Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe

Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe

maria 06/12/2023

Descobrindo os segredos do universo
Não tenho palavras pra descrever o meu amor por esse livro. eu o amo mais que muitas coisas na minha vida. amo como ele retrata um amor tão puro e lindo, amo como ele mostra como é ser um adolescente confuso, amo a escrita, amo tudo nele. esse livro me faz querer chorar de tanto amor que tenho por ele. é a terceira vez que leio, e sinto que mesmo se ler mais quarenta eu nunca vou cansar.
te amo dante, te amo ari, vocês são tudo pra mim (por favor existam eu seria muito mais feliz com vcs sendo meus bffs ?)

queijo 22/11/2023

Uma história com grande potencial, péssimo desenvolvimento.
O livro é muito devagar sem necessidade nenhuma, e no final tudo acontece muito corrido. a maior parte do livro o ari é muito chato e repetitivo, ele fica falando da mesma coisa diversas vezes, pra só se resolver muito rápido no final. além de que ele tinha muitas questões internas como homofobia internalizada, a relação com os pais dele e consigo mesmo e a questão do irmão dele, que foram muuuuito mal desenvolvidas, já que em certo ponto do livro ele simplesmente supera toda essa bagagem emocional do nada, sem mais nem menos. posso dizer com pura convicção que pra mim, o livro só ficou bom depois de 80% da leitura.

além disso, não posso deixar de mencionar a cena incrivelmente desnecessária de transfobia. há uma cena em que o autor se refere a uma mulher trans com um termo ofensivo e com pronomes masculinos. é decepcionante ver que um livro que possui a intenção de trazer representatividade queer cometa um ato de transfobia tão grande. não havia necessidade nenhuma de incluir aquela cena no livro sendo que ela não faz diferença na história, e isso poderia ser facilmente evitado. Sei que o autor já se pronunciou sobre o assunto, mas não deixa de ser algo extremamente sério.

a história é muito linda e no final do livro fiquei muito feliz com os dois, mas o livro é mal escrito e mal desenvolvido.
Mab 22/11/2023minha estante
bebeu?

queijo 23/11/2023minha estante
n entendi

Jesse ð¸ 23/11/2023minha estante
Yasssss go off

Pandonauta 07/11/2023

Uma deliciosa surpresa... O tipo de livro que a gente gostaria de poder ter lido como mas jovem, mas que o fato de só ter conhecido mais velho não tira nenhum pouco o brilho. Parece aquele amigo que você faz e sente como se já o tivesse conhecido a vida toda

luísa 10/09/2023

Tumblr 2010
Entendo como esse livro pode servir de conforto pra certas pessoas e o quão legal é gays terminarem um livro sem tragédia, mas infelizmente senti que o autor forçou muito a barra pra fazer a história parecer edgy e mesmo eles falando sem parar, senti que não falaram nada de fato relevante. ainda vou assistir o filme pra matar a curiosidade, porém este não me tocou e provavelmente esquecerei que li daqui a alguns dias

Rony 30/08/2023

Os universos e guerras particulares
Quando li Aridante pela primeira vez, há 9 anos, foi um dos primeiros livros com protagonista gay que eu tive contato. O fato dele estar preenchendo um buraco que tinha perdurado por tanto tempo já seria suficiente para eu vê-lo com bons olhos na época.
Isso me deixou receoso de uma releitura, depois de tantas e tantas leituras com protagonismo LGBT. Eu não lembrava basicamente nada da história. Apenas guardei o sentimento bom de realização que havia deixado em mim. E se ele fosse maculado pelo meu olhar mais "experiente", mais crítico?

Ah, mas Aridante é muito mais do que um romance entre dois meninos. É mais até do que a sexualidade de seu protagonista. É sobre não saber ser amado, é sobre não saber canalizar e expressar sentimentos tão intensos que parecem explodir dentro da gente. É sobre o terreno de transição entre o que já não se é mais e o que ainda não se tornou por completo.
E o que o torna em clássico é a forma como é escrito: com leveza, capacidade de síntese e honestidade. A história vem da essência do autor e isso transborda em suas páginas.
É também refrescante ver quatro pais tão bem desenhados em complexidade, elemento não muito frequente em romances juvenis.
Ah, e Ari e Dante... Como não se apaixonar por esses dois?

nina 24/08/2023

Acho que pra mim nao existe livro mais lindo e que mais me emociona. relendo em ingles mas se fosse possivel releria em todas as linguas do mundo mil vezes.

