Crítica do programa de Gotha

Crítica do programa de Gotha Karl Marx

Resenhas - Crítica do programa de Gotha

Thales 13/04/2024

De cada um...
Um texto rápido e objetivo acerca do Programa de Gotha.

"De cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades."

helby 07/11/2023

Necessário
Achei o livro bastante necessário pra quem procura se informar sobre as ideias de Marx para uma sociedade comunista. Marx explica aos poucos os motivos que fazem com que ele discorde das frases que ele cita e explica.

Apesar dos conhecimentos base sobre o assunto, o livro apresenta principalmente uma crítica à união de partidos operários alemães que fazia exigências ao estado, o programa de gotha.

De qualquer forma, achei bem engraçadinho ler esse livro e ver como Engels fica super calmo e Marx fica revoltadíssimo com mini detalhes. Mesmo assim, acho que podemos concordar que qualquer marxista que se preze não gastaria tanto tempo discutindo com liberais ignorantes (como ele faz no livro).

JAlia372 06/10/2023

Fácil compreensão
Muito bom, apesar de nn ser o foco do livro, traz muitas definições importantes e acaba tirando "dúvidas" sobre o comunismo e etc. É de fácil compreensão, já que normalmente as pessoas dizem que a escrita dele é díficil. Gostei desse ter sido o 1°livro do marx que eu li.

Rodrigo 21/08/2023

Crítica do programa de gotha

A Crítica do Programa de Gotha é um documento escrito por Karl Marx em 1875, criticando o Programa de Gotha, um manifesto político proposto pelo Partido Social-Democrata da Alemanha. O programa foi escrito pelo grupo lassalliano, liderado por Ferdinand Lassalle, e foi adotado pelo partido em 1875. Marx criticou o programa por ser "acadêmico" e "vazio", e por não abordar as questões fundamentais do socialismo.

Marx argumentou que o programa baseava-se em uma concepção errada do valor, e que não levava em conta o papel da exploração no capitalismo. Ele também criticou o programa por não abordar a questão da propriedade privada dos meios de produção.

A Crítica do Programa de Gotha é um dos escritos mais importantes de Marx, e é uma das críticas mais abrangentes do socialismo utópico. O programa continua a ser relevante hoje, pois fornece uma análise aguda das falhas do capitalismo e dos desafios da construção de uma sociedade socialista.

Aqui estão alguns dos principais pontos da crítica de Marx ao Programa de Gotha:

O programa baseia-se em uma concepção errada do valor. Marx argumentou que o valor não é determinado pelo trabalho, mas sim pelo tempo de trabalho socialmente necessário.
O programa não leva em conta o papel da exploração no capitalismo. Marx argumentou que o capitalismo é baseado na exploração da classe trabalhadora, e que o valor excedente é apropriado pelos capitalistas.
O programa não aborda a questão da propriedade privada dos meios de produção. Marx argumentou que a propriedade privada dos meios de produção é a base do capitalismo, e que ela deve ser abolida em uma sociedade socialista.
A Crítica do Programa de Gotha é um documento importante para entender o pensamento de Marx, e para compreender os desafios da construção de uma sociedade socialista.

Romeu Felix 23/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Crítica do Programa de Gotha" é um livro escrito por Karl Marx, publicado originalmente em 1875, e reeditado pela editora Boitempo em 2012. A obra faz uma crítica ao programa do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), elaborado em 1875 durante o Congresso de Gotha.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, Marx faz uma análise crítica do programa do SPD, destacando suas contradições e inconsistências. Ele critica a defesa da "justiça social" por parte do partido, argumentando que a luta pela igualdade não pode ser baseada na ideia de justiça, mas sim na luta pela abolição das classes sociais e pela emancipação humana.

Marx também critica a defesa do programa do SPD pela "liberdade de trabalho" como sendo hipócrita e enganosa, pois a liberdade de trabalho é uma ilusão em uma sociedade capitalista, onde os trabalhadores são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver.

Na segunda parte do livro, Marx faz uma proposta de programa para o movimento operário, destacando a necessidade de uma luta radical pela abolição das classes sociais, da propriedade privada e do Estado. Ele defende a necessidade de uma sociedade socialista baseada na propriedade coletiva dos meios de produção, onde a livre associação de produtores substituiria o sistema de trabalho assalariado.

