A Garota de Papel

A Garota de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Aione 30/06/2021

A Garota de Papel foi meu segundo contato com a escrita de Guillaume Musso, que me conquistou por completo em O Chamado do Anjo. Em um estilo semelhante ao encontrado em sua outra obra, também publicada pela editora Verus, mais uma vez me encantei pela habilidade e criatividade do autor.

Tom Boyd é um escritor que estourou com a publicação dos primeiros dois livros de sua trilogia. Porém, após o ápice do sucesso, se viu em uma espiral descendente devido a uma crise amorosa. Em face de um bloqueio criativo que o faz acreditar que jamais será capaz de voltar a escrever, ele recebe a visita inesperada de Billie, uma personagem de seus livros saída diretamente das páginas. Ela, então, faz um apelo: que ele volte a escrever, senão ela morrerá.

A escrita de Guillaume Musso é leve e com toques divertidos. Apesar disso, o livro traz uma mescla de gêneros, que vão do romance ao suspense, passando por aventura e momentos de maior intensidade dramática. A narrativa também é variada: em primeira pessoa, pela perspectiva de Tom, trazendo inclusive alguns flashbacks; em terceira pessoa, pela perspectiva de personagens diversos; em formato de matérias em sites e revistas, no início do livro.

O que mais gostei em A Garota de Papel foi sua relação direta com a literatura e o fazer poético. O romance faz praticamente um elogio aos livros e à importância da leitura, demonstrando o quanto ela pode nos ajudar — e até salvar — em momentos de dificuldade. Em uma leitura simbólica, toda ação presente no enredo poderia ser interpretada como a dificuldade encontrada por escritores durante a produção de um romance. Ao mesmo tempo, a obra traz a todo momento o contraponto entre ficção e realidade. A ficção pode funcionar como escape; porém, ela também é limitada e não consegue capturar com precisão as sensações de uma vivência real. Essa oposição está presente, ainda, na própria estrutura do livro, seja por nos perguntarmos se Billie é um componente de fantasia na história, seja pelos elementos ficcionais — como Tom e sua obra — serem citados em meio aos reais: o romance de Tom seria adaptado, na história, e estrelado por personalidades reais.

Entre as peças do suspense de A Garota de Papel estão o questionamento sobre a figura de Billie e o passado de Tom. Em relação a esse último, é interessante como Guillaume Musso demonstra a todo momento a tentativa do personagem de se afastar de suas origens e o quanto ele é incapaz de fazer isso — o próprio conjunto habitacional onde cresceu não fica muito distante de sua atual moradia. Porém, a visão sobre esse bairro periférico me pareceu não a de quem de fato cresceu em um, mas de quem jamais fez parte daquele meio e só tem a visão estereotipada da violência e decadência, como se o problema do local fosse individual, nas pessoas que lá residem, e não estrutural. Visões como essa são problemáticas do ponto de vista social, visto que continuam reforçando a ideia redutora e desumanizada de quem vive nesses locais e da arte lá produzida — como se ela fosse inválida ou ruim. Um exemplo disso é o rap, citado na obra.

No geral, adorei a leitura de A Garota de Papel, mesmo que tenha ficado incomodada com essa representação social, incluída no enredo apenas como elemento de suspense e motivação do protagonista. Fui completamente envolvida pela leitura ágil e divertida, e fiquei encantada pelas relações entre o real e o imaginário. Com certeza quero ler mais do autor!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/06/30/resenha-a-garota-de-papel-guillaume-musso/
Dany 30/06/2021minha estante
tenho um carinho todo especial por esse livro , um amigo me apresentou e deste então adoro o Guillaume.

Tati 16/03/2022

Gostei demais s2
Primeiro livro de Guillaume Musso que leio,e adorei! É um livro que não me prendeu muito no começo,porém com o decorrer da leitura me surpreendi demais,que escritor sensacional *_*... A escrita dele é maravilhosa ,é impressionante a forma como ele aborda os sentimentos dos personagens é mágico, e ele trás também a importância da leitura na vida de uma pessoa ,e o final desse livro é lindo demais estou feliz,encantada ,apaixonada s2
Quero ler os demais livros do autor s2

Amei amei amei s2

Naty 05/03/2012

www.meninadabahia.com.br

Uma comédia animada e picante.
Um suspense romântico e fantástico.
Quando a vida está por um livro!
Ed. Broché

- A Aurore é a mulher da minha vida! Você não consegue entender? Não é capaz de respeitar minha dor?
Milo suspirou.
- Quer mesmo ouvir? Se ela fosse realmente a mulher da sua vida, era ela quem deveria estar aqui hoje, ao seu lado, para te impedir de naufragar nesse delírio devastador.
Pág. 31

A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Ficção ou realidade?

A vida de Tom Boyd pode ser desenhada como uma parábola. Tendo crescido num bairro pobre e problemático, ele superou todas as expectativas ao se formar sem ser preso e construir uma carreira, como professor. Sua trajetória ascende quando ele consegue publicar seu primeiro livro e o primeiro de uma trilogia. Comparado aos grandes escritores sobrenaturais, seu livro Memórias de um anjo vira best-seller e ele emplaca no rol dos escritores milionários.

Para piorar melhorar, se apaixona pela pianista do momento, a bela e enigmática, Aurore Valancourt. E então, a vida de magia e sucesso começa a despencar! Aurore rompe abruptamente. Desesperado, Tom investe pesado nos barbitúricos, metanfetamina e bebidas. Está falido, no fim do poço e à beira da morte quando...

- Eu caí.
- Caiu de onde?
- De um livro. Da sua história, caramba!
Olhei para ela incrédulo, sem compreender uma única e maldita palavra de seus devaneios.
Pág. 59

Billie é um das personagens do seu livro. Independente, determinada, sexy e apaixonada por um homem casado. Sua vida sempre foi desregrada e ela é tudo que a imaginação de Tom pôde criar, para não ser recatada como a protagonista. E devido a um erro da gráfica, o segundo volume da trilogia de Tom foi para as livrarias com erro. A história parava, de repente, na metade; a outra metade era de páginas em branco e devido a isso, Billie aterrissou nua - como na trama - na casa de Tom.

É quando a linha que separa ficção e realidade se rompe. Incrédulo, ele demora a aceitar tal fato, mas no fim descobre que eles têm uma missão, ou melhor, um acordo: ela o ajuda a recuperar o amor de Aurore e, em troca, ele escreve o terceiro volume da saga.

Juntamente com Billie, somos apresentados aos dois melhores (e únicos) amigos de Tom: Milo e Carole. Eles são seus amigos desde os tempos da infância pobre no subúrbio e fazem de tudo para que Tom não caia na autodestruição. Viajando de carro dos Estados Unidos ao México, depois Itália e Paris, esse quarteto irá passar por situações que irão transformar e unir suas vidas, mais do que nunca.

- Nosso pacto prescreveu. A Aurore reconstruiu a vida dela, você nunca vai trazê-la de volta para mim.
- Quer apostar?
- Abri os braços sem entender.
- Vá em frente
Ela se aproximou lentamente, colocou a mão em volta do meu pescoço e, com a lentidão de uma carícia, depositou um beijo nos meus lábios. Sua boca era fresca e doce. Senti um arrepio diante daquela surpresa e recuei de leve, sem que ninguém percebesse. Depois senti o coração pulsar, despertando em mim sentimentos havia muito extintos. E se no início daquele beijo inesperado parecia me haver sido roubado, agora eu já não tinha nenhuma vontade de interrompê-lo.
Pág. 180

Fiquei maravilhada com o romance de Guillaume Musso. Os personagens são fantásticos, tem espaço e voz para todos. A mistura entre realidade e ficção ficou tão perfeita que eu imaginava todos os finais possíveis, exceto o final escrito. Além de nos contar uma história digna de filme, Musso dá seu jeito de mostrar o quanto a fama pode ser prejudicial se você não estiver preparado para ela. Como o dinheiro e poder podem ser utilizados para o ‘lado errado’. E mais, um dos temas incrustados, na história, é o terror dos escritores: A síndrome do papel em branco. Tom simplesmente não consegue escrever uma página sequer, as idéias não vêm, é como se a literatura tivesse morrido.

A Garota de Papel, de Guillaume Musso (Verus, 348 páginas, R$ - ) é uma história incrível e ambiciosa, se prepare para rir, para chorar e, principalmente, devorar o livro em poucas horas! Uma coisa bem legal, é que têm várias referências ao Brasil, como a música Garota de Ipanema, o escritor Paulo Coelho e até mesmo a menção do nosso país, em determinada situação.

Super recomendo.

A abertura do capítulo 33 é feita com um trecho de Christian Bonin, que adorei:

Podemos dar muitas coisas àqueles que amamos.
Palavras, tranqüilidade, prazer. Você me deu
o bem mais precioso de todos: a saudade.
Para mim, era impossível viver sem você; mesmo
quando estávamos, eu sentia saudade.
Pág. 292

Curiosidade: Guillaume Musso foi o escritor que mais vendeu livros em 2011 na França - segundo o Le Figaro, ele passou de 1,5 milhão de exemplares. Sua literatura é conhecida por misturar histórias de amor e intrigas policiais. [Fonte: Estadão]

Observação: O livro será lançado nesse mês de março, como recebi a boneca, ainda não tenho informações sobre preço; a quantidade de páginas é da versão que tenho em mãos, a capa foi digitalizada. Assim que eu conseguir maiores informações, e capa em alta resolução, atualizo o post.
Ana Claudia Car 14/01/2015minha estante
Não gostei desse livro, achei que o autor se perdeu na narrativa. na minha opinião seria mais interessante " o livro viajante' contando as história das pessoas pelo qual o livro passou.

Kelliany.Gomes 13/07/2022

A garota de papel é uma história de amor e suspense que transcende a ficção, uma aventura romântica e bem-humorada que se desenrola no encontro entre o real, o imaginário e o fantástico.

Lorena 13/12/2022

Legal
Estava euzinha numa ressaca literária e eis que surgiu a oportunidade de ler esse livrinho DAORA.
Gostei bastante da história e achei muito criativa.
Confesso que no início senti vontade de entrar na narrativa e agredir o Tom.... mas a ex-chata da Billie - isso mesmo ex chata- pois depois ela ficou bem legal e passei a gostar muito dela e do Tom ?. Seus fofos !
Em alguns momentos me vi confusa com algumas encheções de linguiça, mas passou rápido. O autor deu a volta por cima e compensou tais partes.

Adorei esse primeiro contaro com a escrita de Musso e Claro quero ler outros livrinhos dele.

Vale a pena ler ! ?

Ghellem Pires 07/07/2022

A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração...

Joyce 21/02/2023

Comecei pensando que loucura esse livro é muito irreal, quando me acostumei com a ideia que ele trazia, descubro que tudo era irreal mesmo, aliás real demais kkkkkk
Inexplicável, não dá pra explicar, precisa-se ler.

Lucia | @lucia_esta_lendo 17/04/2023

Muito me surpreendeu
Não esperava muito desse livro. A sinopse pareceu tão sem pé nem cabeça que fui com expectativa zero nessa leitura.

Ainda bem que fui assim. Porque foi uma leitura tão gostosa. O desenvolvimento da história para mim foi gradual e o casal mostrou química.

Tom e Billie ajudam-se sem nem perceberem. Carole e Milo também cumprem papéis importantes e são personagens carismáticos.

A saga do livro edição especial rende histórias tocantes e gostei muito por ele ter sido um personagem paralelo, meio que com uma história própria.

Mas o que me surpreendeu mesmo foi o plot. Achei muito bem elaborado, fui pega de surpresa.

Adorei esse livro, escrita fluida, envolvente, daquele tipo de livro que você quer continuar lendo porque precisa de respostas.

Wania Cris 30/05/2020

Entrega tudo o que promete
Comecei a leitura imaginando que seria um Suspense, mas me deparei com um romance bem construído, agradável, divertido e com uma agilidade que eu não esperavam. A carga dramática foi habilmente medida, as pontas soltas foram todas atadas e o resultado final é de deixar aquele risinho bobo na cara.

Jamais leria por escolha própria, mérito total das leituras conjuntas, uma agradável surpresa e uma experiência maravilhosa.

A escrita do autor é muito envolvente e entrega os fatos no momento certo. Espero ter outras oportunidades com ele.

Daiane boeing 04/06/2022

Adorei o livro. É um suspense misturado com fantasia que te prende do inicio ao fim. Simplesmente perfeito

Lucas Canabarro 04/01/2021

Ruby Sparks (com o sutítulo de "A Namorada Perfeita" aqui no Brasil) foi lançado no ano de 2012. Essa comédia romântica, tão brilhantemente estrelada por Zoe Kazan e Paul Dano, narra as desventuras de um escritor que, ao entrar em um luto pós-término, ele se vê caindo numa loucura onde uma personagem de suas histórias cria vida e altera toda a sua percepção de vida.

