Línguas de Fogo

Resenhas - Línguas de Fogo

1 | 2 | 3 | 4

RUDY 13/12/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Quem acompanha o blog sabe o tanto de dificuldade que tenho em fazer resenha quando o livro é bom demais, porém tentarei...

O principal em todo enredo de fantasia que envolve o livro, além de toda aventura e perigos enfrentados, é o sentimento de lealdade e amizade que permeia todo enredo. Aquela amizade incondicional onde dispomos de nossa própria vontade, desejo e vida, para poder salvar um amigo. Fiquei encantada com essa singeleza que já não encontramos mais.

As personagens são bem construídas, todos tem personalidade forte e uma força de vontade muito superior para atingirem seus objetivos, inclusive as personagens secundárias.

O mundo fictício construído para levar todos os cinco livros da série, é algo sólido. Aqui conhecemos apenas dois reinos, bem descritos e nos dão a real dimensão da criatividade da autora.

Apenas duas coisas me intrigaram um pouco, o que não desmerece a escrita: primeiro Aisling ter apenas 13 anos e tomar muitas atitudes como adulta, e, em determinadas passagens, ser bem ingênua e infantil, como sua própria idade. O que mostra também todo amadurecimento durante a história e a faz capaz de aceitar o descobrimento de vários mistérios no decorrer do livro.

E o fato de Dharon, mesmo estando envenenado, conseguir sobreviver há vários meses de jornada, mesmo com fragilidade em determinados momentos. Ele suportou tudo...talvez por obstinação ou por não querer deixar Aisling...não sei.

Gostei demais em embarcar nessa aventura, carregada de magia, mistérios, amizade e lealdade.

Fico aqui no aguardo do próximo livro e recomendo para todos que gostam de uma fantasia bem escrita, bem criativa, e mesmo sendo infanto juvenil, nos propicia uma grande lição de amizade e um prazer imenso em saber que temos ótimos autores nacionais trazendo enredos cada vez mais instigantes e criativos.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/12/resenha-65-linguas-de-fogo-literatura.html
Michelle 27/05/2022minha estante
uma aventura e tanto

Cussa Mitre 23/08/2015

Ouvi falar do livro através do podcast Bodegacast, onde a autora, Karen Soarele foi entrevistada. Confesso que sempre tive "preferência" por autores internacionais, principalmente no quesito "fantasia medieval". Porém, Karen me surpreendeu.

A história é basicamente sobre uma guerra entre alguns reinos. Magia é baseada nos elementos (?), sendo o foco neste primeiro livro os elementos do Fogo e do Ventro (Ar, talvez?). Apesar de ser uma fantasia medieval, o leitor não irá encontrar aquele mundo de fantasia medieval clássico, com elfos e anões. No livro, apenas duas raças são citadas: os humanos e os pistiros, seres totalmente ligados ao elemento do fogo, possuindo inclusive a pele avermelhada.

O livro conta a história de Aisling, uma menina que após alguns acontecimentos, parte numa busca junto ao seu amigo Dharon. A história é leve, mas com pontos de extrema emoção. Consegue prender o leitor, ao mesmo tempo em que este não sente o "peso" da leitura. Fácil e simples de ser lido, ótimo para adolescentes que não estão muito acostumados (ou tem preguiça) de ler.

Apesar de alguns pontos serem meio "previsíveis", o livro ainda consegue surpreender bastante. Assim como alguns pontos serem meio "complexos" de serem aceitos por quem está acostumado a histórias de fantasia medieval. A forma como os personagens são introduzidos também não deixa o leitor "assutado" ou "perdido".

A livro consegue fechar o arco, mas deixa um tremendo gancho para o próximo, podendo dar ao leitor a impressão de que o livro ficou "inacabado". Ler este sem ler o próximo, ou sem saber que já existe um seguinte, pode deixar o leitor meio perdido. Nada que o fim do livro, onde a autora fala um pouco sobre si e deixa claro o segundo livro não resolveram.

Leitura boa e agradável que deu para divertir e emocionar. Ou seja: objetivo atingido.

Polly Waldorf 18/08/2015

Línguas de Fogo
Alô, galera!

Há algumas semanas vocês viram aqui no RDT Pop uma postagem sobre a nossa parceira, a autora Karen Soarele. Hoje trago para vocês uma resenha quentinha contando alguns detalhes e minha impressão sobre o livro.

