A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini

Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro

Marcelo 19/01/2011

Primeiro livro que eu li inteiro quando era criança.Lembro bem minha sensação de vitória.

Gláucia 17/01/2011

Noções de Economia para crianças.
E para adultos como eu, cujo tema é dificílimo.
A história se passa em Felicidade, pequena cidade com seu povo simples e trabalhador. Um velho rico e avarento deixa 3 sementes de árvores que passam a florescer dinheiro. E todos ficam muito muito ricos. E como são muito muito ricos não precisam (e não querem) mais trabalhar. As mercadorias começam a escassear e os preços vão às alturas. Surge a inflação, a cidade estagna até que... a fonte seca, acabou o dinheiro. E agora? O que será de Felicidade?

G@be 02/01/2011

Neste livro podemos ver o que a ganância leva uma pessoa fazer, e também o que acontece sem planejamento.
A história em si é bastante divertida apesar de parecer que é só para crianças. Tem lições que servem especialmente para adultos, e diversão para todas as idades.

Rogério 07/11/2010

Este livro conta a história de uma cidade que tem uma árvore que em vez de frutos dá notas autênticas de dinheiro na praça da cidade. Com o tempo passaram a colher as notas, arrancar as raizes, galhos e ramos para se plantar no quintal. Com um pouco mais de tempo, todos tinham dinheiro de sobra e a inflação tomou conta de tudo e todos. O dinheiro perdeu o seu valor e as "transações comerciais" passaram a ser feitas por trocas. Ao tentar sair da cidade com o dinheiro para viver em outro local, descobriram que o dinheiro virava pó. Leia e veja o que foi feito na tentativa!

Evilyn Rauen 27/09/2010

super engraçado um dos primeiros que li na vida

Fimbrethil Call 22/09/2010

Dinheiro na mão é vendaval
Legal esse livro, que através de uma história engraçadae muito bem contada, critica a ganância e a vontade de ter dinheiro por ter que as pessoas têm, sem se preocupar com a natureza ou com as próprias pessoas. Até esqueciam de comer!

Eu gostei muito.

Luiz__Guilherme 02/09/2010

Leitura feita a prestação
Certo dia, no começo do século, quando eu ainda estava no ensino médio, um dos professores faltou – algo bem corriqueiro na escola pública, infelizmente. Pra matar o tempo, já que nenhum professor poderia adiantar a aula, a coordenadora levou à classe uma pilha de livros para preenchermos o “tempo livre”. Eis que caiu na minha mão a novela “A Árvore que dava dinheiro”, do escritor paranaense Domingos Pellegrini. A história me envolveu de imediato e no melhor da refeição literária o sinal tocou. Tivemos que devolver os livros e não pude terminar a leitura porque a biblioteca do colégio não permitia o empréstimo para alunos – um crime contra o desenvolvimento do estudante. Só pude terminar a leitura anos depois quando meu irmão trouxe um exemplar da escola municipal em que ele estudava – que a professora dele emprestou, não da biblioteca da escola, vale destacar. Valeu a pena ter começado a leitura de novo e dessa vez ter concluído.
Domingos Pellegrini conta uma história fantástica que se passa na cidade interiorana de Felicidade. Na praça central nasce uma árvore que não dá flores nem frutos, mas dinheiro, o sonho de consumo de muita gente. Essa inesperada aparição faz a alegria dos moradores, que catam todo o dinheiro que necessitam e querem, até resolverem todos os seus problemas. Mas ao invés de ficar tudo em paz depois, as coisas se complicam. O dinheiro acaba despertando a cobiça, a ganância, a inveja e o individualismo nos habitantes da antes pacata Felicidade.
Apesar de ter sido escrito em 1981, o livro é muito atual e gostoso de ser lido. E por trás de uma história engraçada e envolvente, “A árvore que dava dinheiro” acaba tratando de temas que costumam nos entediar, como economia, inflação etc. Embora o narrador em nenhum momento se precoupe em nos explicar conceitos de Economia, só em nos convidar a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro, um tema bem perninente, principalmente após a crise financeira mundial que abalou o mundo no final de 2008 e parte de 2009.

