Os quatro amores

Os quatro amores C. S. Lewis




Resenhas - Os Quatro Amores


461 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Kyuketsu 25/02/2024

Um ensaio sobre o Amor
Este livro apresenta ao leitor as visões de Lewis sobre os quatro amores que permeiam a vida dos homens: afeto, amizade, eros e caridade.

Com a maestria que lhe é típica, o autor nos conduz em uma espiral ascendente, demonstrando que o Amor de Deus e o Amor em Deus (Caridade) é, ao mesmo tempo, início e fim de nossa jornada de evolução espiritual. Ou seja, origina-se em Deus e retorna a ele.

Leitura intensa e que demanda retorno aos seus escritos, compreende outra obra que deve compor a bibliografia do Cristão.
comentários(0)comente



gleiciqueli 24/02/2024

Talvez se eu lê-se em outra época poderia me conectar melhor, e entender melhor. Acabei entendendo algumas coisas já no final, então vou ler futuramente de novo pois amo a escrita do autor
comentários(0)comente



Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 22/02/2024

Na obra "Os Quatro Amores", o escritor irlandês C. S. Lewis disserta sobre os 4 amores que perspassam a nossa vida: o Afeto, a Amizade, o Eros e a Caridade.

Em primeiro lugar, o autor aponta que o Afeto se refere àquele aconchego caloroso e satisfação de estar junto que se dá entre pais e filhos, vizinhos, donos e seus mascotes e pessoas com quem se tem familiaridade. "De todos os amores naturais, esse é o mais universal" (p. 58), que inclui o círculo de pessoas que temos que conviver na família, na faculdade, no refeitório, na igreja, etc.

Em segundo lugar, a amizade é o menos natural dos amores, eis que podemos viver (afeto) e procriar (eros) sem ela. Nessa ótica, a "Amizade brota do mero companheirismo quando dois ou mais dos companheiros descobrem ter em comum alguma perspectiva ou interesse [...] que os outros não compartilham" (p. 92). Isto é, a amizade surge quando dois indivíduos percebem que se importam com a mesma verdade, possuem o mesmo hobby, religião, profissão ou estudos.

Em terceiro lugar, o Eros não se refere apenas à sexualidade, mas ao "estar apaixonado", ou seja, ocupar-se pensando em uma pessoa. "O Eros faz um homem realmente desejar, não uma mulher, mas uma mulher em particular [...] o amante deseja a mulher Amada, ela mesma, não o prazer que ela pode dar" (p. 129). Para o Eros, é preferível sofrer com a pessoa amada do que estar sem ela. Lembro, ainda, como Bento XVI apontou, que até mesmo o amor de Deus por nós é demonstrado pelo Eros: a Igreja é Noiva de Cristo, e como Cristo morreu pela sua Esposa, sua Esposa procura obedecer em tudo seu Esposo.

Em quarto lugar, a Caridade diz respeito ao amor que nos "habilita a amar aquilo que não é naturalmente amável: os leprosos, os criminosos, os inimigos, os tolos, os retraídos, os superiores e os arrogantes" (p. 172). A Caridade é o amor divino, pois o homem não pode dar a Deus nada do que tem, já que tudo o que tem recebeu d'Ele. Assim, os amores naturais são convocados para se tornarem Caridade e amores naturais mais perfeitos.

Por fim, Lewis indica o amor à pátria e o amor à natureza como amores direcionados aos sub-humanos. Ainda, salienta-se que o amor torna-se um demônio quando se torna um deus, isto é, há sempre o perigo de idolatrar um amor natural, prejudicando a ordem na qual os amores naturais devem se apoiar no amor divino e crescer com ele.
comentários(0)comente



Luana M Moraes 14/02/2024

Os quatros amores
Eu já sabia o que esperar desse livro pois já é o quarto livro do autor que leio, como nós outro tive uma certa dificuldade pra acompanhar o raciocínio do autor, eu acho que por conta da linguagem ou os exemplos usados que não faz mais parte da vida hoje em dia.
comentários(0)comente



