Sobre o Suicídio

Resenhas - Sobre o Suicídio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kay 03/06/2022

Incrível
ele mostra de maneira muito clara quem mais sofre com a estrutura familiar e como as mulheres são tratadas como meros objetos de reprodução durante o período da revolução francesa, algo que não mudou muito até mesmo nos dias de hoje. dei 4/5 estrelas porque não é o meu livro favorito de marx, ele tem várias histórias e é na realidade escritos de peuchet, é muito importante mas não achei a leitura tão "confortável".

giordbtt 30/04/2022

Inspirador!!!
Mais do que nunca, estou inspirado a pular de uma ponte!!

Aristóteles dizia que o ser humano é um animal político e que é impossível escapar da sociedade, mas Marx traz uma esperança. A morte.

(Talvez não seja essa a ideia do livro, talvez eu li errado pq tô na merda mesmo)

sir.pericles 26/04/2022

Bom, porém...
É um livro interessante, e ainda que traga exemplos concretos e da vida privada, mostra como o suicídio é um fenômeno social. É organizado em forma de relato e baseado em anotações de outrem. Por ser uma obra do Marx, esperava mais. Ainda sim, é um bom livro.

Antônio 12/04/2022

Nesse texto curto, Marx traz reflexões importantes sobre como o capitalismo pode impactar negativamente as diferentes classes sociais e as estruturas que solidificam a sociedade burguesa. Individualmente falando, os cidadãos recorrem ao suicídio diante das tragédias das suas vidas privadas. O destaque desse texto se dá na análise em torno dos males da estrutura patriarcal que envolve as famílias fazendo com que as mulheres, subordinadas e vítimas de um sistema de exploração, recorram ao suicídio.

Henrique 25/02/2022

Sobre o Suicídio
Sendo um livro bem curto, trás ótimos apontamentos sobre o suicídio, apresentando casos que mostram como a atual sociedade precisa de mudanças radicais para, que assim, diminua os casos de suicídio.
Se torna evidente, após a leitura deste livro, como a atual sociedade, tal como está organizada e estruturada, impacta as diferentes classes sociais, principalmente as mulheres. Sendo as mulheres as que mais sofrem na atual sociedade, visto que muitas se encontram dependentes de seus companheiros, a questão da emancipação feminina ganha sempre mais destaca, porém a total emancipação feminina só virá com a reorganização radical da atual sociedade, pois essa necessita que as mulheres sejam exploradas e postas em situação de subordinação.
Sobre o Suicídio é um bom livro que trás base para um debate muito amplo e não tão discutido, sendo um excelente ponta-pé para quem deseja se aprofundar no tema.

Marcelo 18/02/2022

Inusitado, porém muito interessante.
O título dessa obra pode causar alguma estranheza, tendo em vista o tema do suicídio não ser, a princípio, associado a qualquer outro texto de Karl Marx. Isso se deve, em grande parte, ao fato de não se tratar propriamente um de seus escritos e sim de um capítulo das memórias de Jacques Peuchet (diretor dos Arquivos da Polícia de Paris durante o período da Restauração), analisado sob a perspectiva de como a sociedade e, especialmente neste caso, o patriarcado pode oprimir o indivíduo ao ponto do mesmo "optar" por colocar fim à própria vida.
Apesar de ser um livro bastante pequeno, vale a leitura, pois o conteúdo é bastante atual.

Caio 09/02/2022

O s... como uma consequência da miséria social
Uma obra bem curta mas impactante sobre o s..., demonstrando que a miséria e a sociedade patriarcal são sérios agravantes para uma parte da população que sofre a partir do descaso de um governo com seu povo e dos conceitos criados a partir de ideais machistas que, ainda hoje, estão impregnados na nossa sociedade.

AnaB. 18/01/2022

Fazendo uma resenha bem simples e singela. O livro traz um artigo de Marx, por isso é bem curtinho, onde ele apresenta suas observações acerca de relatos policiais de suicídios na cidade de Paris. Marx traz casos para exemplificar seus argumentos, mostrando como pressões sociais transpassam os casos de suicídio.
Nota pra Ana Victória do futuro, reler, mas agora uma versão física, acho que assim a edição é melhor aproveitada, uma vez que é cheia de comentários.

Sunshine 17/01/2022

"A Revolução não derrubou todas as tiranias; os males que de reprovaram nos poderes despóticos subsistem nas famílias".
Ainda diria "famílias monogâmicas"

Daniela 25/11/2021

Gostinho de quero mais
Achei muito curto, tem 4 casos contados a partir de anotações de um investigador, a leitura é fluída, a maior parte dos casos traz o agravante do patriarcado e de como as relações familiares impactaram no suicídio de algumas mulheres descritas naquele tempo histórico, que em partes não é tão diferente da atualidade.
Me fez pensar o quanto o pessoal é político, o quanto o patriarcado mata mulheres e o quanto o capitalismo é desumano até para a burguesia.

Lucas1429 12/11/2021

Permanece atual
Livro interessante, escrito por Marx, que se debruça sobre anotações de um ex-policial francês a respeito do problema do suicídio. As percepções de Marx se destacam como bastante à frente do seu tempo, tanto é que muitas das problemáticas por ele apontadas e observadas permanecem vigentes de modo adaptado.

Leitura recomendável para quem gosta de Marx, do tema ou de Psicologia, também parece ser uma primeira leitura interessante para uma aproximação da obra de Marx.

iguteixeira 05/10/2021

"O suicídio elimina a pior parte da dificuldade, o cadafalso ocupa-se com o resto. Somente com uma reforma de nosso sistema geral de agricultura e indústria pode-se esperar por fontes de recursos e por uma verdadeira riqueza." Uma sociedade alicerçada pela precificação da existência só pode produzir adoecimentos. Isso é nítido!

Malu 22/09/2021

Necessário mesmo para quem não se identifica com a ideologia
Eu sempre tive curiosidade em relação aos livros de Marx, levando sempre em conta que, independentemente de sua ideologia, ele ainda é um dos maiores pensadores do século XVII.

Este foi meu primeiro livro do autor, me interessei por ele pois ouvi dizer que ele analisa a influência da sociedade patriarcal em relação ao suicídio, principalmente no caso de mulheres.

É fascinante o modo em que ele consegue expressar o posicionamento dele em um modo tão pontual (mesmo sabendo que não foi escrito totalmente por ele, e sim foi pego trechos das anotações de um ex policial).

Marx estava certo, é necessário desconstruir a sociedade em que vivemos para que possamos começar a pensar em acabar com problemas sociais como o machismo.

Joao.Lucas 13/06/2021

Um livro muito interessante da visão de Marx sobre esse tema. É uma leitura bem rápida, mas satisfatória. Não consegui ver algumas das coisas que dizem ser abordadas nesse livro, como Marx apoiando o aborto. É uma coiss que fica mais subentendida e mencionada em uma nota, mas mesmo assim, recomendo bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5