Marcos606 27/02/2024
Publicado pela primeira vez em alemão em 1921 e depois traduzido - por C.K. Ogden - e publicado em inglês em 1922. Mais tarde foi retraduzido com seus Cadernos, escritos em 1914-16, e correspondência posterior com Russell, Moore e Keynes, mostrando influências schopenhauerianas e outras influências culturais, evoluiu como uma continuação e uma reação às concepções de lógica e linguagem de Russell e Frege. Russell forneceu uma introdução ao livro afirmando que ele “certamente merece… ser considerado um evento importante no mundo filosófico”. É fascinante notar que Wittgenstein deu pouca importância à introdução de Russell, alegando que estava repleta de mal-entendidos. Interpretações posteriores tentaram desenterrar as tensões surpreendentes entre a introdução e o resto do livro (ou entre a leitura de Wittgenstein por Russell e a autoavaliação do próprio Wittgenstein) – geralmente insistindo na apropriação de Wittgenstein por Russell para a sua própria agenda.
A estrutura do Tractatus pretende ser representativa da sua essência interna. É construído em torno de sete proposições básicas, numeradas de 1 a 7, com todos os outros parágrafos do texto numerados por expansões decimais, de modo que, por exemplo, o parágrafo 1.1 é (supostamente) uma elaboração adicional da proposição 1, 1.22 é uma elaboração de 1.2 e assim por diante.
As sete proposições básicas são:
Tradução de Ogden Tradução de peras/McGuinness
1. O mundo é tudo o que acontece.
2. O que é verdade – um fato – é a existência de estados de coisas.
3. Uma imagem lógica dos fatos é um pensamento.
4. Um pensamento é uma proposição com sentido.
5. Uma proposição é uma função de verdade de proposições elementares.
6. A forma geral de uma função de verdade é [¯p,¯ξ,N(¯ξ)]
7.Aquilo sobre o que não podemos falar devemos deixar em silêncio.
Claramente, o livro aborda os problemas centrais da filosofia que lidam com o mundo, o pensamento e a linguagem, e apresenta uma “solução” destes problemas que se baseia na lógica e na natureza da representação. O mundo é representado pelo pensamento, que é uma proposição com sentido, uma vez que todos eles – mundo, pensamento e proposição – compartilham a mesma forma lógica. Consequentemente, o pensamento e a proposição podem ser imagens dos fatos.
Começando com uma aparente metafísica, Wittgenstein vê o mundo como consistindo de fatos (1), em vez da concepção tradicional e atomística de um mundo feito de objetos. Os fatos são estados de coisas existentes (2) e os estados de coisas, por sua vez, são combinações de objetos. “Os objetos são simples”, mas os objetos podem se encaixar de várias maneiras determinadas. Eles podem ter várias propriedades e manter diversas relações entre si. Os objetos se combinam entre si de acordo com suas propriedades lógicas internas. Ou seja, as propriedades internas de um objeto determinam as possibilidades de sua combinação com outros objetos; esta é a sua forma lógica. Assim, os estados de coisas, sendo compostos de objetos em combinação, são inerentemente complexos. A situação que existe poderia ter sido diferente. Isto significa que os estados de coisas são reais (existentes) ou possíveis. É a totalidade dos estados de coisas – reais e possíveis – que constitui a totalidade da realidade. O mundo é precisamente aqueles estados de coisas que existem.
A mudança para o pensamento, e posteriormente para a linguagem, é perpetrada com o uso da famosa ideia de Wittgenstein de que pensamentos e proposições são imagens – “a imagem é um modelo da realidade” (TLP 2.12). As imagens são compostas de elementos que juntos constituem a imagem. Cada elemento representa um objeto, e a combinação de elementos na imagem representa a combinação de objetos num estado de coisas. A estrutura lógica da imagem, seja no pensamento ou na linguagem, é isomórfica à estrutura lógica do estado de coisas que ela retrata. Mais sutil é a ideia de Wittgenstein de que a possibilidade desta estrutura ser partilhada pela imagem (o pensamento, a proposição) e pelo estado de coisas é a forma pictórica. “É assim que uma imagem se liga à realidade; chega até ela” (TLP 2.1511). Isto leva à compreensão do que a imagem pode representar; mas também o que não pode: a sua própria forma pictórica.
Embora “a imagem lógica dos fatos seja o pensamento”, na mudança para a linguagem, Wittgenstein continua a investigar as possibilidades de significado para as proposições. A análise lógica, no espírito de Frege e Russell, orienta o trabalho, com Wittgenstein utilizando o cálculo lógico para realizar a construção de seu sistema. Explicando que “Só a proposição tem sentido; somente no contexto de uma proposição tem um significado de nome” (TLP 3.3), ele fornece ao leitor as duas condições para a linguagem sensorial. Primeiro, a estrutura da proposição deve estar em conformidade com as restrições da forma lógica e, segundo, os elementos da proposição devem ter referência (Bedeutung). Estas condições têm implicações de longo alcance. A análise deve culminar com um nome sendo um símbolo primitivo para um objeto (simples). Além disso, a própria lógica nos dá a estrutura e os limites do que pode ser dito.
“A forma geral de uma proposição é: É assim que as coisas estão” (TLP 4.5) e toda proposição é verdadeira ou falsa. Esta bipolaridade de proposições permite a composição de proposições mais complexas a partir de proposições atômicas usando operadores verdade-funcionais
Wittgenstein fornece, no Tractatus, uma apresentação vívida da lógica de Frege na forma do que ficou conhecido como “tabelas de verdade”. Isso fornece os meios para voltar e analisar todas as proposições em suas partes atômicas, uma vez que “cada afirmação sobre complexos podem ser analisados em uma afirmação sobre suas partes constituintes e naquelas proposições que descrevem completamente os complexos” (TLP 2.0201). Ele se aprofunda ainda mais ao fornecer a forma geral de uma função de verdade. Esta forma, [¯p,¯ξ,N(¯ξ)], faz uso de uma operação formal (N(¯ξ)) e uma variável proposicional (¯p)
para representar a afirmação de Wittgenstein de que qualquer proposição “é o resultado de aplicações sucessivas” de operações lógicas a proposições elementares.
Tendo desenvolvido esta análise da linguagem-pensamento-mundo, e apoiando-se na única forma geral da proposição, Wittgenstein pode agora afirmar que todas as proposições significativas têm o mesmo valor. Posteriormente, ele encerra a jornada com a advertência sobre o que pode (ou não pode) e o que deve (ou não) ser dito, saindo do âmbito das proposições dizíveis da ética, da estética e da metafísica.