Vikings: A Viúva do Inverno

Vikings: A Viúva do Inverno Brian Wood...

Resenhas - Vikings

Lilian_89 28/12/2019

Legal
A história conta em quadrinhos a trajetória de uma mãe e sua filha após a morte do marido em uma vila onde a peste chegou e amedrontou todos. Os portões da cidade foram fechados e ninguém mais é autorizado a entrar ou sair, os doentes são enviados para fora, para a morte, para evitar o contagio. entretanto, entre os que ficaram na vila há um homem poderoso que pensa apenas em si mesmo e tenta de todas as formas ser a voz do povo e decidir o que fazer, mas ele não é o ancião da vila e não pode determinar sem ganhar nos votos. Tudo vai bem até que esse poderoso, após uma saída para busca de mantimentos na verdade retorna para matar os anciãos e tomar o poder da vila, ele havia vendido a vila a outra próxima, e manteria sua posição de líder, assim dizimou os líderes da vila e tornou a vida de muito um inferno.
A mãe e sua criança acabam por tendo que fugir da vila no inverno rigoroso, e por sorte conseguem encontrar pessoas para ajudar.
Espero ler a continuação em breve, a história é interessante e os desenhos são maravilhosos, uma obra de arte esse quadrinho.

Dani 30/09/2013

Branco, muuuito branco
Eu não gostei muito do primeiro volume de Vikings, foi uma leitura arrastada. Já o segundo eu achei mais interessante, muito comovente a história da tal viúva do inverno e de sua filha.
A sequência de páginas com toda aquelas imagens de neve foi me oprimindo sem que eu me desse conta. Num momento, duas ou três páginas, o verão é resgatado por uma lembrança e a sensação de alívio é instantânea... pena que dure tão pouco. Curiosa para ler o próximo volume :)
Vinícius 30/09/2013minha estante
Eu gostei bastante desse, mas a história do cara que volta pra ocupar o trono é a mais legal. Depois tempresto!

Vinícius 18/08/2013

Gosto muito da série e o Brian Wood vai se provando um dos melhores roteiristas da atualidade. O traço do Leandro Fernandez é bem legal e simples, bastante econômico até. Ainda prefiro o primeiro arco da série, mas este bem legal também, pois mostra os vikings na fase pós-dominação cristã, em 1200 d.C. mais ou menos. Muito bom pra conhecer a série.
Dani 18/08/2013minha estante
Quero ler. Alguém me disse q eu vou gostar e esse alguém tem acertado todas :-) .

Dani 30/09/2013minha estante
acabei de ler e , de fato, gostei mais deste vol.2
a parte que retrata a primavera/verão é de grande alívio, mas logo passa, né?

Vinícius 30/09/2013minha estante
O volume 1 é meia boca mesmo.

Marc 22/05/2012

Brian Wood vai se tornando, ao lado de Warren Ellis, um de meus roteiristas favoritos de quadrinhos atualmente. É um sujeito avesso a polêmicas, que dá poucas entrevistas e seus roteiros quase não dão bola para o hábito irritante, tão comum em outros (leia-se Neil Gaiman...), de fazer referências pop para parecer culto. São apenas boas histórias. Algumas provocativas no sentido que devem ser mesmo (como ZDM), outras apenas bem contadas (Local).

O caso de Vikings – a viúva do inverno é esse: uma bela história contada de forma simples e ao mesmo tempo impactante. Um dos raríssimos exemplos de como os quadrinhos podem trazer histórias adultas, que nada ficam devendo a bons livros ou filmes. Quadrinhos adultos no melhor sentido do termo, ou seja, que não apelam para fórmulas estabelecidas ou heróis poderosos; muito menos para valores absolutos como a verdade, a justiça, honra e lealdade, que são muito bonitos quando discurso, mas que na prática são apenas bandeiras para impor um modo de pensar bem particular. A bem da verdade é por raríssimas histórias como essa que costumo ler quadrinhos (e que ainda não os abandonei). Porque se é possível uma pesquisa tão meticulosa dentro dos quadrinhos quanto a que deu origem a esse arco de histórias; a reconstrução de hábitos, construções, vestimentas, religião e modo de guerrear, então ainda há muito mais que se fazer do que ler as mesmas histórias recicladas que alguns insistem em fazer os leitores engolir goela abaixo.

E mesmo que a premissa de uma viúva protegendo sua filha em um pequeno vilarejo viking no ano de 1020 d.C. pareça apenas uma desculpa para destilar ressentimento sobre a violência contra a mulher e a maldade humana, e não empolgue à primeira vista, o encadernado é mais que recomendado. Não há condescendência, falsos moralismos nem apologia alguma. É uma bela história de como as pessoas fazem aquilo que necessitam e tentam se proteger da maneira que podem e julgam mais apropriada. A morte rondando a todos os passos que se dá. A incerteza da sobrevivência (e criar esse clima me parece o maior mérito de todos, imaginar como deveria ser difícil para uma pessoa sobreviver a um inverno feroz sem condição alguma de se proteger), a peste como apenas o primeiro teste por que terão que passar...

Enfim, é um quadrinho espetacular, maravilhosamente bem escrito e que soma muitos pontos na “briga” de melhor roteirista atual de quadrinhos para Brian Wood.
Sharon 27/09/2012minha estante
Isso mesmo! Foi bom ler uma "simples história de gente comum", sem deuses, sem magia, sem blablabla. Adorei a HQ também!