Ciro 21/08/2010

Analogia perfeita
Um excelente livro, que explica de forma simples e divertda como funciona a economia de um país e o problema da inflação. Apesar da fantasia de uma arvore que da dnheiro, a analogia com a realidade não poderia ser melhor. É interessante para os mais velhos, e esclarecedor para os mais novos, que não viveram os anos de mega inflação em nosso país.

Lord_Vaynard 08/08/2010

Li este livro há muito tempo, e nunca me esqueço de sua história, adoro os livros do Domingos Pellegrini e este não foge à regra, passa um ótima mensagem , foi muito bem pensado e escrito, recomendadíssimo!

Leitor 05/05/2010

Curiosamente, em uma cidade chamada cidade começa acontecer um estranho fenômeno dinheiro nascendo em árvore! nessa história que Domingos Pellegrini mistura com um jeito bem humorado.

Não deixem de conferir estes habitantes de Felicidade que tem dinheiro nascendo em árvore!

Cartha 30/04/2010

Fiquei com medinho desse livro .-. Uma pacata cidade ganha uma arvore do dinheiro. Fiquei com medinho pq as pessoas ficam tããããão gananciosas, oferecem 50.000.000 por um bifinho, e ficam inimigas umas das outras. Mesmo sendo beem aumentado, acredito que o autor tenha utilizado esta estratégia para mostrar que o dinheiro pode subir a cabeça, que é melhor uma vida feliz e simples do que uma vida gananciosa e cheia de inimigos.

Ademar Jr 09/03/2010

A Árvore Que Dava Dinheiro
A literatura brasileira apesar de não ser devidamente valorizada, principalmente pelos brasileiros, oculta obras-primas que poderiam facilmente se igualar a clássicos universais. Na literatura infanto-juvenil não se ver tantos nomes famosos como na literatura infantil e/ou tradicional. O paranaense Domingos Pellegrini pode ser considerando um excelente autor infanto-juvenil, sua obra prima A Árvore que Dava Dinheiro além do título curioso e chamativo, também possui um conteúdo impar.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-8r

Cardoso 28/01/2010

Adorei ^^
a moral, a historia, os personagens, o inredo... muito bom!

Nathan 23/01/2010

A árvore que dava dinheiro
Um velho unha de fome, pobre, miserável, ao morrer deixa como herança uma raiz, possivelmente de uma árvore. Ao ser plantada, a árvore se mostra diferente das outras, tendo no lugar das folhas, muito dinheiro. A história se passa na cidade de Felicidade, que se vê rica com o dinheiro proporcionado pela árvore; mas o mendigo, a empregada e o açougueiro não se vêem contaminado pela ganância do dinheiro, levando assim, a mesma vida simples. Mas algo de estranho aconteçe. Os moradores tomados por tanta ganância ao atravessarem a ponte da cidade, presenciam o desfaleramento do dinheiro proporcionado pela árvore. Será que vale a pena ter tanto dinheiro se não pode usá-lo fora da Felicidade? Assim a felicidade se torna passageira, e a aplicação do dinheiro só serve em um só local. Aos que não se contaminaram pelo dinheiro, a árvore certamente os proporcionará bons frutos.

Gabriela :) 20/09/2009

Fala da mudaça que ocorre em Felicidade, uma pequena cidade onde todos os habitantes vivem numa harmonia, apartir do momento em que a árvore principal que ficava em frente a igreja começa à dar dinheiro e daí muda a relação de todos os habitantes . Um livro até um pouco interessante que nos faz ver o quanto as pessoas são ambiciosas .

Roberta Nunes 21/09/2009minha estante
Este livro é um clássico, acho que todo mundo já leu... rsrsrs... Parabéns pela resenha.

- andreza r. 21/09/2009minha estante
eu nunca li , euheuheuhe