Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx

Resenhas - Sobre o Suicídio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joao.Arantes 17/07/2023

Uma curta análise do ensaio de Peuchet/Marx
A edição da boitempo é bem clara quanto as marcações feitas por Marx, isso facilita o entendimento quanto o que foi Marx e o que foi Peuchet que escreveu. Dito isso, a maioria do texto é retirada de um capítulo do livro memória de Peuchet que Marx teria lido em sua juventude. Ao que me parece nosso querido Karl leu o capítulo de Peuchet se colocando no lugar do arquivista francês (Peuchet) e completando o texto com aquilo que lhe parecia faltar. Parece que Marx se perguntou o que ele teria escrito se estivesse no lugar do francês. O ensaio distoa um pouco das outra sobras de Marx pois não se refere a uma análise do Estado e da economia-política, mas sim um texto que parte de uma perspectiva pessoas a cerca de um tema tão delicado quanto o suicídio. O livro de maneira alguma trata essa questão como um mero problema de classes, embora diga que esse é um fator importante na hora de se tomar uma decisão de vida ou morte. O livro ainda traz uma tabela feita por Peuchet sobre as causas e números de suicídios em Paris nos anos de 1820, 1820 e 1824.

Titi 10/06/2023

O mal hodierno
Cada vez mais no mundo hodierno que nós vivemos, vê-se que o que tratou Marx está cada vez mais presente. O filósofo traz reflexões e considerações importantes sobre o assunto ao tratar de casos específicos que fala em seu livro. Mesmo Marx sendo um autor que eu discordo muito, tenho que conceder que ele estava certo ao falar sobre isso.

cinnamongirl612 05/06/2023

Muito interessante!
A obra em questão trata-se de textos escritos pelo antigo arquivista policial Jacques Peuchet com comentários, críticas e alguns acréscimos de Marx.
Confesso a surpresa positiva que foi a leitura desse livro para mim, quase 200 atrás e Marx já nos convidando a discutir sobre o suicídio não como um assunto tabu, restrito a esfera privada, mas, sem falso moralismo, como um problema coletivo e como uma das muitas infelizes consequências da sociedade burguesa. Seus comentários ainda interliga tal tema com outros de igual importância, tais como: exploração das forças de produção e reprodução, direito ao aborto, conservadorismo e repressão familiar, direito das mulheres...
Ademais, Marx discordava de Peuchet na forma como combater os altos números de suicídios, enquanto esse seguia uma via conservadora e acreditava na compaixão cristã como ferramenta, Marx defende como solução uma reforma social através da luta socialista: "...se o suicídio culpa alguém, é antes de tudo as pessoas que ficam (...) Descobri que, sem uma reforma total da ordem social de nosso tempo, todas as tentativas de mudança seriam inúteis (...) O suicídio não é mais do que um entre os mil e um sintomas da luta social geral."

Vale muito a pena a leitura!!!

Jess204 30/05/2023

Livro totalmente atemporal, e um dos melhores que já li, um dos primeiros para conhecer alguns pensamentos de Marx

liceâ 30/04/2023

Didático e uma experiência interessantíssima
Tive uma experiência incrível lendo esse livro. foi o primeiro livro de marx q li, mesmo já estudando outros livros de economia e comunismo antes.
o livro trata o suicídio, desigualdade social, entre outros elementos negativos da sociedade como consequência do sistema capitalista, que claramente se baseia no apático e desumano tratamento da classe rica à classe proletária.
além dessa tese, o livro também retrata o machismo e feminicidio: "Esse texto de Marx é uma das mais poderosas peças de acusação à opressão contra as mulheres já publicadas. Três dos quatro casos de sui- cídio mencionados nos excertos se referem a mulheres vítimas do patriarcado ou, nas palavras de Peuchet/ Marx, da tirania familiar, uma forma de poder arbitrá- rio que não foi derrubada pela Revolução Francesa". Entre elas, duas são mulheres "burguesas", e a outra,
de origem popular, filha de um alfaiate. Mas o destino delas fora selado mais pelo seu gênero do que por sua classe social."

tenho que admitir que pensei que leria esse livro em um ou dois dias, por ser curto, mas demoro um mês para ler por ser um livro 'difícil de digerir', digamos assim.

Galdino 09/04/2023

?O suicídio é significativo, tanto para Marx como para Peuchet, sobretudo como sintoma de uma sociedade doente, que necessita de uma transformação radical."

yas 09/04/2023

Achei muito interessante ler obras de Marx que não são as principais, mas tão importantes quanto para a compreensão do que é o Marxismo.

Ver a preocupação de Marx em trabalhar, desde muito muito cedo na Idade Contemporânea, sobre as opressões de gênero, família e propriedade é fascinante, ainda mais com base num tema que até hoje é tido como tabu.

serj4a2o 07/04/2023

Eis o começo de uma jornada, o primeiro tema para compreender um pouco do materialismo marxista. Está a berta a sesão...

Sophia 05/04/2023

Primeiro livro de karl Marx q eu li pq falaram q eu gostar, verdade, eu realmente gostei
mas nn tenho pensamento sobre o livro
bem curto.

Luca70 31/03/2023

Simplismente karl marx
Faz muito tempo que não abro esse aplicativo para falar de algum livro mas meus amigos esse daqui mereceu.
é simplismente uma das melhores leituras, esse livro me fez ter alguns baques ao decorrer do processo mas foram necessários.
se você gosta ou não de karl marx eu te recomendo, pq transende o ideal de achar que karl marx ta ligado exclusivamente ao comunismo e abre as portas ao real pensamento social que ele queria passar.
vale muito a pena.

duhzita 07/03/2023

MARX, Karl. Sobre o suicídio.
Por mais que os pensamentos de Marx no campo sociológico sejam considerados desatualizados, acho que no desenvolvimento de sua ideia sobre o suicídio foi muito boa. Junto ao seu pensamento não se pode deixar Durkheim de fora com a natureza eminentemente social do suicídio.
No livro vejo como o suicídio mesmo tendo sua origem primordial na miséria, também é presente em todas as classes sociais, também discutido o tratamento da mulher como propriedade privada.
Luiza.Oliveira 07/03/2023minha estante
Achei você muito inteligente, sério

duhzita 07/03/2023minha estante
muito obrigada!!

andressa308 05/03/2023

Um sintoma de nossa sociedade
"o mesmo acontecimento provoca um sentimento imperceptível em alguns e uma dor violenta em outros. a felicidade e a infelicidade têm tantas maneiras de ser e de se manifestar quantas são as diferenças entre os indivíduos e os espíritos."

"o que dizer da indignidade de um estigma lançado a pessoas que não estão mais aqui para advogar suas causas?"

"então um demônio sussurrou-me que uma pessoa não se mata pelo simples fato de querer morrer."

Francine122 23/02/2023

"O suicídio não é mais do que um entre os mil e um sintomas da luta social geral."

O livro é atemporal, sem sombra de dúvidas. Existem alguns aspectos interessantes que eu já esperava ver nos escritos, como a sociedade patriarcal, a moralidade, a submissão e as fragilidades psicológicas, ainda influenciados na sociedade contemporânea.
O que me fez reduzir a avaliação, é a escrita e a formatação, porque é confusa pra caramba. Eu não conseguia distinguir se era o Jacques Peuchet com seus relatos diários ou se era o Karl Marx como coautor ali.
space cadet 24/02/2023minha estante
pqp fiquei igual, alternava muito e nem avisava

Francine122 24/02/2023minha estante
sim, tinha uma par de notas e muitas vezes eu fiquei me perguntando se o Marx só reuniu tudo que o francês escreveu e colocou o nome dele ali

Rafaella 10/02/2023

Cada indivíduo está isolado dos demais, é um entre milhões.
Achei esse livro/artigo muitíssimo interessante, me fez refletir sobre como as pessoas se acham donas umas das outras e como o capitalismo influencia nisso.
É impressionante como Marx consegue ser tão atual mesmo tendo vivido tantos anos atrás.

1 | 2 | 3 | 4 | 5