Cármen 19/08/2012Contos de fadas: da fantasia à realidadeQue tal aproveitar a onda revival pela qual os clássicos infantis passam, no cinema, por exemplo com Branca de Neve e o caçador,para falar também sobre novos olhares lançados sobre os contos de fadas na literatura?
É fato que, desde que Bruno Bettlheim analisou a influência dos contos de fadas tradicionais sobre o público infantil, muitas outras publicações com essa tendência surgiram, o que sempre torna a leitura interessante para nós, adultos de cabeça feita. Afinal de contas, quem, na infância, não escutou histórias sobre os longos, loiros e belos cabelos que lançaram Rapunzel da torre direto para os braços de seu amor? Quem não torceu, a cada migalha de pão encontrado, por João e Maria, enquanto, procuravam o caminho de volta a casa, para desgosto da sempre e cada vez mais malvada madrasta? E, sejamos sinceros, as lentilhas que a Borralheira teve de catar para ir ao baile, deveriam ter sido socadas goela a baixo da outra (a madrasta que, assim como o mordomo, é sempre culpada nestes casos).
Sun Holiver, em "Contos de fadas tornam-se adultos", não se propõe a resolver essa trágica questão entre belas, torturadas e infelizes mocinhas e suas madrastas e bruxas (sempre de plantão), por outro lado, questiona sob uma ótica adulta, como o próprio título sugere, a presença de um elemento específico nesse universo tão feminino.
Por favor, caro amigo das ideias, não entenda a expressão “ótica adulta” que usei acima como sinônimo de pomposo ou científico, acadêmico, chato, cansativo...
Nada disso!
Para além das análises psicanalíticas já conhecidas, a autora inova ao abordar a simbologia por trás desse elenco, presente em nosso imaginário desde a infância gerações após gerações, pelo menos até agora. De forma muito bem humorada, Sun Holiver conduz nosso olhar para aspectos que, ao lermos - ludicamente, apenas - não chamariam a atenção.
Foram seis "contos de fadas" por ela escolhidos: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, João e Maria, A Gata Borralheira e a “hollywoodizada” Branca de Neve, sobre quem a autora fala, já na Introdução:
“Certa vez, lendo sobre Branca de Neve, decidi analisá-la fazendo uma crítica sob uma nova ótica. As ideias começaram a surgir em quantidade. Eram de todos os tipos. Selecionei-as, registrando-as com cuidado. (...) enquanto lia, vinham-me à memória infinitas relações dessas histórias com fatos ocorridos não só na minha vida como na de pessoas que eu conhecia.” (pág. 9)
Imagine, então, leitor e amigo, que aspectos seriam esses? Que poderiam os irmãos Grimm, na Idade Média, terem escrito e que viesse despertar (compartilhado, curtido e tuitado) no nosso ultramoderno e digitalizado inconsciente coletivo?
São muitos, acreditem. Basta pensar, em relação a cada um dos contos, sobre o papel de determinados personagens? Que fazem? Como atuam? Onde estão em momentos cruciais da vida das heroínas? E mais não digo. Deixo com vocês um trecho que, tenho certeza, será reconhecido de pronto, nem preciso dizer de que história se trata:
“A pergunta que me inquieta e que ficará perturbando a minha mente é a seguinte: Onde estava........... (pág. 65)
Pensando bem, não vou terminar a citação. O melhor é que você mesmo faça o mergulho neste “mundo de fadas adulto” e tire suas próprias conclusões. E não deixe de voltar aqui no Ideias de canário e fazer seu comentário sobre o que achou da leitura de Contos infantis tornam-se adultos. Só o que posso adiantar é que nunca mais você lerá um conto de fadas tradicional da mesma maneira.