Título: Línguas de Fogo
Crônicas de Myríade, V. 1
Editora: Cubo Mágico
Sinopse: Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade.
Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome.
Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.
Até onde você iria para ajudar um amigo? Línguas de Fogo é uma história de desafios, amadurecimento e, sobretudo, amizade.
Imaginem um livro maravilhoso. É este! Línguas de Fogo é o primeiro livro da coleção Crônicas de Myríade, da autora Karen Soarele. Ele narra a história de dois amigos que entram em uma jornada entre dois reinos e, juntos, enfrentam uma batalha não apenas contra exércitos, mas também contra o tempo.
Aisling é uma pré-adolescente que vive tranquilamente com sua avó em Sollace, um vilarejo de Vulcannus, o reino mais poderoso de toda Myríade. Dharon é o melhor amigo de Aisling, os dois sempre foram companheiros e portadores de uma amizade forte e duradoura pelo fato de serem muito parecidos, ambos são órfãos e nunca chegaram a conhecer seus pais. Dharon é considerado um garoto prodígio, apesar da pouca idade, ele é muito corajoso, prestativo e, além disso, também é o guerreiro da vila. O garoto sonha em se tornar um Furioso para poder proteger e lutar não apenas por Sollace, mas também por todo o reino de Vulcannus.
O vilarejo onde moram sempre foi calmo e pacato, até ser inesperadamente atacado em uma noite. Mal sabia Aisling, mas a partir dessa noite sua vida nunca mais seria a mesma. A garota é acordada por sua avó insistindo que devem ir embora naquele exato momento. Enquanto corre em direção a floresta, ela consegue notar que aldeia está sendo invadida por uma salamandra, um animal extremamente poderoso que acaba destruindo toda a vila e causando várias mortes.
O bravo Dharon trava uma batalha feroz com a salamandra, tentando derrota-la a todo custo. A garota, que assiste toda a luta, acha que a salamandra havia sido derrotada e quando corre para parabenizar o amigo, é pega de surpresa pela violenta besta que continua viva. Apesar de todo o treinamento rigoroso que recebeu, Dharon não consegue vencer o animal e acaba sendo ferido de forma letal.
A avó de Aisling, que antes era uma avó ?normal?, demonstra ter incríveis poderes e luta contra a salamandra enquanto explica para a garota que Dharon não podia ficar mais tempo lá. O forte guerreiro que sempre defendeu o vilarejo havia sido envenenado e o único lugar onde encontrariam a cura era em Hynneldor, um reino inimigo.
E é então que os dois amigos vão em busca da cura em uma jornada cansativa e nada fácil. Percorrendo os caminhos dessa jornada eles encontram Desmond, um homem enigmático que se torna fundamental durante o trajeto dos dois adolescentes. Análoga a história de Aisling, temos a história de Kendra, uma pistiro cruel que controla o poder do fogo como ninguém. A pistiro é designada para servir em Hynneldor no mesmo período em que os adolescentes vão em busca da cura e, infelizmente, os dois amigos acabam conquistando a pior inimiga que poderiam ter imaginado.
Línguas de fogo é escrito na terceira pessoa por um narrador onisciente, o que nos possibilita ter uma visão ampla do que está acontecendo e do que os personagens estão pensando em fazer. Além de ter uma escrita leve, tudo é descrito de forma clara, o que nos ajuda a compreender facilmente o que está acontecendo e como está acontecendo. Na primeira página você mergulha e a cada página que se passa, você entra cada vez mais e mais na história. É como se estivesse ao lado de Aisling durante toda a trama. Em alguns capítulos a autora colocou flashbacks, o que nos possibilita entender melhor o que aconteceu no passado para que os eventos do presente façam total sentido. Você fica imaginando o que aconteceu e após ler os flashbacks pensa ?Ah, então é por isso?. O livro também conta com o mapa de toda Myríade, que nos proporciona saber o posicionamento de cada reino.
Sempre vi algumas pessoas comentando no Twitter que leram o livro e adoraram, então eu já estava muito ansiosa para ler. Felizmente ele superou as minhas expectativas, o livro é ma-ra-vi-lho-so! Pelo fato de ser um livro de fácil leitura e que te prende a cada página, é possível lê-lo em pouco tempo. Eu, por exemplo, consegui ler ele por completo em apenas um dia (dentro de um ônibus, inclusive). O que mais me chamou atenção foi o fato de que, além dos animais, lugares e crenças, a autora foi capaz de criar uma mitologia diferente, completa e interessante para toda a história. Isso me causou uma imensa vontade de saber cada vez mais e mais sobre Myríade. Quando vi a capa com uma garota e um garoto já pensei ?Puts! Mais um livro com história de amor? e realmente é uma história de amor. O amor que uma garota sente por seu melhor amigo. Em certas partes até me identifiquei porque para salvar a vida dos meus dois melhores amigos, eu também enfrentaria o que fosse necessário.

