Contos de Lugares Distantes

Contos de Lugares Distantes Shaun Tan




Resenhas - Contos de Lugares Distantes


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Pedro 17/02/2016

Shaun Tan é único: o escritor australiano já havia virado do avesso as possiblidades da narrativa gráfica com A Chegada ao apresentar, sem nenhuma palavra, a experiência do imigrante em um novo mundo fantástico e, às vezes, assustador. Neste Contos de Lugares Distantes, construindo histórias curtas em que as imagens complementam as palavras, Shaun Tan recupera as descobertas da infância, sempre mágica e distante, cenas e quadros de um reino irreal. Despretensioso, com poesia e delicadeza, o livro parece uma caixa com os velhos brinquedos de quando éramos crianças: ao mesmo tempo tão familiares e tão estranhos ao que nos tornamos quando adultos.
Dalilla.Leon 18/02/2021minha estante
??? adorei sua resenha, eu tbm amo muito as obras do Shaun Tan.




Hildeberto 19/04/2018

Livro fantástico!

Fantástico porque os contos do livro são fantasiosos, falam de um mundo que é o nosso sem ser; uma perspectiva da realidade com toques de delicadeza e imaginação.

Fantástico pela edição sempre caprichosa da finada Cosac Naify.

Fantástico pelas ilustrações belíssimas que tornam o livro uma espécie de obra de arte produzida em série.

Fantástico porque não se define como um livro infantil ou adulto, é ambos.

Fantástico porque diz muito em poucas palavras.

Fantástico porque o autor sabe fazer críticas ao que acha errado de forma suave, poética e bela.

Fantástico, enfim, porque nos relembra que há muito na realidade que é extraordinário. Basta um pouco de perspectiva.

Elias Oliveira 19/04/2018minha estante
Você foi fantástico em sua resenha, Hildeberto. Fez-me também querer ler os contos de lugares distantes.




GuidoBR 05/10/2014

Cheio de histórias maravilhosas. Destaco "Chuva ao longe", "A máquina de amnésia" e "Alertas mas sem alarme"
comentários(0)comente



santanche 26/10/2014

Lugares fantásticos, passagens inesperadas e criaturas estranhas
Um livro de estórias improváveis e ilustrações enigmáticas. Em "Contos de Lugares Distantes", Shaun Tan constrói um mundo fantástico sempre provocando a sua imaginação. Ele te convida a compartilhar estórias não triviais, onde você sente a narrativa entrelaçada com as imagens etéreas, uma fusão de experiências!

Trata-se de um livro infantil não usual. A maioria deste tipo de livro subestima a inteligência e gosto das crianças. Não este.

Shaun Tan partiu de uma coleção pessoal de desenhos informais que ele fez no estilo "margem de página". Ele combina várias técnicas artísticas no mesmo livro. Suas estórias abordam assuntos humanos profundos em um estilo fantasia. Lugares fantásticos, passagens inesperadas e criaturas estranhas te esperam neste livro (não somente) infantil.

site: http://100-linguagens.blogspot.com.br/2014/10/contos-de-lugares-distantes.html
comentários(0)comente



fernandacmac 11/10/2015

Incrível
é um livro incrível, com ilustrações que são tão ou mais importantes para as narrativas que o texto. É um livro que merece mesmo um espaço na estante e dar de presente, leiam!
comentários(0)comente



Lara 22/07/2016

Sensibilidade e a arte é linda!
Contos para todas as idades e que nos trazem boas lembranças e reflexões sobre tempo, infância, valores éticos, correria do cotidiano entre outros temas relevantes.Amei esse livro.
comentários(0)comente



Lari 28/08/2016

Extraordinário!
É a melhor palavra para descrever este livro. Contos de Lugares Distantes é composto por 15 histórias, cada uma melhor que a outra. Ao contrário do que eu pensava, não é um livro infantil, certos contos tem um tom bem assustador até. Meu conto favorito foi "Eric", trás a história desse enigmático estudante de intercâmbio que se hospeda em uma casa, e o empenho dos moradores de deixá-lo feliz. O eu-lirico tenta de tudo para entende-lo e mostrar o país, mas surgem cada vez mais perguntas de como Eric realmente se sente. Quando, do nada, o estudante vai embora, temos um lindo desfecho impossível de descrever em palavras, a imagem final é emocionante.
Quando terminamos um conto, da vontade de sair por ai contando para todos sobre a história, de tanta excitação!
O diálogo entre a imagem e o texto é impressionante, Shaun Tan brinca com as cores e traços, dizem muito mais que um texto, são de tirar o folego.
comentários(0)comente



IvaldoRocha 07/02/2017

Uma surpresa fascinante.
Por mais que você acredite conhecer alguma coisa sobre o universo dos livros, de tempos em tempos algo inesperado acontece. Você se depara com um novo escritor ou livro, ou descobre algo não tão novo, mas que para você é inédito e diferente de tudo que já viu. Isto é sempre motivo de comemoração.
Não conhecia nada de Shaun Tan ou seu trabalho. Acabei comprando o livro na Amazon, pois era liquidação da saudosa Cosac Naify e como era Cosac Naify e livro infantil eu procuro sempre aproveitar, pois dificilmente teremos o mesmo cuidado e perfeição em projetos editorias neste tipo de publicação em outra editora.
E para minha surpresa o livro é fantástico e as ilustrações maravilhosas. De uma sensibilidade e beleza fora do comum. Assim como os contos, as ilustrações mudam totalmente de estilo, passando por colagens, grafite e outras técnicas diversas, sem perder a qualidade artística em nenhuma delas. Difícil escolher a sua ilustração preferida.
São 15 contos que quase sempre apresentam um final que permite ao leitor encará-lo de mais de uma maneira, algo a se pensar a respeito. Difícil chamar este livro de infantil, uma vez que você poderá fazer várias leituras do mesmo.
Shaun Tan, ilustrador e escritor australiano começou a ter seus trabalhos de ilustração publicados aos 16 anos. Hoje já obteve os maiores prêmios como ”Astrid Lindgren” em 2011, por sua honrosa contribuição a literatura infantil internacional.
No posfácio do livro consta que Edward Hopper, Hieronymus Bosch e o também australiano Jeffrey Smart, são fonte de inspiração do autor e você vai encontrar ilustrações que comprovam isso ao longo do livro. Dê uma comparada na internet vai ser divertido.
Esta qualidade aparentemente se repete nas outras obras do autor. “A Chegada” é um livro com mais de 100 páginas e sem uma palavra sequer. Contando a história de imigrantes forçados a deixar sua terra, para ir a um lugar distante e diferente com um idioma que ele não compreende, provavelmente venha dai a ideia de não ter palavras. Mas isso é outra história, outro livro.
Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação, pela animação do seu livro “A Coisa Perdida” em 2011. Os livros de Shaun Tan foram lançados no Brasil pela editora SM (Somos Mestres) outra surpresa, pois não conhecia esta editora e aparentemente eles fazem um ótimo trabalho.
comentários(0)comente



Gabriela 18/06/2017

O forte do livro é seu belíssimo projeto gráfico. A parte de dentro da capa é cheia de rascunhos de desenhos, o sumário é feito de uma maneira bem original, imitando selos de correspondência, e as ilustrações são muito bonitas, com estilos diferentes para cada conto, refletindo bem sua atmosfera.

Os contos são de realismo fantástico, onde a realidade e a fantasia se misturam de maneira bem interessante. O autor conta-nos tudo como se fossem memórias de sua infância, onde eventos fantásticos realmente podiam acontecer.

São quinze contos no total, alguns são ótimos e outros nem tanto, mas, no geral, ficou uma seleção muito boa. Os que mais gostei foram "Chuva ao longe", "A máquina de amnésia" e "Alertas mas sem alarme". É uma leitura rápida que eu recomendo, até porque, como já disse, o livro é lindo.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Pandora 24/01/2018

"Contos de Lugares Distantes" do Shaun Tan é um dos livros mais lindos que já vi na vida. Poucas vezes a gente encontra imagens e textos que se integram dessa forma tão terna e tão maravilhosa. É um livro mágico, encantador, enternecedor, uma obra prima.

