Poesia

Poesia T. S. Eliot

Resenhas - Poesia

Zi 19/11/2009

Sublime Poeta
T. S. Eliot é considerado por muitos o maior poeta do século passado. Sua poesia modernista e erudita é arrebatadora mas é acusada por alguns, ao meu ver injustamente, de misoginia e antissemitismo. Ivan Junqueira, no seu primoroso trabalho, simplesmente não traduziu Eliot: ele "incorporou o espírito" do poeta e verteu seus poemas para o português. Quase chego à barbaridade de dizer que seu trabalho ficou melhor que o original - pelo menos ouso dizer que nada ficou devendo, basta compará-lo com o original e com outras traduções. Eu possuo uma versão portuguesa de "A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock" e compará-la com a tradução de Ivan Junqueira é comparar água com vinho. Para quem gosta de poesia, esse livro é essencial - se você quer saber se se interessa por poesia, leia o poema "POESIA" de Marianne Moore, que começa assim (na tradução de Jorge Wanderley): "Eu também não gosto dela: há coisas bem mais importantes que toda essa frioleira."

yas 29/03/2022

ÍCONE
T.S. Eliot foi uma figura importante para o modernismo americano. Sua leitura consegue ser um pouco enigmática por trazer referências de outro artistas/livros.
O livro conta com outras versões, mas essa com tradução e notas do Ivan Junqueira é um clássico? Só consegui comprar usado na estante virtual.

OS HOMENS OCOS

?Os olhos não estão aqui
Aqui os olhos não brilham
Neste vale de estrelas tíbias
Neste vale desvalido
Esta mandíbula em ruínas de nossos reinos perdidos

Neste último sítio de encontros
Juntos tateamos
Todos à fala esquivos
Reunidos na praia do túrgido rio

Sem nada ver, a não ser
Que os olhos reapareçam
Como a estrela perpétua
Rosa multifoliada
Do reino em sombras da morte
A única esperança
De homens vazios.

Aqui rondamos a figueira-brava
Figueira-brava figueira-brava
Aqui rondamos a figueira-brava
Às cinco em ponto da madrugada.?

Daniel 11/11/2016

T.S. Eliot ou O Clássico Que Reside no Moderno
A poesia de T. S. Eliot marca toda uma geração de poetas que surgem e se destacam durante o século XX. Com uma poesia cheia de rebuscamentos e resíduos pautados na cultura clássica, o poeta americano aborda a temática do decadentismo pulsante em sua obra, como A Terra Desolada e Os Homens Ocos, que são encarados como duas das mais significativas obras poéticas desse século. Preocupado com o rumo da poesia, Eliot usa a força da palavra para descrever a modernidade que avança sob o signo do clássico que está instaurado em sua própria poesia. Ler T.S. Eliot é, sem sombra de dúvidas, estar diante de uma poesia de magnitude e de extrema grandeza, visto a contribuição extremamente necessária do poeta americano à poesia. Certo é que ao lado de Eliot, facilmente encontraremos outros tantos nomes significativos para a poesia, como Rilke, Neruda, Pound e Lorca, mas, dificilmente, encontraremos outro poeta que possa ser cotejado ao lado do escritor americano, se compararmos sua obra poética, ensaística e crítica.

Rafa 07/01/2022

Poeta da elegância, das referências implícitas, do desdobramento de momentos banais. Simplesmente espetacular!