Recomendo a leitura deste livro não apenas para o público infanto-juvenil, mas também para qualquer leitor que goste de viajar no mundo da fantasia. Como não aguento mais ficar longe desse mundo cheio de magia e mistério, hoje mesmo pretendo começar a ler o segundo livro, intitulado Tempestade de Areia. Assim que for terminando, vocês poderão ler a resenha aqui no RDT Pop.

Até a próxima!

Marcos Pinto 11/08/2015

Uma boa fantasia juvenil
Recentemente eu li o livro A Rainha da Primavera, também da autora Karen Soarele. Desta forma, eu já sabia mais ou menos o que esperar de Línguas de Fogo. Contudo, o que eu não imaginava era que a autora fosse conseguir me surpreender ainda mais e tão positivamente. Se eu já tinha gostado do livro anterior, gostei ainda mais desse.

No início da obra, o leitor é apresentado a Aisling e a Dharon. Eles são amigos desde a infância e são praticamente inseparáveis. Aliás, acho que inseparáveis é eufemismo. Eles são tão unidos que sofreriam qualquer coisa um pelo outro... Tanto que, para salvar Aisling, Dharon acaba sendo ferido mortalmente.

Contudo, Aisling promete para si mesma que não deixaria seu amigo morrer. Porém, para isso ela terá que ir além do que jamais imaginou. Ela terá que fugir de Vulcannus, seu lar e reino mais poderoso de Myríade, e ir a Hynneldor em busca de um suposto antídoto. Entretanto, o caminho até lá será mais recheados de perigos que a menina imagina.

“Em meio àquela confusão, Aisling finalmente percebeu o motivo do desespero: uma criatura desconhecida estava destruindo o vilarejo. Negra como a noite e grande como um leão, possuía uma longa cauda ES e movia sobre as quatro patas, sorrateira pelos telhados das casas, aterrorizando e ferindo os aldeões” (pp. 9-10).

Paralelamente, conhecemos Kendra Carnell, um ser residente de Vulcannus que possui a pele vermelha e é exímia controladora do poder do fogo. Ela é coronela do exército de Vulcannus e foi designada para servir no reino inimigo. Ela, infeliz com a ordem, decide que fará o possível e impossível para cumprir sua missão e voltar logo para casa. E se fosse necessário trucidar algumas pessoas no caminho, isso não faria a menor diferença.

Partindo dessa premissa, Karen Soarele cria um ótimo livro. Myríade é um lugar incrível, apesar da guerra que o assola. A descrição dos lugares lembra o ambiente medieval. Porém, nesse reino temos um elemento a mais: a magia. Há pessoas que dominam o fogo, outros que dominam o ar; há até mesmo lendas milenares que podem ser verdadeiras. Ou seja, a autora conseguiu desenvolver tudo que um bom livro de fantasia juvenil precisa ter.
Outro ponto positivo da obra é a linguagem utilizada. Diferente de livros como A Guerra dos Tronos que possuem descrições mais longas, centenas de personagens e capítulos enormes, Karen aposta em uma escrita mais simples e leve, capítulos mais curtos e poucos protagonistas. Isso torna o livro agradável tanto para adolescentes que estão descobrindo a leitura quanto para os adultos que gostam de uma boa fantasia destinada ao público mais jovem.

“Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo” (p. 30).

Não obstante, a autora também brinda o leitor com personagens excelentes. Dentre eles destaco Aisling, Dharon, Desmond e Kendra. A primeira, por ser a grande protagonista, recebe uma atenção especial da autora, o que torna o seu aprofundamento bem maior. Apesar de ser um pouco imatura algumas vezes, o que é justificado pela sua idade – 13 anos –, ela ganha o leitor sem muita dificuldade. Dharon, por sua vez, apesar de jovem, também consegue ganhar de forma fácil o leitor, principalmente por causa da sua coragem e lealdade à amiga.

Desmond, ao contrário dos anteriores, é um personagem misterioso durante a maior parte da obra. E é exatamente essa aura de “algo desconhecido” que chama a atenção para si. Além disso, ele ganha pontos pela sagacidade. Já a Coronela Kendra me ganhou por ser uma vilã com tudo que eu gosto: é audaciosa, cruel, vingativa, prepotente e ainda possui um poder enorme. Se tudo isso não fosse o suficiente, ainda é muito inteligente. Eu adoro um bom vilão, então caí de amores na hora.