Cada página que a gente passa tem uma surpresa para os olhos e para o coração. Unindo imaginação e uma dose de absurdo digno de Kafka Shaun Tan fala sobre formas de construção de afetos, relações entre irmãos, os desafios dos recém casados, a maternidade, política, nossa relação com os animais de estimação, os desafios que os imigrantes enfrentam longe de seu lar e as estratégias que usamos para enfrentar a vida.

Cada tema é abordado com muita ternura, os lugares distantes da sensibilidade humana são tocados com uma força poética incrível. É de fazer chorar e ri o riso da cumplicidade e do contentamento. Esse é um livro que não esgota na primeira, segunda, terceira, milésima leitura, é um livro para ler e reler durante a vida inteira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol | @carolreads 11/07/2019

Contos de Lugares Distantes
É oficial! Quero todos os livros que já foram publicados do Shaun Tan no Brasil.

Contos de lugares distantes é uma coletânea que vai te fazer refletir sobre a vida: fala de nossas inseguranças, relações interpessoais e sentimentos. E para mim, o melhor de tudo é que o autor nos traz essas indagações através de um texto despretensioso e com ilustrações que são um show a parte (São maravilhosas. Sério!). Os meus contos favoritos foram “o búfalo do rio” - às vezes tudo o que a gente precisa é de um estranho que nos aponte para o desconhecido, “eric” - que nos conta sobre um estudante de intercâmbio bastante incomum e sobre aceitar nossas diferenças, e “chuva ao longe” - não sei nem como começar a falar sobre ele (meu preferido!).

“Shaun Tan é singular. É um artista de histórias curtas, mágicas e perfeitas, muitas vezes sem palavras. São, na verdade, sonhos que se pode trazer para o mundo da vigília, este em que vivemos, iluminando-o. São tramas que Kafka poderia ter contado, caso gostasse mais da vida. Shaun Tan cria beleza a partir das pequenas coisas e também daquilo que nunca existiu, mas que nem por isso é menos real. Inventa enredos inesquecíveis que, acredite, vão deixar sua vida um pouco mais mágica (Neil Gaiman).”

site: https://www.instagram.com/carolreads
comentários(0)comente



amanda1352 15/05/2021

EU AMEI, AS ILUSTRAÇÕES PERFEITAS E CONTOS QUE SE ASSOCIAM AO PRESENTE, TUDO PERFEITOOOOOO
eu adorei o autor e amei mais por saber que as ilustrações são dele.

4,5/5 - menos 0,5 porque teve dois contos que não me agradaram tanto.
comentários(0)comente



Drico 30/11/2023

CONTOS DOS SUBÚRBIOS DISTANTES ? SHAUN TAN
Esse livro é FODAAAAA!

O livro narra, reflete e reimagina situações ou acontecimentos estranhos que se passam em um mundo suburbano familiar.
O que une todas estas inusitadas histórias é a forma como as pessoas comuns reagem a estes incidentes surreais e como o seu significado é descoberto, ignorado ou simplesmente mal compreendido. Tan cria universos com lógicas próprias, te motivando a desvendar a mensagem por trás do lindo conto.

Contos: a visita de um estudante estrangeiro de intercâmbio do tamanho de uma noz; uma criatura marinha que aparece no gramado em frente de uma casa na vizinhança; uma máquina sinistra instalada em um parque; um búfalo sábio e conselheiro que vive em um terreno baldio; dois irmãos que saem em busca do lugar onde o mundo termina; um estranho mergulhador que aparece submerso pelo passado e caminha sem rumo pelas ruas do bairro.

a mensagem por trás de todos os contos é demais demais demais!
(confesso que esse comprei sem ler a sinopse, e me surpreendi positivamente?????)
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR