a perna toda fudida e conseguiu sobreviver.
Gostei do protagonista, a única coisa que me irritou foi ele falar várias vezes que as meninas eram delicadas demais para estarem naquela situação ?.
Só tava hétero aparecendo, aí quase me engasguei com o gay que o escritor fez o mais estereótipo possível sabe skkskdkkdmdmd.
Agora sobre o final achei meio em aberto, gostaria muito de saber o que deu, se eles conseguiram fugir e se fugiram num futuro conseguiram fazer algo para destruir o sistema? Fica no ar.
Escritor faz outro aí ??????
Ps: Nem sei se ele tá vivo. Bjos ?
Maria Clara 29/01/2024minha estante
Obrigada pela dica

Mandy0444 29/01/2024minha estante
Amei a dica! Ainda não sei quando vou ler esse mas vou usar em outros livros ?

marina516 29/01/2024minha estante
Vou fazer essa dica!

Eriii_Souza 07/03/2024

Fod@ pra c@r@lh0
"Vivemos sob um regime
fascista bem-sucedido. Em que outra
parte do mundo há algo tão malévolo?"

"Um mundo onde policiais executam civis sem julgamentos."

O livro é de um escritor japonês, retrata uma distopia onde o fascismo foi implantado com sucesso e conseguiu se sustentar. Esse é o livro que dizem ter inspirado a autora de jogos vorazes, embora a mesma diga que não tinha conhecimento sobre essa obra.

Há uma coisa que eles chamam de programa, e na décima segunda edição conhecemos os personagens do livro, o narrador segue os personagens em busca de sobrevivência na ilha, infiltrando em seus pensamentos, vemos os personagens apavorados e enlouquecendo, mas também assassinando implacavelmente.

Se Shogo e Shinji tivessem formado uma aliança, com certeza as coisas teriam sido beeeem diferentes. Kazuo é simplesmente um dos seres mais odiáveis. Noriko surpreendentemente não me incomodou, talvez pelo o que representasse para o Shuya. E esse último sim me tirou do sério às vezes.

O livro não nos polpa de saber dos detalhes, descreve bem as mortes e o estado dos corpos. Há algumas conversas entre os personagens que nos deixa a pá de toda a estrutura e como o sistema do governo permanece bem sucedido.

O escritor realmente foi fod@. O livro é bem escrito, é quase impossível parar de ler mesmo o livro sendo meio pesado, eu ficava inquieta para descobrir o que viria a seguir. O grand finale de fato merece esse nome, plot encima de plot (quase não dormi querendo ler logo o final).
Ramon 07/03/2024minha estante
Terminei ontem esse livro, muito foda. Recomendo que veja o filme também. Tem várias alterações, mas a essência está lá, vale a pena.

AliJu 07/03/2024minha estante
Livro ótimo demais! Eu ia adorar ter visto Shinji e Shogo juntos também. Ah e sinceramente achi impossível que a autora de JV não conhecesse este livro.

Eriii_Souza 07/03/2024minha estante
Com certeza vou ver o filme esse fim de semana!

Eriii_Souza 07/03/2024minha estante
Com toda a contextualização de JV acho bem difícil ela não conhecer tbm

Ramon 07/03/2024minha estante
Com certeza JV foi inspirado em BR. Aliás, parece ser consenso que BR foi a obra que inaugurou a temática que hoje é amplamente usada em livros, filmes e jogos... aliás, um filme bem legal e semelhante ao BR é o A Caçada, de 2020.

Eriii_Souza 08/03/2024minha estante
Mais um filme pra lista então :)

Matheus 09/01/2022

Impressionante, favoritado.
Que livro intenso, de tirar o fôlego. Me fez suar várias vezes e nunca me deixou entediado. Muito ansioso pra assistir o filme e comparar, mas pelo que dizem é tão bom quanto.

Sobre o final, durante as últimas 40 páginas, tive uns 40 tipos diferentes de ataques cardíacos. Eu não esperava e gostei muito. Chorei que nem um bebê.

A única coisa que não é bem negativa mas queria comentar, é que queria um desenvolvimento melhor da Noriko durante a história.

A escrita impecável, os personagens com histórias incríveis... Esse livro se tornou um dos meus favoritos (se não o meu favorito).

Evy 20/02/2022

Livraço!!!
Inspirada pelo amigo Henrique do @nerdvino entrei na LC desse livraço que é Battle Royale agora em janeiro. Eu já tinha lido o mangá (15 volumes) em 2010, indicação de outro amigo e muitas páginas e desespero profundo depois, estava eu fascinada pela capacidade criativa de Houshun Takami e sua história terrível e viciante.

A história: 42 alunos de uma sala de 9º Ano do Ensino Fundamental acreditam estar partindo para uma excursão, no entanto são deixados numa ilha, equipados com armas que vão de metralhadoras a garfos de cozinha, e forçados a lutar entre si até que apenas um sobreviva.