Para completar o bom enredo, a parte física também não deixa a desejar. A capa é muito bonita e possui total relação com o enredo. A diagramação é bem simples, mas muito confortável. Isso, aliado à escrita fácil, proporciona uma boa leitura.

“A fama de Kendra cruzava rios, atravessava montanhas e se espalhava além das fronteiras de Vulcannus, era uma mulher implacável. Seu sangue pistiro era o maior motivo de orgulho seu e de toda a sua família” (p. 65).

Sem dúvidas, Línguas de Fogo é uma ótima leitura e é indicado tanto a jovens quanto a adultos. Se você está procurando uma fantasia com uma linguagem bem mais simples, mas que ainda sim seja interessante, esse é o seu livro.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-linguas-de-fogo.html

Samantha 07/07/2015

Aisling tem 13 anos e vive em Sollace, um pequeno vilarejo de Vulcannus, um dos reinos de Myríade. Certo dia Sollace é atacado por uma salamandra, uma criatura do fogo que incendeia o lugar. Dharon, amigo de Aisling e guerreiro da vila, luta contra o monstro, mas acaba sendo ferido e envenenado por ele.

A vó de Aisling diz para a neta que a única forma de salvar o amigo é ir ao reino inimigo Hynneldor, onde ela poderá achar a cura para o veneno de salamandra. Assim, Aisling e Dharon partem numa grande aventura, mas eles estão sendo procurados pelos Furiosos, o exército do reino de Vulcannus, acusados de terem destruído Sollace. Em sua busca, eles contarão com a ajuda de Desmond, um misterioso homem que conhecem numa estalagem.

Paralelamente a isso, temos a história de Kendra Carnell, ela é uma pistiro (criatura de pele vermelha que tem o poder do fogo), designada a servir em Hynneldor e não está nada feliz com isso. É legal ver a sua história se entrelaçando com a de Aisling, Kendra tem um papel super importante da trama.

Aisling é uma ótima personagem, durante a história ela se mostrou curiosa, determinada, corajosa, honesta e fez de tudo para ajudar seu amigo, não parei de torcer por ela em nenhum momento. Meu personagem preferido foi Hart, o cartógrafo do navio Elo, espero ler mais sobre ele no segundo volume da série.

A narrativa é em terceira pessoa e me prendeu do começo ao fim, a trama melhora bastante depois da metade do livro, quando mais problemas começam a surgir. As últimas páginas foram as mais emocionantes e uma coisa inesperada aconteceu!

A ambientação e a descrição foram bem exploradas pela autora, ela descreveu bastante as pessoas e os lugares quando os personagens chegavam neles, consegui me sentir dentro da aventura. Este livro contém um mapa e é sempre bom acompanhar a história por ele, nele só estão marcados os lugares citados durante a leitura, mas se você quiser saber sobre todos os lugares, é legal dar uma olhadinha no mapa do segundo livro: Tempestade de Areia, esse tem muito mais coisas.

Línguas de Fogo é um livro do meu estilo preferido: fantasia medieval. Ele contém reinos, criaturas sobrenaturais e personagens muito bem estruturados, a trama é simples, mas os obstáculos deixaram a história mais aprimorada e divertida! É uma leitura leve que eu recomendo bastante!

site: Mais resenhas em: http://sopramenores.blogspot.com.br/

Ro Angarten 09/03/2015

RESENHA LÍNGUAS DE FOGO
Aisling é acordada de madrugada pela sua avó, seu vilarejo está sendo atacado. Mas durante a fuga, Aisling vê que não se trata de um ataque qualquer. Uma salamandra de fogo está destruindo tudo e atacando as pessoas.

Seu grande amigo Dharon, e o protetor do vilarejo, vai enfrentar o terrível animal. Aisling e a avó já estão a beira da floresta, quando ela percebe que não pode ir. Aisling fica hipnotizada pela batalha e por mais que sua avó tente arrastá-la, ela permanece estática assistindo a luta.

Quando pensa que a batalha já está vencida, Aisling corre para felicitar Dharon, mas nesse momento a salamandra avança sobre eles. Agindo por instinto para salvar Aisling, Dharon se joga sobre ela e acaba sendo atacado pela salamandra.

Com o veneno correndo por suas veias, Dharon e Aisling conseguem escapar da salamandra com a ajuda dos poderes de sua avó.

Mas sua jornada está apenas começando, pois o veneno vai matar Dharon aos poucos, sua única chance de cura está no Templo de Zyria em Hynneldor.

Agora Aisling terá de enfrentar a estrada, o medo e, muitas vezes, a solidão para salvar seu melhor amigo.

Assim começamos nossa jornada com Aisling e Dharon. O mundo que eles sempre conheceram não existe mais. Agora é preciso pesar as consequências de seus atos e decidir em quem irão confiar ou não.

Línguas de Fogo é um livro que fiquei curiosa para ler desde que foi lançado. E não me decepcionou em nenhum momento.

Myríade é um lugar maravilhoso. Muito bem descrito e nos apresentado através do elemento que domina cada reino. Neste livro conhecemos Vulcannus, terra dos nossos personagens principais, que tem o domínio do fogo. E Hynneldor, terra que está sob o domínio de Vulcannus, mas que tem o domínio do vento.

Não pude deixar de lembrar da série Avatar: A Lenda de Aang, onde o povo da terra do fogo, desejava dominar e controlar todos os outros povos, pois achavam o seu elemento superior. Vulcannus é bem assim, eles desprezam os outros povos, pois consideram seus poderes insignificantes perto do poder do fogo. Portanto, os outros reinos devem ser conquistados.

Continue lendo em...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-linguas-de-fogo-karen-soarele.html

Fran 03/03/2015

O livro Línguas de Fogo é o primeiro das Crônicas de Myríade, sendo eles cinco: Tempestade de Areia, Fração de Segundo, Torrente Reversa e Brisa Ancestral. Se não estou enganada, destes quatro que citei agora saiu apenas o Tempestade de Areia.
Karen também possui dois livros que se passa no mesmo mundo: Rainha da Primavera e A Canção das Estrelas.
Bom, vamos ao que interessa.
O livro Línguas de Fogo conta a história de Aisling que é uma jovem camponesa que terá sua vida completamente alterada, após um acontecimento. Para bem ou para o mal, o acontecimento fará essa garota descobrir sua força interior e no poder da amizade.
A leitura do livro é bem rápida, personagens cativantes com suas próprias dores, medos e um motivo para ir em frente. Quando comecei a ler percebi que o mundo é bem vasto e que ainda ela poderá explorar muito dele. Além de ser um mundo autêntico, com raça nova, região completamente distintas.
Neste mundo somos levados pela leitura a lugares incríveis, e junto da Aisling iremos descobrir que muitas das lendas/contos/mitos são reais e que para achar a solução de nossos problemas devemos começar procurando algo muito importante em nós mesmos: Coragem.
Um livro bem escrito e curtinho, li em pouco tempo. Achei muito legal o fato de ter um mapa, isso sempre ajuda na hora da leitura.
Bom, acho que o que eu tinha para dizer, já disse. Sem spoiler, pois acho que uma boa história merece ser lida e não contada pela boca alheia.

site: http://marcodeumpercurso.blogspot.com.br/2015/03/resenha-linguas-de-fogo-karen-soarele.html

Carpe Libri 18/02/2015

Aisling é uma menina simples, camponesa, que vive com a avó num povoado em Vulcannus. Uma noite, Aisling é acordada com pressa pela avó sem saber porque, e é posta em fulga. O povoado está queimando, as pessoas estão morrendo e fugindo e Aisling não consegue entender nada. Quando ela vê que Dharon, seu melhor amigo e guerreiro da vila, está lutando contra o monstro que está assolando o lugar. Ele é ferido gravemente na tentativa de proteger Aisling, e a única chance de salvá-lo é deixar a avó pra trás e rumar para o desconhecido e entrar no território inimigo de Hynneldor, onde pode existir a cura para o veneno do monstro. No caminho, Aisling e Dharon encontram um amigo em Desmond, além de uma égua belíssima que segue Aisling para todo lado. Desmond resolve levá-los ao grupo rebelde do qual faz parte e a menina acaba conseguindo ajuda de Marian, a líder. Quando elas viajam para encontrar o antídoto para o veneno que ataca Dharon, a Fortaleza é atacada e uma traição é descoberta, ao mesmo tempo em que Marian descobre coisas sobre Aisling que nunca havia imaginado.