Daniel.Mariano 14/02/2024

A beleza do amor
C. S. Lewis trata de um tema difícil e eu o leio num momento complicado. Falar de amor e elencá-lo, ou mesmo conceituá-lo, é sempre um grande desafio. Acho que este seja um tempo complicado porque se olharmos para como o mundo mudou dos anos 1960 para cá, alguns dos exemplos, metáforas ou mesmo explicações ficam meio sem sentido. Em outras palavras, me falta conhecimento do mundo em que Lewis vivia. Me falta vocabulário e experiência de vida, até porque tenho metade de sua quando escreveu este livro. Ainda assim, pude apreender algo muito especial que vai me acompanhar para o resto da vida em relação à beleza do amor e como me percebo diante das pessoas que amo ou que me amam. Talvez você também apreenda em sua leitura.
comentários(0)comente



Crisan_temo_ 09/02/2024

Amores
Gostei muito desse livro, até agora o que mais gostei das obras dele. Ele fala sobre vários amores: o Amar e o Gostar, Amor-Dádiva, Amor-Necessidade, Apreciação, Afeição, Amor aos "sub-humanos", Amor a natureza, Amor a pátria, Amor romântico e sexual (que ele apelidou de Eros e Vênus), Caridade e Amizade. Foi uma leitura bem reflexiva e também uma forma de eu entender as diferenças entre esses sentimentos. Além de, é claro, saber mais sobre o Amor de Deus.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Viviane.Dias 04/02/2024

Estou lendo um livro do C.S. Lewis, Os quatro amores, e logo na introdução ele fala umas coisas que me fizeram ficar maluquinha. Lewis cria uma teoria sobre o amor-dádiva, aquele que nos faz ter preocupação, cuidado e senso de proteção, e o amor-necessidade, que é aquele que geralmente faz com que procuremos a Deus. Na verdade esse é o amor que Deus espera ver de nós, pois realmente precisamos Dele pra ter vida em abundância.

Mas uma coisa que eu li e que me fez ter vontade de compartilhar foi sobre as formas que nós temos de nos aproximar de Deus. A gente pode se aproximar Dele por semelhança, ou seja, pelo fato de sermos imagem e semelhança do Senhor, ou por abordagem, quando nós buscamos ser semelhantes a Ele através de nossos atos. A comparação que o autor faz é a de que a aproximação por semelhança é como observar uma cidade do alto de uma montanha: você está perto dela, mas para chegar até ela há uma grande distância. E a aproximação por abordagem é aquela que nos faz percorrer o percurso necessário que separa o cume da montanha dessa cidade lá embaixo.

Quando nós decidimos sair do status quo de sermos semelhantes pela aparência da criação, devemos então buscar estar próximos de Deus imitando a Cristo, que "é a própria vida divina operando sob condições humanas" (Lewis, C.S., Os quatro amores, p. 18). Lendo isso, não pude deixar de pensar na vida de Cristo, em seus feitos, seu amor, sua justiça, seu cuidado para conosco, em tudo o que Ele fez por nós e em nosso favor. Se um dia eu for capaz de amar um pouco do quanto Cristo nos amou, sei que estarei mais próxima de Deus. Se eu puder cuidar e fazer pelo meu irmão um pouco do bem que Cristo fez pela humanidade, então terei a certeza de que minha vida não foi em vão.

Senhor, meu Pai, peço que me ajude a ser mais semelhante a ti através de Cristo! Peço-te, meu Deus, que teu Espírito Santo invada meu coração do teu amor e da necessidade de estar perto de ti. Que minha sede por conhecer-te seja intensa, que minha disponibilidade de coração seja ampliada de acordo com Tua vontade. Que Teu amor dentro de mim transborde e que eu possa alcançar mais pessoas através do Teu bom perfume! Amém!

"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos.

'Ele não cometeu
pecado algum,
e nenhum engano
foi encontrado em sua boca.'

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se áquele que julga com injustiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados e o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados." - 1Pedro 2.21-24
comentários(0)comente



