Elvis

Elvis Peter Guralnick




Resenhas - Last train to Memphis


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Giann0 20/02/2024

Nem tudo é como pensamos
Confesso que tenho um caso de amor e ódio com biografias? é complicado você (como fã) descobrir que nem tudo o que você ouviu falar do seu ídolo era realmente verdade. Tem muita coisa incrível, mas tem muita sujeira por baixo do tapete também. Com Elvis não foi diferente. A vida incrível que eu achava que ele tinha, era triste e solitária. Ele foi um ?menino bom? que pagou por companhia pra não se sentir só, gostava do que a fama proporcionava, mas trocaria tudo o que tinha pra realmente ser feliz e só não desistiu da carreira porque muitas pessoas já dependiam dele pra viver? Enfim, nesse primeiro livro (e é só o começo) ele alcança a fama, perde a mãe, vai para o exército e apesar de milionário, sofre de um vazio existencial do qual não consegue sair. Conhecendo a história de vida do Elvis, já espero no segundo livro mais caos, decepções e uma vida extremamente turbulenta, só reforçando mais ainda que nem sempre a fama e o dinheiro trazem a real felicidade.
comentários(0)comente



Prycilla0 23/01/2024

Um livro rico em detalhes, neste o autor nos mostra o início da vida de Elvis, apesar de ser cheio de detalhes, a leitura flui. Para quem ama Elvis, um livro indispensável,
comentários(0)comente



Glaydson5 09/06/2023

ELVIS
UMA BIOGRAFIA DE UMA LENDA DO ROCK E INCRÍVEL SURREAL CONTA A HISTÓRIA DO ÍCONE ELVIS PRESLEY A INFÂNCIA A JUVENTUDE DESDE OS PRIMEIRO SUCESSO A VIRA UMA LENDA RECOMENDO!!
comentários(0)comente



Claudinei 17/02/2023

A mais completa biografia sobre o Rei do Rock que você irá ler! Consegue trazer o clima da época e toda a personalidade de Elvis... A narração dos fatos te prende do início ao fim! Ansioso pela parte dois!
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 14/02/2023

O homem por trás do mito
Elvis Presley faz parte daquela seleta lista de artistas que transcenderam o seu tempo e se tornaram ícones. Símbolo de toda uma geração, sua imagem, ainda hoje, é cultivada ao redor do globo, seus passos atrevidos jamais são esquecidos e, enquanto as modas vêm e vão, sua música permanece. Elvis vive! Mas e quanto ao homem por trás do mito? O que se sabe sobre ele? Inúmeros livros já foram escritos sobre Elvis, mas a obra de Peter Guralnick, autoridade máxima em "tradições musicais entrelaçadas de negros e brancos da nação estadunidense", chega com o status de biografia definitiva do rei.

"Último Trem para Memphis" é o primeiro de dois volumes e cobre um período de dez anos da vida de Elvis Presley (1948-1958), desde a sua mais tenra infância em Tupelo até o seu recrutamento para o exército norte-americano, passando por episódios memoráveis como o dia em que entrou no estúdio da Sun para sua primeira gravação ou quando se reuniu com Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash para uma jam session. A relação com os pais e com as muitas namoradas, a forma como conheceu figuras chave em sua carreira (como o visionário Sam Phillips e o polêmico Coronel Tom Parker), tudo é relatado aqui! Inclusive, a obra não alivia seu lado mais "feio" (entenda-se ciumento e possessivo). Mas o maior destaque, claro, fica por conta de sua ascensão meteórica e a transformação em um dos maiores ícones da cultura pop.

Presley cresceu em um EUA pós-guerra onde o clima era de otimismo (embora as coisas não fossem fáceis para sua família), mas fortemente marcado pela segregação racial. E na música a coisa não era diferente. Mas, nas mãos, ou melhor, na voz do tímido jovem de Tupelo que começou cantando música gospel nas igrejas, a música acabaria se tornando uma importante ferramenta capaz de quebrar qualquer barreira racial. Com uma narrativa vívida e altamente imersiva, o livro de Guralnick consegue nos transportar para as ruas de Memphis e nos permite acompanhar de perto o contexto social, político e cultural no qual surgiu Elvis Presley. Fato é que o povo ansiava por um ídolo, algo que desse vazão ao sentimento de euforia e liberdade que ainda estava reprimido, embora já em vias de erupção. E Elvis foi o estopim.

Com sua música e seu gingado, ele chocou, incomodou e encantou. Foi acusado pelos mais conservadores de corromper a juventude e os valores sociais. Em suas apresentações o público feminino beirava a histeria coletiva. Do gospel ao rock 'n' roll, passando pelo country, rockabilly, blues, soul e muitos outros gêneros, sua música não aceitava rótulos e tinha um poder sem igual de se conectar ao ouvinte. Ninguém entendia o que estava acontecendo! Nas palavras de Roy Orbison: "Eu simplesmente não sabia como processar aquilo. Não havia um ponto de referência na cultura para compará-lo." Entender o fenômeno Elvis não é tarefa simples e talvez nem seja possível. Mas o simples exercício de pensá-lo já vale a experiência. E conhecer o homem por trás do mito, com todos os seus defeitos e seu lado humano expostos, não tem preço.

Importante destacar que essa é uma biografia extremamente minuciosa. Tive a oportunidade de ler outros livros sobre Elvis, mas nenhum chega perto desse. Com mais de 600 páginas e cobrindo apenas dez anos da vida de Elvis, tudo é muito detalhado: a infância, o ambiente familiar, as paqueras, as sessões de estúdio, os bastidores de turnês, as apresentações históricas, os rebuliços na imprensa, as filmagens para o cinema, os dias no exército... Logo, não é um livro que eu recomendaria para quem é apenas curioso (pois a leitura pode se tornar um pouco arrastada em alguns pontos), mas principalmente para aqueles que são realmente fãs ou que têm uma relação mais estreita com a música e guardam interesse por esse período em específico. Inclusive, o livro dá uma bela amostra de como funcionava a indústria musical dos anos 50, na época muito focada nos singles.

Ansioso pelo segundo e último volume dessa que é a trajetória de um dos maiores ícones da música. E enquanto ele não chega (a previsão é para agosto), sigo me perdendo entre as belas canções eternizadas por Elvis. Música boa não irá faltar... A obra faz jus ao status de biografia definitiva que vem recebendo. Os dois volumes sem dúvida se tornarão itens obrigatórios na estante de qualquer fã ou estudioso de música!

site: https://discolivro.blogspot.com/
veronicarolinaa 14/02/2023minha estante
Mds, eu preciso ler esse


Natty 13/04/2023minha estante
Já estou lendo e amando?




Diane 28/01/2023

Essencial para fãs de música!
A biografia definitiva do rei do rock apresenta a história do homem por trás do mito, e passamos a conhecer mais de perto o mundo em que Elvis Presley cresceu e como ele se transformou em um dos maiores nomes da história da música. Acompanhamos a infância e juventude de Elvis, os primeiros sucessos, a carreira no cinema e a relação com seus pais, namoradas, mentores e fãs, embasado por centenas de entrevistas e anos de pesquisas.

"Quis contar uma história verdadeira. Quis resgatar Elvis Presley da medonha escravidão do mito, da onda de choque da significação cultural. (...) Elvis é simplesmente um rapaz emocionalmente honesto, e honestamente emocional."

Uma verdadeira enciclopédia musical com um grande astro como protagonista. Nesta primeira parte da biografia, que acompanha Elvis desde seu nascimento até a pausa na carreira para servir o exército, percebemos a grandiosidade do artista, e quer gostem ou não, Elvis Presley é essencial na história da música. A narrativa é extremamente detalhista, o que acaba tornando a leitura um pouco cansativa, mas nela percebemos também o lado mais humano do astro do rock, seus traumas, suas inseguranças e anseios. Um livro necessário para fãs de música!
comentários(0)comente



Aninha 20/11/2022

Last train to Memphis
Simplesmente maravilhoso, uma das melhores e mais completas biografias que já li sobre Elvis, desde suas raízes, desde até antes de seu nascimento até sua partida para a Alemanha quando estava no exército . Este é o primeiro de dois volumes e existe o livro em português. Vale a pena ler. Amei?
comentários(0)comente



Marcone989 20/07/2022

Elvis, a desconstrução do fenômeno.
Todos sabem quem foi Elvis Presley, gostando ou não da figura, sua importância para a indústria da música, e para cultura em geral é transformadora. Porém aqui devemos nos ater ao principal, Peter Guralnick esmiuça com extremo detalhamento cada passo, cada entrevista, cada aparição publica marcante. Nos leva para acompanhar passo a passo da primeira parte de sua jornada. Não esconde os excessos, não esconde a frustrações, não esconde os traumas, as influências, nada aqui fica na sombra. As informações são tantas que a leitura acaba se tornando um pouco atribulada e cansativa. Mas fique sabendo que quando embarcamos em o último trem para Memphis descemos com uma bagagem de informações. Entender figuras como a de Presley é necessário, ir além do ficcional, entender como a fama transforma as pessoas e suas vidas e com uma das maiores estrelas músicais da historia não seria diferente. O livro termina de forma melancólica e com um aceno para as tribulações futuras, uma figura ingênua sentimental que como um furacão abalou as estruturas de diversas maneiras possiveis . Vale a pena conferir, e entender todo panorama historico e social em volta de uma figura iconica como Elvis Presley. " Vou estar ansioso pela hora em que eu puder voltar e fazer o que eu gosto, que é entreter as pessoas."
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR