Tempo e Narrativa

Tempo e Narrativa Paul Ricoeur
Paul Ricoeur (Em Português)

Resenhas - Tempo e Narrativa

Luiz Pereira Júnior 31/07/2022

Os abismos do tempo
Nos três volumes de “Tempo e narrativa”, o filósofo Paul Ricoeur discute os diferentes modos de ver e sentir (por assim dizer) o tempo, principalmente em relação ao tempo histórico e ao tempo literário.

No entanto, é preciso dizer que se trata de uma obra dirigida fundamentalmente aos profissionais de História, de Filosofia e de Letras (e correlatos), não sendo, de maneira alguma, dirigida para o leitor comum. Antes que me apontem como esnobe, devo dizer que, a bem da verdade, não entendi vários trechos do livro. Talvez algum dia volte a eles, mas acho difícil.

Por outro lado (também sem esnobismos) foi um enorme prazer ler comentários sobre a passagem do tempo em três das grandes obras que marcaram minha paixão pela Literatura: “Mrs. Dalloway”, “A montanha mágica” e “Em busca do tempo perdido”. Parecia que eu tinha um professor de renome mundial (e acho que tinha mesmo) me explicando como esses monstros das letras chamados Virginia Woolf, Thomas Mann e Marcel Proust construíram e redefiniram o sentido do tempo.

Enfim, uma obra a ser lida com muita paciência e tempo disponível. Intrincada. Difícil. Hermética até. Agora, se é para você, não posso dizer. Afinal, quem sou eu para recomendar ou não recomendar esse oceano abissal em forma de leitura?