Raquel.Albuquerque 27/01/2024

Linguagem difícil de entender, mas os pontos principais são os amores classificados por Lewis como os mais importantes: afeição, Eros, caridade e amizade.
Muitos assuntos polêmicos que precisamos lê duas três vezes pra pegar a linha de raciocínio dele. Mas, como sempre, leitura fantástica e esclarecedora. Lewis como sempre trazendo luz a assuntos relevantes.
comentários(0)comente



laviss 25/01/2024

Os Quatro Amores
O livro é muito interessante pelo fato de abordar quatro formas de amar, mas tem umas horas que fica muito entediante. mas de resto, super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



rafeules 23/01/2024

Pra mim, a leitura de um livro de Lewis geralmente tem 3 características: ele fecha muito bem a ideia, é enfadonho e genial. E as 3 características falam sobre a mesma situação, porque quando ele lança uma ideia ele vai muito profundo sobre ela, o que é genial e enfadonho ao mesmo tempo, pelas muitas voltas que ele dá... Mas não posso reclamar de ele deixar algo pela metade, porque ele sempre fecha a ideia lançada. Os capítulos que mais gostei desse livro foram os que falam do Amor Amizade e Amor Caridade. Tem trechos muito legais e eu rabisquei bastante esse livro. Recomendo a leitura, com a ressalva de que os livros do autor são sempre bem densos e precisam de paciência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rebe 18/01/2024

Incrível. perfeito. inteligente.
C.S Lewis e sua habilidade encantadora?

Um dos meus livros favoritos - até o momento - do Lewis e também da vida!

Lewis escreve com maestria sobre os quatro amores: Afeição (amor sem querer impressionar), Amizade - que se tornou meu capítulo favorito -, Eros (amor romântico) e Caridade (amor de Deus).

Ele fecha com chave de ouro ao retratar sobre o amor de Deus no final do livro, cita sobre a lacuna que todos nós sentimos, aquele buraco, aquela falta que muitos não sabem como solucionar. Contudo, há uma solução, há uma esperança, que é Cristo.

?Todavia, para novidades do mundo completamente desperto, você deve procurar quem é melhor do que eu.?
comentários(0)comente



Jeniffer36 18/01/2024

A coisa mais perigosa e mais segura do mundo: o amor
É difícil tentar descrever sobre os escritos do Lewis, porque, você sente que ninguém melhor que ele mesmo pra falar por si só e deixar o livro e o silêncio como suficientes (como de fato já são)

Mas, merece a tentativa. O livro descreve os 4 amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.
Afeição o amor mais simples, humilde e mais amplo de todos. É o amor que nos aproxima das pessoas de idades diferentes da nossa, de animais e não conseguimos perceber quando ele se inicia, ele só existe. Ele é calmo e perseverante, nada extravagante, é o amor que faz cuidar. A amizade o amor mais raro de todos, não precisamos dele necessariamente pra sobreviver, mas, ele faz a vida valer a pena, é o que dá cor e ânimo, como andar lado a lado com alguém que nos entende, seria como: ?O quê? Você, também!?? O Eros, amor apaixonado, vê o objeto como algo admirável em si, é do tipo que mesmo que seja difícil, quer a pessoa, ele quer exatamente aquela pessoa, não mais nenhuma, só aquela. E por fim, o Amor que criou os outros amores Caridade/Amor-Dádiva. O amor que ama por amar, o amor que dá sem buscar receber, o Amor mais superior e que sustenta os outros amores, o amor de Deus. Se os amores fossem um jardim, esse Amor seria o que faz as flores e as árvores crescerem, que derrama água em suas folhagens e as poda quando necessário. Esse é o amor que deve tomar nosso coração, pra que os outros floresçam e tenham esperança. Deixo por fim um trecho do livro:

?Quando a virmos face de Deus, saberemos que sempre o conhecemos. Ele também participa, faz, sustenta e se move momento a momento no interior de todas as nossas experiências do amor inocente. Tudo de verdadeiro amor nessas experiências era, mesmo no mundo, muito mais dele que nosso, e era nosso somente por ser dele. Ao vermos, será do retrato para o original, dos riachos de amores para a Fonte, das criaturas que ele tornou amáveis ao próprio Amor de Deus.?
Millena Costa Supriano 23/01/2024minha estante
Uau, seu texto me deu vontade de ler o livro! ?


Fabio 24/01/2024minha estante
Nossa, que resenha impecável, Jeniffer
Parabéns!


Jeniffer36 24/01/2024minha estante
É muito bom Millena, recomendo! ?


Jeniffer36 24/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio!




rebecxg 15/01/2024

Lewis é um gênio, tenho vários livros dele mas decidi iniciar com esse, mas a questão é que a escrita desse livro é dificílima, os capítulos são extensos (apesar de serem apenas 5), o que me fez ficar um pouco perdida
comentários(0)comente



461 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR