Os quatro amores

Os quatro amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Lívia Gomes 14/01/2024

Há muito tempo, quando eu me via em dificuldades com relacionamentos, recebi a recomendação dessa leitura com o argumento de que seria algo indispensável e determinante no momento de escolher um parceiro para toda vida. Desde então esse livro entrou pra minha wishlist e só agora consegui finalmente lê-lo. Sem sombra de dúvidas foi uma das leituras, senão a leitura, mais difícil que já fiz. É inquestionável o fato de que Lewis portava uma inteligência acima da média e também dominava o dom da escrita, porém para mim essa leitura foi bem difícil e maçante. A impressão que eu tive quase o tempo todo era que o autor tinha uma linha de raciocínio muito lógica e clara mas que eu não conseguia acompanhar. E provavelmente era isso mesmo.
A linguagem é acessível, a narrativa fluida, eu entendia as palavras mas não consegui criar conexões e entender o que ele queria dizer com tudo aquilo no fim das contas. Talvez eu só não disponha de intelecto suficiente para uma leitura desse calibre. Apesar disso muitos pontos eu entendi e achei esclarecedor e muito relevante e fiz diversas marcações em trechos que me marcaram e me trouxeram aprendizado. Acredito que no futuro eu vá refazer a leitura, com mais maturidade, experiência e outras perspectivas.
Continuarei buscando ler outros títulos do autor e tentando me encontrar em seus ensinamentos.
Carol 20/01/2024minha estante
entendo total kkkk as vezes ele começava uma linha de raciocínio e eu ficava ?mds, onde esse homem vai chegar???? kkkk o capitulo de Eros eu fiquei voando kkk

mas ó, uma sugestao de livro do cs lewis mais facil de compreender (e com mensagens muito boas): o grande divórcio. recomendo muuito

Lívia Gomes 20/01/2024minha estante
Mulher, graças a Deus não fui a única hahaha também me perdi muuuuito no Eros. Me senti burra demais lendo esse livro mas acho que em outro momento da vida pode ser que eu entenda melhor!
Obrigada pela indicação!! Vou tentar ler esse!

Carol 20/01/2024minha estante
kkkk vei, ele falando de Eros e Vênus e Mãe-Terra e Pai-Céu e eu tipo ??????????? kkk
pensei o mesmo: talvez em outro momento da minha vida (leia-se qd eu estiver apx?) faça sentido, mas dessa vez nao fez nao kkkk

sobre O grande divórcio, esse acho q é sem erro kk dificil nao gostar. ?cartas de um diabo ao seu aprendiz? é uma possibilidade tbb

Lívia Gomes 21/01/2024minha estante
Eu tenho aqui em casa "Cristianismo puro e simples" e "Como ser cristão". Depois de ler " Os quatro amores" juro que eu pensei - "Ah, pronto! Vou entender é mais nada que esse homem escreveu!". Mas assim... Vou continuar tentando! Vou ler esses que tenho em casa e vou comprar os que tu recomendou que é certo de ser inteligível hahaha

Carol 21/01/2024minha estante
eu amoo ?cristianismo puro e simples?, meu fav dele. mas assim: ele é ?puro?, mas ?simples? maaaais ou menos kkkk
mas é isso, vale a pena perseverar em CS Lewis. ele é tipo sushi, na primeira vez a gente acha esquisito mas vai aprendendo a apreciar até amar kkk (palavra de quem nao comia nem hot e hoje é a loka do sashimi kkkk)

Pedro.Felippe 12/01/2024

Agradável leitura
Para os que vieram à Lewis pelas vias teológicas o autor é de longe um escritor, mas para aqueles que não são crentes a leitura desse livro é bem interessante e o escritor domina a arte da escrita como pouco.

Cecília 12/01/2024

A diferença dos sentimentos que chamamos de ?Amor?
Lewis, nos faz enxergar a distorção que é a palavra ?amor? na atualidade. Sendo assim ele explica a diferença e nos mostra como é importe diferencia-los.
Os quatro tipos: afeição, amizade, Eros e caridade.

Ludsborges 08/01/2024

Uma vaga lembrança
Li esse livro estaca na faculdade, ele foi difícil de ler pq o Lewis é um pouco difícil, mas possui um conteúdo muito denso e para pessoas que querem entrar em um relacionamento sério chega a ser interessante. Vou reler e depois volto para uma nova resenha

Debs_Arsil 06/01/2024

Aqui, Lewis retrata os 4 tipos de amores existente. Afeição, Amizade, Eros e a Caridade. Cada um deles com suas qualidades e características. Eu, particularmente, gostei muito da forma como ele abordou a amizade e a caridade. O quanto foi mais fácil compreender o que naturalmente observamos no nosso dia a dia. Digo a respeito de fazermos algo natural que passa desapercebido. Como uma admiradora das obras de Lewis, eu gostei muito do livros ?Os Quatros Amores?.

Oscar.Valeriano 04/01/2024

Às vezes, ou é melhor falar de CS Lewis e suas obras é difícil, pq ele tem a capacidade de mexer com nosso sentidos, com a nossa fé.
Esse livro é uma reflexão, um devocional sobre o amor, os tipos de amores, uma leitura envolvente, coerente e verdadeira.

Brisa.Duarte 31/12/2023

Afeição, amizade, eros e caridade
A leitura de mais uma obra de Lewis que não decepcionou! E achei esse livro menos complexo do que outros do autor, como o "O peso da glória".

Refleti sobre muitas coisas, discordei de poucas e levei vários "tapas" hahaha como sempre, ler Lewis é ter que estar preparado para boas e profundas reflexões!

É bem interessante entender mais sobre os quatro tipos de amor, como eles se manifestam em nossas vida e até que ponto nos influenciam! Também traz a reflexão que você pode sentir mais de um tipo de amor por uma pessoa, mas dependendo do tipo de relacionamento que vocês tem, algum deles vai estar em maior evidência!

É uma leitura fluída, apesar das reflexões!

Rita.Rauanny 29/12/2023

"O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade. Ame alguma coisa e seu coração certamente ficará apertado e possivelmente partido."

Essa foi uma das frases que mais gostei do livro, pois, acredito que seja a mais pura verdade!!!
Eu gostei do livro... foi bem escrito mas a leitura em algumas partes se torna tediosa e meio chata tbm. Mas foi uma boa leitura onde adquiri bons ensinamentos.

Umlivrouma.isa 28/12/2023

Um dos livros mais difíceis que li. E também mais inteligente e de ótimas colocações.
Um livro totalmente fora do que eu estava acostumada, e isso é bom, para sair do comodismo.

✍️ Sobre o Livro:

Eu amei o capítulo 3 (amizade) e 5 (caridade)
Um livro que aborda os amores e suas virtudes, qualidades e defeitos, um livro profundo, que abriu meus olhos para muitas coisas na vida.

✨ Os quatro amores

• Afeição
• Amizade
• Eros
• Caridade

🚧 Vale muito a pena a leitura! Mas adianto para quem não gosta, os capítulos são longos. É um livro extremamente culto.

Pedróviz 27/12/2023

Os Quatro Amores
Um ótimo livro. Conversar sobre o assunto é como conversar sobre o óbvio, mas nas palavras de C. S. Lewis tudo ganha uma ênfase especial. Indico o livro.
Nele, o autor aborda os quatro tipos de amor: Storge, ou o amor pela família; Philia, ou amizade; Eros, ou paixão, atração entre homem e mulher e Ágape, ou amor caridoso, que nada espera em troca.

Mily 26/12/2023

Ótimos conceitos e conselhos
Que livro maravilhoso. Possui definições de amor que eu mesma nunca tinha parado para perceber e refletir nas minhas experiências de vivência

Susan19 26/12/2023

Cada amor tem a sua arte de amar
Não lembro por que abandonei, provavelmente na época achava meio chata a escrita do C. S. Lewis, mas agora consegui entender os tipos de amor abordados, os perigos, benefícios, alegrias, dores de cada um, fiquei super entretida e querendo sempre ler mais pra entender e aprender. Muito feliz de ter conseguido terminar antes de virar o ano.

Sofia136 05/12/2023

Os quatro amores
É um livro muito bom e tem muitas frases que simplesmente precisam ser marcadas e anotadas. Tem algumas partes que não conseguir entender direito o que o escritor estava querendo dizer, mas seguia em frente e, quase sempre no desenvolvimento do capítulo dava pra entender. Num geral, me fez pensar muito, e me aproximou mais de Deus e dos livros cristãos, muito bom!!

sakura 24/11/2023

Vale a pena ler!!!
ótimo livro, explica os 4 amores à luz da bíblia perfeitamente. lewis é um escritor incrível, com ctz vou ler mais obras dele ??