Livrotário 21/08/2023

Queria ter lido isso uns 10 anos atrás
É uma grata surpresa. Temática e ambientação bem conhecidas do público geral. Entretanto, o impacto que uma história como essa pode ter na vida de algum ser humano Queer que ainda está se descobrindo nos segredos do universo, deve ser devastadoramente delicioso.

Um sólido 8/10 ?

lenitas 21/07/2023

"Uau, um mundo sem escuridão. Não seria lindo?"
Aristóteles é um adolescente revoltado e Dante um garoto um tanto singular. Os dois se conhecem com a premissa de "aulas de natação" e seguem como melhores amigos durante grande parte do livro.

Algo que me incomodou no livro foi a aparente "falta do que contar", já que por muito tempo senti que a história não saía do lugar porque retratava uma rotina comum e nada especial. As partes mais diferenciadas dessas rotinas seriam os diálogos, que me leva ao segundo ponto que me incomoda: os diálogos eram extremamente superficiais, não consegui ver emoção ou personalidade em nenhum deles, mas conseguia ver um padrão em todos.

Outro ponto. Não gosto de preconceito tão escancarado em livro. Principalmente em um livro que deveria ser sobre amor, descoberta e tudo de bom, é simplesmente decepcionante ler esse tipo de coisa na obra.

Apesar de tudo isso, é uma história 'bonitinha'. Muitas passagens são quase poéticas e por vezes a leitura era divertida e fluida. A amizade de Aristóteles e Dante ao longo da maior parte do livro parece realmente ter desenvolvido algo nos personagens.

Não diria que foi uma história para mim, mas quem sabe funciona melhor para alguém!
Ana 21/07/2023minha estante
é helenq..

Lara 22/06/2023

Amo mais que tudo
Aiiii eu amei tudo nesse livro
começando pela história que é narrada pelo ari, que eu acho que foi uma ótima escolha, fiquei muito sensível por causa disso. Depois, os personagens são incríveis e eu consegui identificar-me bastante com eles. Eu li este livro numa fase da minha vida que eu estava a precisar muito dele então não tem como eu não dar 5 estrelas.

brigitte4 03/05/2023

Aristotle and dante discover the secrets of the universe
aristotle and dante discover the secrets of the universe é uma leitura muito fofa, em que os dois personagens tem medos e inseguranças e vão vivendo e aprendendo sobre a vida. é muito interessante de ver os traços de personalidade de cada um dos personagens e como a história deles vai se decorrendo. achei a história um pouco parada, o que me deu um pouco de preguiça de ler as vezes, mas no geral foi uma leitura legal.

Rainy Girl 03/04/2023

Não há palavras para a sensibilidade e amabilidade nesse livro. O autor escreve de uma forma tão sensível, que você se sente abraçado à cada capítulo.
É um YA e eu estava com medo de não gostar, mas foi surpreendida demais. Os personagens são muito bem elaborados e cheios de sentimentos, escrita nada maçante e a história é linda, comovente, intrigante e apaixonante. Entrou para os favoritos. Enfim, perfeito. Apenas leiam! Haha
* Uma ótima indicação para quem está começando a ler em inglês, pois a escrita do autor é simples.

Luisa 21/03/2023

LINDO PERFEITO EXCEPCIONAL
Esse livro me surpreendeu demaaaaiiisss. Que obra de arte!!!! A escrita é tão delicada e sensível, e o protagonista, Ari, foi lindo ver seu amadurecimento. Ameiiii, favoritei

mrxs 10/03/2023

Fofos
O livro é bem bonzinho de ler, capítulos curtinhos, demorei um tempo pra começar ficar interessada ao ponto de querer ler o tempo todo mas dps de uns 30% começou a fluir bem. É real um livro bem teen, passei raiva as vezes com a maneira de pensar dos meninos mas é compreensível já que eles tinham 15-17 anos.