Sim, eu sei. Eu não estou falando desse livro, mas a semelhança é praticamente completa. E eu comecei esse meu texto citando Ruby Sparks pois foi graças a este filme que conheci A Garota de Papel.

E talvez eu tenha criado expectativas demais em relação ao livro.

E todo mundo sabe que expectativa é uma merda.

Serei honesto em admitir que foi uma luta não fazer comparações entre filme e livro. São histórias diferentes, mídias diferentes! Seria uma loucura fazer algo do gênero. Mas, avançando na trama de Tom Boyd e o surgimento repentino de Billie, foi incontrolável. A trama foi evoluindo, e eu apenas ficava "Espero que mostre alguns textos deles, e esses textos reflitam no comportamento dela!". Como já dito, a expectativa é horrível.

Conforme as páginas foram passando e o final se aproximava, um gosto agridoce dominou meu paladar. A trama meio que mudou de rumo, na minha opinião. Saímos de uma comédia romântica para um estudo sobre literatura e como livros podem mudar nossas vidas. E essa mudança me faz não gostar tanto da conclusão da história. Talvez eu fale isso por estar com aquele gosto de "eu queria ler minha comédia romântica favorita", mas eu não fui impactado pelos plot twist e resoluções.

Achei eles bem bobos.

Não foi um final gratificante, que faz você sorrir.

Tipo Ruby Sparks.

Adriana1161 08/06/2021

Ilusões
Thriller interesante, bem escrito, daqueles que a gente entra na história e se deixa levar!
Ultimamente li outros dois livros de autores franceses de thrillers (Pierre Lemaitre e Michel Bussi), e achei algumas semelhanças no desenvolvimento do enredo, como se fosse uma fórmula. Porém, dá certo, pois os livros são bons!
Adorei as epígrafes com citações de livros, no início dos capítulos!
Personagens: Tom Boyd, Milo, Aurore, Carole, Billie
Local: Beverly Hills/Paris - 2008 a 2010

Sarah 21/06/2014

"-Só podemos nos safar dessa juntos. Você é a minha chance e eu sou a sua"
Menina do céu, esse livro é tãoooo legal! Pense: você é um escritor e sua personagem do romance simplesmente aparece na sua frente, assim do nada! Simplesmente "cai do céu" bem na sua casa. Sensacional, não?
Essa é a história de Tom, um homem com uma infância e adolescência difícil, que encontra refúgio e uma forma de continuar através da escrita, que em um futuro vira um romance de sucesso mundial. A Trilogia dos Anjos lhe deu fama, dinheiro e consequentemente Aurore, uma musicista clássica, bonita e conhecida por sua vida amorosa intensa e curta. Tom envolveu-se com ela antes de terminar o terceiro livro da trilogia e esse relacionamento não fora diferente dos anteriores dessa "vaca". Foi intenso, avassalador e... curto.
Tom então entra em um estupor sem volta, vive basicamente de remédios e bebidas para sobreviver um dia após o outro. E isso preocupa seus amigos, principalmente porque Milo (seu agente/melhor amigo)os colocou na miséria e só sairão disso se Tom voltar a escrever.
Então, surge Billie no mundo real e promete ao Tom que recuperará Aurore se ele escrever e se ele não escrever, não ficará apenas pobre, mas ela também morrerá. Eles embarcam em aventuras impressionais na costa oeste/leste/slá americana até o México, passando por diversos problemas, muitos socos e muita "troca de amor" entre os dois. É um casal muito divertido, eles se xingam O TEMPO TODO! Dá pra dar muitas risadas. É com certeza um dos meus favoritos e a escrita do autor (tão inteligente, tão impressionante, tão diferente) só contribuiu A Garota de Papel entrar na minha lista de favoritos.

Suelen 10/08/2020

Legal
Um livro onde tem uma estória bem engraçada de uma garota que sai do livro,mas senti falta de um ânimo a mais no livro,foi tudo meio que sem graça ,nn faria uma releitura da obra, mas é interessante o contexto da estória.