Aura

Aura Carlos Fuentes

Resenhas - Aura

Mariana 15/01/2024

Foi o primeiro livro que eu li em espanhol, e confesso que a leitura foi complica. Porém a história, por mais confusa que fosse, me cativou, valeu a pena e guardarei ótimas memórias da história.

Brandi 24/06/2023

Essa é uma das coisas mais bizarras que eu já li. A história em si não é o que surpreende, mas sim a narração. Você realmente se torna o protagonista e isso cria um sentimento de angústia muito forte, tanto pelos eventos bizarros a sua volta quanto pela sua falta de autonomia, que potencializa muito a narrativa.

Flavia 07/05/2023

Um suspense mágico
Comprei o livro pois estava no México e quis ler algo de um escritor mexicano. Foi uma grata surpresa, queria que o livro fosse mais longo para a leitura durar mais.

Clóvis Marcelo 04/03/2015

ENREDO

Felipe Montero, um jovem historiador, inteligente e solitário, trabalha como um professor ganhando bem pouco, encontra um anúncio nos jornais que procura por profissionais com qualidades idênticas as suas para um trabalho de bom salário.

O trabalho fica na Rua Donceles nº 815; consiste em organizar e concluir as memórias de um general para que elas possam ser publicadas. A rua está mesclada pelo velho e moderno. Há casas novas e antigas, onde ambas levam o número antigo e recente da rua.

Ao entrar na casa pela porta aberta, somente se ouve a voz da uma mulher dirigindo-lhe a palavra, pois não se pode ver nada. Felipe encontra-se com a viúva do general na escuridão, Consuelo. Ao falar com a viúva, ele descobre que terá que viver na casa.

Ainda que lhe pague muito para editar o diário do general, Felipe fica indeciso. Até conhecer a sobrinha da viúva, Aura, que vive na casa. A jovem tem impressionantes olhos verdes e cabelo muito escuro. A viúva e Aura vivem na obscuridade porque toda a casa faz recordar do falecido. Felipe por fim concorda em editar os papéis.

A novela transcorre em torno de Aura e a estranha relação com sua tia anciã.

SIMBOLOGIA

(Este tópico pode conter spoilers sobre o que será encontrado de subjetivo na trama)

O livro é repleto de simbologia, que marca a essência da novela. A casa, por exemplo, é o eixo central da narrativa. A coelha de nome Saga, que represente fertilidade. Os emblemáticos gatos que não temos certeza se existem, e estão sempre relacionados a magia com suas 7 vidas. O cachorro, representando um guardião entre dois mundos.

O cabrito são comumente relacionados com o demônio, contudo, no contexto da novela se atribui a representação da virilidade, da masculinidade em todo seu poder de força e domínio.

A cor verde aparece constantemente na história. Representa ao mesmo tempo a vida e o chacra do coração, ou ainda a atemporalidade.

O simbolismo de Aura traz uma das novelas mais representativas do realismo mágico. Falando sobre amor, obsessão e reencarnação.

SOBRE A EXPERIÊNCIA DE LER EM ESPANHOL

Diferente do inglês, espanhol é aquele língua que, para nós latinos, basta ter atenção para se fazer aprender. Muitos dizem que espanhol é fácil, que todo mundo que sabe português também sabe essa língua, mas isso está longe de ser verdade, pura ilusão.

Embora haja palavras com sonoridade e significado semelhantes, a língua espanhola é bem peculiar e varia de país a país, da mesma forma que o português do Brasil, Portugal e África.

Foi um prazer ler essa história no idioma original e captar algumas peculiaridades que só são percebidas assim. É uma leitura que pode ser feita para qualquer pessoa que esteja a partir do nível intermediário.

Uma dica que tenho a dar é: se espanhol faz parte da sua grade de ensino no nível médio, ou verá em algum momento da sua vida, aproveite! Muitos dos meus aprendizados pude tirar da escola. Isso também serve para o ensino fundamental, faz uma baita diferença.

Então é isso, se não puderem ler no original, leiam a tradução por que a história vale muito a pena.

Nota: Este livro tem sua versão traduzida no Brasil pela editora L&PM.

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2015/03/resenha-aura-carlos-fuentes.html
Bia 04/03/2015minha estante
Parece bem interesante

Clóvis Marcelo 04/03/2015minha estante
Muito, Bia! Dá para passar uma tarde maravilhosa com a leitura.

Bia 05/03/2015minha estante
Você comprou ou pegou emprestado?

Clóvis Marcelo 05/03/2015minha estante
Li em e-book, se quiser posso te passar ;)

Clóvis Marcelo 05/03/2015minha estante
Tem na Epifânio também, traduzido!

:O Isso é uma raridade!

Bia 10/03/2015minha estante
Meu e-mail: annab_fernanes@hotail.com. Obr :)

Bia 10/03/2015minha estante
Meu email: annab_fernandes@hotmail.com. Obr :)