Meditação

Meditação Gonçalves Dias

Resenhas - Meditação

sosodecampos 03/02/2023

leitura rápida, mas...
não me decepcionou em nenhum momento, eu amei esse livro. todas as abordagens, tudo nele é perfeito. Gonçalves Dias, eu te amo muito! ????

Laine Balbino 12/11/2020

Quando visualizamos em um livro a crueldade sofrida por algum personagem, seja fictício ou real, é sempre uma experiência profunda: não há como sairmos imunes da imagem de um ser humano sendo tratado como o pior dos seres terrenos. Em "Meditação" (1846 - Gonçalves Dias), temos elementos de esfera religiosa colocados como ponto de partida para uma condição meditativa em que o poeta acaba em uma espécie de visão premonitória, que vai gradativamente focando nas barbáries infligidas aos indios e negros durante a escravidão. Fazendo uma associação entre política e religião, a obra é o diálogo entre um velho com uma visão ampliada sobre a humanidade e um jovem que se deixa conduzir por uma espécie de transe que o leva à reflexão sobre o sentido de raça/povo.

Apesar da linguagem causar estranheza para nós que vivemos em um século diferente, os versos realmente nos fazem meditar: o velho (representação de ordem sublime) cria uma ambientação mágica que, de forma muito didática, nos envolve na triste visão de um país impossibilitado de progredir por conta de sua maldita ambição (apesar de nomeado somente no final, sabemos tratar-se do Brasil).