Este livro é o primeiro da série “Crônicas de Myríade”, do talento nacional Karen Soarelle. Honestamente, não me lembro o dia exato em que eu dei de cara com este livro, mas a capa e o título me chamaram a atenção de primeira. Entrei em contato com a Karen e ela, muito fofa e solícita, me falou mais sobre a história. Eu acabei lendo o pequeno conto A Rainha da Primavera (a resenha você confere aqui), e adorei. Fiquei louca de curiosidade pra ler esse livro, comprei na promoção do lançamento de Tempestade de areia, o segundo da série publicada pela editora Cubo Mágico e, apesar de ter demorado um pouco pra começar a leitura, não consegui largar assim que peguei. Logo no início da história você se envolve com a ação, e não pára. A narrativa é fluida, nem um pouco cansativa, o que me fez gostar mais ainda da história. Meu personagem favorito: Douce (que eu espero que apareça de novo nos próximos livros). Partindo para a leitura de Tempestade de areia. Recomendo as Crônicas de Myríade para todos os fãs de talentos nacionais da fantasia.

Jéssica R. 27/01/2015

Depois de ler A Rainha da Primavera da escritora Karen Soarele, tive certeza que precisaria ler os outros livros dela. Línguas de fogo é um livro fantástico voltado para o público infanto-juvenil, mas é capaz de agradar leitores de todas as idades.

Em uma noite Aisling é acordada às pressas por sua avó, dizendo que precisavam sair de casa o mais rápido possível, o motivo: a vila que moravam estava sob o ataque de uma criatura monstruosa que cuspia fogo, conhecida como Salamandra, essas espécies viviam no fundo dos vulcões de Vulcannus e não deveriam estar tão longe. Ainda sonolenta Aisling presencia os moradores correndo para salvarem suas vidas. O jovem Dharon, é o guerreiro da vila e uma de suas tarefas e defendê-la, e é isto que ele faz, mas acaba sendo ferido pela salamandra, e um veneno mortal praticamente sem cura começa a correr em suas veias. Para salvar seu amigo Aisling parte em uma longa jornada. Com personagens fortes a história nos apresenta uma jovem que descobre ser muito mais corajosa e mais forte do que imagina; amiga fiel do jovem Dharon, os dois possuem uma amizade sincera e inocente.

Em sua jornada Aisling e Dharon conhecem Desmond que os ajuda a chegar onde encontrariam a cura para o veneno da Salamandra. Durante a história somos apresentados a resistência do reino de Hynneldor, a líder Marian uma guerreira, que apesar de mancar por causa de uma ferida antiga, ela não se deixa intimidar. Coronela do Exército de Vulcannus, Kendra é uma pistiro de família nobre e manipuladora do fogo, uma mulher má que não se importa com ninguém além dela mesmo.

Livro de leitura rápida e agradável, com uma narração ágil e bem escrita ela nos leva por um mundo de magia e seres poderosos, viajando entre reinos, fugindo de seres poderosos e descobrindo que muitas lendas podem ser verdadeiras. Com cenas de lutas bem escritas temos certeza de estar lendo um ótimo livro. Karen conseguiu criar um enredo rico em detalhes, nos apresentando uma guerra entre dois reinos distintos poderosos: Hynneldor, manipula o vento; e Vulcannos que domina o fogo. Esse é o primeiro de uma série de 5 livros, o segundo já foi publicado com o título Tempestade de Areia. A autora criou um site (http://wiki.cronicasdemyriade.com.br/) com todas as informações sobre os personagens e os povos descritos no livro, além de ter criado para o livro um mapa que nos ajuda e entender o trajeto dos personagens.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/

Caroline 11/01/2015

Simplesmente incrível!
A escrita da autora é totalmente cativante e as aventuras propostas aos personagens são incríveis. Na verdade, fiquei tão vidrada que poderia ter terminado o e-book em apenas um dia, mas quis retardar pois não me sentia preparada para a despedida.

Nat 04/12/2014

Este livro é o primeiro da série Crônicas de Myríade, do talento nacional Karen Soarelle. Honestamente, não me lembro o dia exato em que eu dei de cara com este livro, mas a capa e o título me chamaram a atenção de primeira. Entrei em contato com a Karen e ela, muito fofa e solícita, me falou mais sobre a história. Eu acabei lendo o pequeno conto A Rainha da Primavera (a resenha você confere aqui), e adorei. Fiquei louca de curiosidade pra ler esse livro, comprei na promoção do lançamento de Tempestade de areia, o segundo da série, e. apesar de ter demorado um pouco pra começar a leitura, não consegui largar assim que peguei. Logo no início da história você se envolve com a ação, e não pára. A narrativa é fluida, nem um pouco cansativa, o que me fez gostar mais ainda da história. Meu personagem favorito: Douce (que eu espero que apareça de novo nos próximos livros). Partindo para a leitura de Tempestade de areia. Recomendo as Crônicas de Myríade para todos os fãs de talentos nacionais da fantasia.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/12/linguas-de-fogo-karen-soarelle.html

Murilo 14/09/2014

Quem disse que autor nacional não sabe escrever fantasia?
Eu e o Felipe já lemos e resenhamos o primeiro livro da autora, uma fantasia curtinha que se passa no mesmo universo de "Línguas de Fogo", o livro se chama "A Rainha da Primavera" e é uma gostosa leitura que nos deixa querendo mais conhecimento sobre esse mundo novo que a autora criou. E nós recebemos esse conhecimento com o primeiro livro da série Crônicas de Myríade.

Em Maio de 2013, fui o sorteado a receber o livro da autora entre os blogs parceiros. Fiquei super animado, mas com meus preparativos para o intercâmbio ficou difícil de pegar qualquer livro para ler. Mas agora que voltei decidi colocar minhas leituras em dia e que maneira melhor de voltar ao Brasil com leituras de autores nacionais? E posso garantir que Karen Soarele foi a escolha perfeita.

O livro é narrado em 3ª pessoa, e conta a história de Aisling, uma menina de treze anos que vive em um pequeno vilarejo de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. Seu mundo nunca mais será o mesmo quando seu melhor amigo Dharon é atacado em batalha, sendo infectado com um veneno. Para encontrar a cura, Aisling terá que sair de seu vilarejo pela primeira vez e entrar em território inimigo. Sua jornada é repleta de aventura, perigos e mistérios para serem desvendados.

O primeiro capítulo já começa com muita ação, o leitor já é jogado na história de maneira em que não se sabe direito o que está acontecendo. O legal é que a personagem principal, Aisling, também não sabe o que está acontecendo, então o leitor já se identifica com a personagem. Em meio a batalha a autora não deixa de descrever as personagens e o cenário, então a visualização dos acontecimentos não é nem um pouco difícil.

A autora tem uma narrativa muito gostosa de ler, somos muito bem introduzidos a esse novo universo de Myríade. Como a história já começa no meio de um acontecimento importante, a autora coloca capítulos de flashbacks que ajudam na hora de entender melhor a história, e na construção das personagens.

Aisling tem treze anos, e ela na maioria das vezes age como uma menina de treze anos que está sofrendo e tem que ajudar o amigo, isso me agradou muito na leitura. Mas, toda vez que ela fazia algo que eu achava que uma garota de treze anos não faria eu já me lembrava que o universo é outro. Tenho certeza de que eu com treze anos não seria tão corajoso quanto ela, mas tudo é plausível porque o universo de Myríade não é o mesmo universo que eu estou vivendo. E pessoalmente, adoro conhecer novos universos.

Estou muito ansioso para a continuação (Tempestade de Areia) já lançada. Existem muitos mistérios para se resolver e muita história para contar. Afinal é uma série de cinco livros, que já começou super bem. "Línguas de Fogo" está mais que recomendado.

site: http://booksalloveryou.blogspot.com.br/

Francine 20/07/2014

Narrativa agradável e fantasia sem excessos...
Tive acesso a Línguas de Fogo por meio do Book Tour organizado pelo querido blog Doces Letras, ao qual agradeço pela oportunidade! Foi uma leitura muito agradável e que fluiu rapidamente, atendendo as minhas expectativas sobre a qualidade da narrativa da autora Karen Soarele.

Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Aisling, uma garota inocente e leal aos que ama. Ela é habitante de Vulcannus, onde as pessoas dominam o poder do fogo e qualquer outra forma de magia é condenável. Eu gostei muito do contexto criado pela autora, pois envolveu não apenas os elementos de uma excelente fantasia, mas ousou apresentar um problema político muito além do que a protagonista poderia controlar. A verdade é que Vulcannus estava em guerra, mas a morte nunca chegou tão perto do povoado de Aisling quanto no fatídico dia em que foram atacados por uma terrível salamandra! Nesta ocasião, Dharon, o melhor amigo de Aisling, recebeu um golpe mortal e seu corpo foi envenenado. Para salvá-lo, Aisling terá que levá-lo até Hynneldor, o território inimigo onde controlam o poder do ar. Lá, se sua informação estiver correta, encontrarão o antídoto!

Esta é uma verdadeira corrida contra o tempo, mas a narrativa da autora garante que o leitor acompanhe cada mínima aventura de Aisling e Dharon. Nada passa despercebido, quer sejam as belas paisagens, quer sejam os atos covardes dos soldados de Vulcannus que amedrontam – e algumas vezes até matam – seu próprio povo a quem deviam proteger. Entre estes soldados há Kendra, uma pistiro que controla o fogo com tanta destreza quanto é cruel. Não sendo humana, Kendra nada sente além de nojo dos menos favorecidos e não hesita em usar do seu poder para obter vantagens. Infelizmente, para salvar seu amigo, o destino de Aisling confronta-se com o de Kendra, e a nossa corajosa protagonista acaba ganhando a pior inimiga que poderia ter.

Línguas de Fogo é adorável! Sendo um livro de gênero fantasia, a tranquilidade da autora durante a construção da história surpreende. Geralmente, os autores enchem cada página com seres mágicos, concentrando-se em criar cenários encantadores, mas inverossímeis. A Karen Soarele não fez isso... Não há seres mágicos em excesso e por vários momentos ela usou do que existe na nossa realidade, tornando o reino de Myríade mais próximo do leitor. O contexto é medieval e as batalhas foram bem descritas, assim como as paisagens e os sentimentos dos personagens. Em resumo, a narrativa da autora detém um harmonioso equilíbrio que rende uma leitura muito agradável! Preciso dizer, também, que o livro traz alguns temas importantes de serem refletidos, tais como: o valor da amizade e da lealdade às pessoas que ama, e as desastrosas consequências de um governo corrupto. Gostei bastante disso!

Como aspecto frágil destaco que, ao se concentrar em manter o ritmo da narrativa paralelo ao ritmo da história, há momentos nos quais parece que "nada acontece". Obviamente, sair de uma vila remota de Vulcannus para a capital e, principalmente, para o território inimigo em período de guerra, é uma aventura e tanto! Mas o ritmo da história é lento, justamente porque toda a viagem é longa, e me senti cansada assim como Aisling em alguns momentos (rs). De qualquer modo, é um livro super-recomendado! A capa é ainda mais bela pessoalmente e a diagramação está excelente.

Confira mais informações em:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/07/resenha-37-linguas-de-fogo.html

Stark or Snow 11/04/2014

Resenha: Línguas de Fogo
Bem vindo a Vulcannus, a cidade mais promissora de Myríades; Um lugar mágico de guerreiros com poderes de fogo, muito forte.

O livro Línguas de fogo conta o primeiro ato da história de Aisling uma mocinha jovem que vive no vilarejo pobre de Sollace com seu amigo e guerreiro da vila, Dharon.

Aisling é um menina tranquila e pacata que nunca se envolvera em muitas confusões até o dia do ataque do grande lagarto que destuía sua aldeia, a garota viu uma salamandra gigante cuspir fogo e atacar os aldeões, até que Dharon apareceu, e com graça e leveza começou a ganhar a batalha contra aquele monstro, mas antes do fim a menina escolheu o momento errado pra abraçar seu amigo, o que custou a vitoria naquele dia, Dharon foi atingido e envenenado, salvo pela avó da garota conseguia usar magia do ar para se proteger e manter o inimigo afastado, foi nesse momento que Aisling recebeu sua missão, a que mudaria toda sua vida, e a que colocaria ela e a seu amigo em risco uma jornada para alem das fronteiras de Vulcannus, no inimigo país de Hynneldor.

Emocionante não é?! e foi somente o primeiro capitulo, o livro tem uma linguagem rápida, com uma história bacana, de aventura e batalhas, fala de honra, amor, liberdade e tem um viés para te fazer pensar e por em cheque suas convicções. Quem realmente é o inimigo em uma batalha? Qual o lado certo? e de que lado você está?

No melhor estilo de literatura fantástica, a autora Karen Soarele, consegue de maneira eficaz prender nossa atenção e ficar contando os dias para ler a continuação dessa história.

*********************************

Karen é graduada em Publicidade e Propaganda, e cursa pós-graduação em linguagem e produção textual. Mantém em funcionamento um blog pessoal, onde publica conto, textos de opiniões e historias do dia-a-dia. Acompanhe mais sobre Karen no site

site: http://vendedorderins.blogspot.com.br/2014/04/resenha-linguas-de-fogo.html

1 | 2 | 3 | 4