Marx enfatiza a importância da luta política para a transformação social, destacando a necessidade de uma organização política independente do movimento operário para lutar pelos interesses dos trabalhadores. Ele também discute a importância da educação política e da consciência de classe para a luta pela emancipação humana.

Em resumo, "Crítica do Programa de Gotha" é uma obra importante para entender as críticas de Marx ao programa do Partido Social-Democrata da Alemanha e sua proposta de programa para o movimento operário. O livro destaca a necessidade de uma luta radical pela abolição das classes sociais e da propriedade privada, bem como a importância da educação política e da consciência de classe para a luta pela emancipação humana.
Por. Romeu Felix Menin Junior
Laura 24/06/2023minha estante
Amg,a leitura é muito densa?

CAMBARÃ 19/02/2023

Revolucionária proletário
A crítica do programa de Gotha foram bem colocadas pelo Marx só acho que o livro não tem muito o próprio Marx se bem que o Engels era quase a sombra só Marx as suas ideias era as mesmas.

Obika 07/02/2023

Edificante
Está obra possue em suas discussões a produçao das diretrizes do partido, como também vislumbres do que seria o socialismo.

custodiovitoria 31/12/2022

Acredito que seja uma obra interessante para ler antes de "O Capital" - apesar de ler alguns capítulos, ainda não concluí a leitura na íntegra.

Marx disseca o programa de Gotha e faz uma crítica pormenorizada de diversos aspectos sobre as políticas conciliadoras adotadas pelo programa.

É uma leitura tranquila, embora não seja tão dinâmica como "Manifesto do Partido Comunista".

Beladoraci 28/12/2022

"[...] 2. A luta pela libertação da classe trabalhadora não é uma luta por privilégios de classe e imunidades, mas por iguais direitos e obrigações e pela abolição de toda dominação de classe.
3. A dependência econômica do trabalhador em relação ao capitalista forma a base da servidão em todas as suas formas; por isso, o objetivo do Partido Social-Democrata é ? abolindo o modo de produção atual (o sistema do salário) por meio do trabalho cooperativo ? garantir a cada trabalhador o fruto inteiro do trabalho."

Jolly 26/10/2022

Livrito essencial na fila de livros pra começar a ler "o capital"

É bem de boa a leitura

Recomendo!

alex 28/07/2022

um dos livros mais engraçados que já li? karl marx furioso com mínimos detalhes e engels muito calmo. o livro em si é bastante acessível e fácil de ler, mas qualquer marxista que preste não se apegaria a discutir com liberais asquerosos, como marx faz aqui.
recomendado para socialistas inseguros que precisam de um inimigo para se sentirem ontologicamente úteis e liberais com tendência ao auto-masoquismo.

nicklodeonn 24/02/2022

o livro, como o próprio nome diz, é uma crítica ao programa de gotha, que foi uma união de partidos operários alemães que fez algumas exigências ao estado, e foram essas exigências o alvo das críticas de marx. e nele marx mostra como seria uma futura sociedade comunista, onde finalmente o capitalismo seria superado.

"de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades".

André 30/07/2021

Esta obra é fundamental para muitos que pretendem conhecer as ideias de Marx sobre a futura sociedade comunista. Uma sociedade na qual se permita a existência e o respeito às diferenças individuais, e que elimine qualquer traço de uma suposta igualdade burguesa; que tenha escolas politécnicas sem qualquer forma de controle estatal; que seja sustentada por uma concepção de classe internacionalista, não limitada aos estreitos limites dos Estados nacionais. Enfim, um livro que deveria ser lido para que todos falem menos bobagens sobre comunismo e afins..

gwasem 12/07/2021

Breve texto de 1875 onde Marx critica o programa de unificação entre dois partidos operários na Alemanha. É incrível o nível crítico de Marx que, com sua ironia, aponta erros fundamentais ainda hoje vistos sendo cometidos pelos partidos de esquerda. Excelente para compreensão de qual deve ser o verdadeiro horizonte de luta da classe trabalhadora.