Lembraram de alguma coisa parecida? Jogos Vorazes? Sim, sim. Battle Royale é o pai de Jogos Vorazes, já que foi lançado no Japão em 1999 e Jogos Vorazes surgiu em 2010. Na época a autora foi acusada de plágio e houve um bafafá, mas o autor japonês quando questionado disse que existem várias maneiras de se contar uma história e que o importante é que mais pessoas estejam lendo!

Afff, tem como não amar? Se ele que tinha todo o direito de não gostar, ficou de boa, quem somos nós? Mas uma coisa é inquestionável!! Battle Royale põe Jogos Vorazes no chinelo, e olha que eu também adoro Jogos Vorazes. Se você acha que eu to exagerando, corre ler esse livraço!

É engraçado, porquê é tão terrível e doloroso e no entanto simplesmente impossível de parar de ler. Você se vê o tempo todo torcendo e tentando ter esperança, mesmo sabendo do inevitável. Fiquei ainda mais impressionada com a narrativa do autor e como conseguiu demonstrar tantas facetas do carácter humano nessa história, além da crítica social e política permeando uma cena chocante e outra.

Afinal, é japonês e quando eles decidem fazer algo, eles fazem MUITO bem feito. Tem muito sangue, muito desespero, muita cena de arrepiar até os ossos e ainda assim, no meio de tanto horror, há valores importantes e uma esperança que se mantém inabalável.

Recomendo demais a leitura!

vitoeia 15/01/2023

?we were born to run?
primeiramente, considero um crime eu ter deixado essa obra de arte criar poeira na minha estante.
QUE LIVRO !!! extremamente viciante e impressionate o quanto o enredo da história é capaz de prender qualquer um !! FAVORITADO
max 15/01/2023minha estante
cê acredita que quase abandonei esse? amei tanto

nickie. . . 15/01/2023minha estante
esse livro ta fazendo aniversário na minha estante ??

Davi 15/01/2023minha estante
Tô enrolando de comprar ele a um tempo já, queria ler ele antes de jogos Vorazes

vitoeia 15/01/2023minha estante
@nickie sério começa logo ele !! se arrependimento matasse por ter esquecido essa belezura eu já estaria morta ( igual uns queridos desse livro ??

vitoeia 15/01/2023minha estante
@max eu abandonei ele a quase 2 anos atras kkkk voltei agora por ironia do destino

vitoeia 15/01/2023minha estante
@Davi compre compre !! vale a pena

nickie. . . 15/01/2023minha estante
@vitoeia o incentivo já veio com spoiler, vou processar.

Gio 24/03/2021

gostei demais
Era um livro que eu esperava super favoritar mas algumas coisas na história me fizeram não dar nota máxima.

Primeiro o fato dos personagens terem mais ou menos 15 anos e estão no 9 ano: eles eram super perversos antes mesmo do jogo, tudo bem eles serem "malvadinhos", fazer bullying ou sei lá, fumar escondido. Mas alguns personagens aqui se prostituiam antes, tinham namoros super adultos (não me refiro à relações sexuais em si e sim ao amor tão grandioso e exagerado que eles diziam sentir um pelo outro) e daí era disso pra pior, só ladeira abaixo. Essa questão em específico ME incomodou mas pode ser uma coisa que não incomode outros leitores, mas achei essa "adultização" muito forte, talvez se fossem alunos do ensino médio pelo menos era mais suave de se acreditar/ler.

Nas últimas 200 páginas eu senti que a história deu uma caída, talvez as cenas não me deixavam mais tão apreensiva quanto antes, mas senti falta de ter a pressão alterada nas cenas de ação. E o prometido final que eu não gostei, não foi ruim mas esperava mais.

Mas o livro tem muito mais pontos positivos, a escrita é muito fluída e não somos presos a somente um ponto de vista, alguns personagens são muito cativantes e em diversos momentos eu torcia por vários deles e chega o coração apertava ao saber que só um poderia vencer. Pra quem procura um livro violento cheio de ação que te faça suar é um prato cheio!

Dheyvison Jr. 07/08/2020

Distopia Perfeita
Se você ficou maravilhado com Jogos Vorazes, vai ficar boquiaberto com Battle Royale. Koushun Takami conseguiu criar uma distopia que superou o fenômeno da Katniss escrita por Suzanne Collins. Mas isso é opinião própria (tenho que falar isso pra não ser linchado na rua). Jogos Vorazes é maravilhoso, mas Takami criou algo épico.

Aninha 01/02/2022

Muito bom, apesar de ter muitos nomes e ser meio confuso, é ótimo ver o ponto de vista de vários personagens. Todas as mortes foram muito impactantes, foram umas coisas muito pesadas q mesmo a gente conhecendo o personagem naquele capítulo e ele morrendo no mesmo capítulo, a gente sentia alguma empatia por ele. Só não gostei que tinha umas coisas muito nada a ver pra adolescentes do nono ano fazerem, mesmo fora do jogo, como fumar, se prostituir, etc. E por ser um livro muito grande as vezes fica sim cansativo. Fora isso, eu achei que o livro e o final foram muito bons. Apesar de já imaginar algo do final, não esperava que fosse assim, e gostei muito, surtei várias vezes ajsksjdjdksks.