Três Autos / Da Alma - Da Barca do Inferno - De Mofina Mendes

Três Autos / Da Alma - Da Barca do Inferno - De Mofina Mendes Gil Vicente

Resenhas - Três Autos / Da Alma - Da Barca do Inferno - De Mofina Mendes

von daniken 08/10/2011

Sobre o Auto de Mofina Mendes
Teatral, em excesso eu diria, clássico de peças de sexta a noite. A escrita é um tanto arcaica, em alguns momentos é usado o latim, o que torna esta obra de Gil Vicente um emaranhado de obsoletos desusados e tediosos, um porre no sentido mais sujo da palavra. Em compensação a arquitetura e a genialidade com que Vicente compôs seu trabalho superam a forma de escrita indigesta do mesmo. Findando, acho que este auto não passa de um aramaico para disléxicos ou então da aplasia da medula óssea de uma velha de noventa e quatro verões.

Yuririn 01/07/2022

foi legal reler este livro, pq nem lembrava de ter lido ele da primeira vez hahahah. Enfim, gostei dos autos, foi bom de ler, tem partes engraçadas e eles entretêm bem. O que menos prendeu minha atenção foi o "auto de Mofina Mendes" que fala do processo para virgem Maria receber Jesus como filho. O melhor foi, o texto q eu lembrava de já ter visto, o da "Barca do Inferno", por causa, principalmente, do trecho do Anjo: "Esse outro vai mais vazio,/ nele entrará a cadeira,/ vossa presunção inteira/ e mais todo o senhorio". Eu amooo hahaha, um tapa na cara do Fidalgo. Bom, no geral, acho q as introduções dessa coleção de livros da Ediouro não favorecem muito os livros, é meio entediante, mas em contrapartida gostei bastante de ter lido estes autos de Gil Vicente, mais do que quando eu era mais nova, pelo visto.

Cris 30/10/2014

Clássico
O auto da Barca do Inferno é o mais interessante dos escritos de Gil vicente. Lembro que li ainda criança e me encantei com a forma de escrever. O auto de Mofina Mendes é bem teatral mesmo, com vários personagens também, talvez por isso a leitura seja um pouco estranha. Enfim, não é leitura que agrade a todos, mas eu gosto e acho super inteligente.