Contos de Fadas Indianos Joseph Jacobs

Resenhas - Contos de Fadas Indianos

May | @vidadaleitora 02/02/2024

Em "Contos de fadas indianos" temos contato com alguns contos que podem muito bem ter sido a base de contos conhecidos como europeus, aqui mais esclarecidos devido o trabalho de pesquisa do autor. Uma reunião de contos sempre causa uma predileção por algumas histórias e distância de outras, mas vale a pena ler todos. Acho o povo indiano muito "brisento" em termos de arte, imagina em contos de fadas, onde tudo é possível e mais um pouco. No final do livro há referências, paralelos e comentários do autor sobre cada conto. Achei isso muito interessante, trouxe muito conteúdo e sustento para essa coletânea.

Victoria 19/01/2024

Gosto como as notas do autor envolvem a teoria de que boa parte dos contos europeus na verdade se originaram da índia, porém as notas dele contém muitas frases com achismos o que o faz perder a credibilidade. Os contos em si são o que se espera de contos de fadas, então é bem nostálgico porque realmente dá para notar as semelhanças com outros do gênero. A edição peca demais por não conter um glossário, alguns termos são explicados nas notas do autor, mas ainda sim achei bem irritante.

Amanda Cabral 23/11/2023

Muito interessante
Apesar de ter visto muitas resenhas falando de como são histórias repetitivas, eu gostei.
Realmente aa histórias parecem as mesmas algumas vezes. Mas ainda assim, é bem interessante.

Rafa Mendes 15/09/2023

Legal
Esse livro nos apresenta vários contos com sua ambientação na Índia, alguns parecidos com os que já estamos acostumados, mas ainda assim diferentes, no fim do livro tem uma parte dedicada à referências e origem de cada conto, o que é extremamente interessante, alguns contos fazem bastante sentido, outros são completamente lúdicos, mas divertidos, se você é fã de contos de fada e histórias curtas irá gostar dele. Boa leitura.

Lanny 26/07/2023

Esperava mais
Como são contos indianos, sai do estilo de história que eu estou acostumada e eu esperava algo diferente. Mas logo no início a introdução fala que se desconfia que as histórias são inspirações das histórias europeias, então tem semelhanças com as mais conhecidas. E tem mesmo.

Muitas das histórias aqui apresentadas tem semelhanças com outras conhecidas e todas tem o mesmo estilo de soluções rápidas e frases curtas e diretas.

Algumas são boas e inesperadas, outras nem tanto

Amanda 08/07/2023

Contos de Fadas Indianos
A maioria deles eu gostei muito, porém alguns são INSUPORTÁVEIS.É aquele livro pra você ler um pouquinho em pouquinho apesar de tudo gostei bastante!,

deardebs180 15/05/2023

Interessante
Muito bom sair do eixo europeu e conhecer mais da cultura indiana, muitos contos interessantes e outros bem ridículos, mas vale a pena ler. Recomendo principalmente para quem precisa sair de uma ressaca literária, você lê bem rapidinho. É o primeiro de uma série que estou iniciando, espero gostar. Também é interessante para despertar o interesse pela leitura em crianças e adolescentes,

André Hausmann 14/02/2023

Contos diferentes do lugar comum
Nessa coletânea temos 29 contos reunidos pelo folclorista e historiador australiano Joseph Jacobs (1854-1916).

Como a grande maioria dos contos de fadas, aqui temos príncipes, princesas, animais que falam, grandes aventuras, numa estrutura bem similar aos contos europeus. Mas os contos indianos possuem características próprias além das presenças de faquires, rajás, e outros componentes dessa sociedade.

Alguns textos apresentam vários plots e reviravoltas, onde alguns dos personagens que iniciaram a narrativa, nem sempre chegam ao final da mesma. Outros são curtos, mas sua brevidade acaba despertando curiosidade pelo desenrolar.

Apesar de encontrarmos pontos comuns com outros contos mais conhecidos, os de origem indiana nem sempre possuem um final feliz. O leitor é sempre surpreendido por finais tão diferentes do habitual.

E não se pode deixar de destacar que as princesas aqui não geralmente aquelas passivas que esperam o príncipe encantado resolver tudo, elas são corajosas e vão à luta pela sua felicidade.

Com uma mistura da cultura religiosa do país e um enorme sentimento de gratidão, vemos diferentes personagens tão gratos pela ajuda em determinado momento que independente de sua posição social se tornam praticamente um servo de seu salvador na esperança de poder retribuir o bem recebido.

São esses e outros pontos da cultura indiana que são mostrados nesses contos que fazem valer a leitura do livro para poder compreender melhor as suas relações pessoais e religiosas

Millene 13/02/2023

Contos de fadas indianos são considerados a fonte de alguns contos de fadas europeus. Eles são baseados em budismo e na cultura deles.
Apesar disso, não temos princesas protagonistas, os protagonistas são sempre homens ou animais. Porém temo princesas e madrastas más, criaturas malignas e protagonistas muito muito teimosos e tolos.

Queria ter gostado mas achei muito repetitivo, tanto entre um conto e outro quanto a narração dentro do próprio conto.

Eu tentava ficar me lembrando que é outra cultura, outro país e que são histórias extremamente antigas porque me dava muita raiva sempre que citavam que uma mulher apanhava aaaaa

Foram pouquíssimos contos que me chamaram a atenção.

Patty 19/01/2023

Para quem for ler essa série em sequência acaba sendo uma leitura cansativa, muitos dos contos são iguais, apenas mudando nomes e lugares de acordo com a cultura.
Enfim, em muitos dos contos não consegui identificar a moral, ou apresentavam uma moram distorcida, acabando por não ser uma leitura satisfatória, mas sendo interessante por apresentar elementos de uma cultura pela qual sempre tive muita curiosidade.

A.Maia 10/01/2023

Contos de Fadas Indianos
Eu sempre senti curiosidade pela cultura indiana, então adorei ver este exemplar na Bienal do Livro de SP retratando os contos de fadas!

São ao todo 29 contos, alguns são mais rápidos que outros e possuem mensagens pontuais. Desde amizade, gratidão, maturidade, empatia, provações que tornam as pessoas mais fortes ou mais preparadas para passar por determinadas situações, entre outras.

As histórias possuem a mesma base e quase os mesmos elementos mágicos, como príncipes e princesas vivendo longe do reino de origem ou sendo transformados em algo. A cultura indiana é retratado nas nuances e nem todos os contos possuem finais felizes.

Senti falta de um glossário com palavras desconhecidas, já que não estamos habituados a algumas linguagens de tal cultura. Ao final, temos um capítulo exclusivo com comentários do autor e as referências de cada um dos contos.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

ana.storck 30/12/2022

Uma forma legal de conhecer um pouco sobre a cultura indiana
"Contos de Fadas Indianos" foi um livro de fácil leitura e rápido. E apesar de ter sido uma leitura interessante, por mostrar um pouco mais da cultura e dos mitos indianos, não consegui me apegar a nenhum conto específico. Esperava que esse livro me desse uma inspiração ou ajudasse com a minha criatividade, mas não funcionou muito nesse sentido. É um livro mais pra conhecer os contos de fadas e a cultura do que para inspirar você a criar recontos, por exemplo. Recomendo pra quem gosta de contos de fada e tem interesse em conhecer mais sobre a Índia

Alberto.Tisbita 07/09/2022

Fábulas budistas
O rótulo ocidental "conto de fadas" traz à mente uma floresta, um castelo medieval, uma bruxa má, um príncipe encantado e uma fada madrinha: tudo o que o leitor não vai encontrar neste livro. Ainda o gentílico "indiano", nesse contexto, induz à associação de tais narrativas à mitologia hindu: outro equívoco, já que todos eles são oriundos da filosofia de Gautama. Certamente o título mais adequado a esta obra seria "Fábulas budistas".

Superada a quebra da expectativa inicial, é possível encontrar a essência da coletânea na busca do organizador por desvelar os elos entre os contos sapienciais proto-indianos e os europeus, embora para tanto tenha lançado mão de inferências em demasia e profecias científicas na extensa seção final.

O exotismo em seu estado bruto, somado à brevidade das estórias, curiosamente parece proporcionar um suspiro ao leitor fadigado. O trabalho da editora é, outrossim, digno de elogio. Uma leitura recomendada, desde que corretamente compreendida e posicionada.

Camilla.Oliveira 14/07/2022

Assim

O livro é bom
Achei as histórias mto corridas
Mas é legal conhecer as culturas e divindades
Mas agora eu tenho um problema
Durante a leitura,eu li 2 livros sobre mitologia hindu
Agora estou com mais 6 pra ler
Ent o livro me tirou o sossego
Mas é bom

BJekyll0 05/06/2022

Contos que perderam a magia
Em geral livros de contos de fadas não são infantis. São pequenos contos criados pra entreter, moralizar ou advertir. Esse livro não passa longe. Os contos são repetitivos. É uma leitura rápida. Porém, cansativa. Não tem aquele brilho fantástico que se espera de contos de fadas.