Salvando um Vira-Lata

Salvando um Vira-Lata Mark Levin

Resenhas - Salvando um Vira-Lata

Adriana 20/01/2021

Salvando um vira-lata. Mark R. Levin
Primeiramente preciso dizer que este livro é simplesmente maravilhoso, emocionante e me fez chorar. Quem é apaixonado por cachorros, sabe que eles fazem parte da família e, sem dúvidas, irá se reconhecer facilmente ao longo da leitura. Concluí o livro em apenas uma tarde, pois foi impossível parar de ler.

O livro relata acontecimentos reais e, a cada página lida, compreendia exatamente o que o autor estava expressando: o medo de perder seu cachorro, a gratidão por ter ele ao seu lado, o poder de transformação que o amor canino proporciona em nossas vidas e não saber como dizer adeus e deixar seu amigo partir. O autor parece que fala com você, quando conta sua história com Pepsi, Sprite e Griffen. Levin realmente ama seus cachorros e é reconfortante saber que existem pessoas como ele no mundo.

Mark, sua esposa Kendall e seus filhos Lauren e Chase, resolvem ter um cachorro de estimação e se apaixonam por Pepsi, um filhote pequeno e negro com a pata esquerda branca, da mesma forma que o peito, um mestiço de collie e cocker spaniel. Levin conta como Pepsi logo conquistou o coração de todos e estava presente em todos os momentos bons e ruins vividos pela família.

A família, tempos depois, resolve se mudar para um lugar mais arborizado, com um riacho e próximo à natureza. Kendall e seus filhos decidem que está na hora de adotar outro cachorro, mesmo com a preocupação Levin com a reação de Pepsi e como tudo aconteceria. Logo se apaixonaram por um cãozinho mestiço de spaniel, muito amistoso de cor branca e caramelo. Era o cachorro mais lindo do mundo, segundo Kendall. Calculavam que sua idade estava entre três e seis anos. O cachorro estava num programa de lar temporário, mantido pela organização Montgomery County Humane Society, de Maryland. Toda a família, inclusive Pepsi, foi conhecer o cachorro. Todos se apaixonaram pela sua beleza e personalidade calma e extremamente bem-comportada. A família batizou o cachorro de Sprite.

Levin relata como Sprite logo se integrou à família e conquistou o coração de Pepsi, tornando-se inseparáveis. É extremamente prazeroso e emocionante  ler os relatos da rotina da família com os cachorros.

Logo eles descobrem que, na verdade, Sprite já era um cão idoso e tinha mais de dez anos de idade. Sprite começa a ter vários problemas de saúde como artrite e um tumor na musculatura da face.

Levin retrata com uma sensibilidade ímpar e extremamente emocionante os últimos dias de Sprite, após dois anos com a família.  Ele conta a difícil decisão de realizar a eutanásia, quando nada mais era possível, e como se sentiu culpado por isso, entrando em depressão com a perda do amigo.

A família de Levin, tempos depois, adota novamente um cão já idoso, batizado de Griffen.

É linda a mensagem de amor e conscientização que o livro passa, pois retrata a realidade de muitos cães que são abandonados quando já estão idosos e doentes, como se fossem descartáveis.

Levin é advogado e trabalhou em altos postos do governo dos Estados Unidos. É locutor de rádio, trabalhando em questões constitucionais, escrevendo sobre políticas públicas e falando sobre eventos da atualidade. Ele divide seu sofrimento com os ouvintes e compartilha no livro os relatos que recebeu, além das conversas com amigos que teve na época.

Este livro simplesmente estará eternamente entre os meus favoritos, impossível esquecer uma história tão maravilhosa e real. Poucos livros me emocionaram e falaram tão diretamente comigo quanto este. Um livro único, real e necessário para quem ama cachorros.

Julia.Paula 06/04/2017

leia
recomendo esse livro para quem ama cachorros.
esse livro despertou em mim varias emoções:Amor,Carinho,Coragem e mais compaixão com os animais.Daria nesse livro mais de 10 estrelas.Adorei a atitude que mark e sua família teve em adotar um cachorro de rua
#Não Maltratar os ANIMAIS.

Jennifer 05/03/2014

História simples, porém emocionante
Com uma escrita simples e objetiva, o autor conseguiu transformar uma história comum em um emocionante livro sobre superação, amor incondicional e lealdade. Superou minhas expectativas e me faz ter um novo ponto de vista sobre a adoção de cães adultos.

Luiza Rodrigues 13/06/2012

Um livro que marcou minha vida
Primeiro eu vou dizer que este livro é maravilhoso, me conquistou, me fez chorar e me emocionou. Recomendo este livro para quem ama cachorros!
É um livro real, não só porque o autor escreve sobre acontecimentos reais, mas porque muitas vezes eu me identificava com o autor, pois já senti muitas das coisas que ele descreve: o medo de perder seu amigo, as tentativas vãs de esquecer este medo, a gratidão pelo fato de o cachorro estar com você o tempo todo e transformar sua vida de uma maneira indescritível. Ao ler a história, você se sente dentro dela, pois a maioria das coisas que Mark Levin sente por seus cachorros Sprite, Pepsi e Griffen você também sente pelos seus cachorros.
Outra coisa que gostei muito foi que em cada capítulo há uma foto dos cachorros do autor, fotos lindas e encantadoras que só fizeram este livro melhor.
Enfim, é uma história maravilhosa, singular como todas as que temos com nossos cachorros. É impossível não simpatizar com os cachorros de Mark Levin e com o próprio Mark, que é um grande amante de cães (assim como eu). É impossível não simpatizar com uma pessoa que ajuda tanto os cães, sejam os dele ou os dos outros.
Dou 5 estrelas por ser um livro que eu jamis vou esquecer e vou manter pra sempre entre meus favoritos!

Recomendo para você, que ama seus cachorros e não vive sem eles, para você, que se diverte um bocado com seus cães, para você, que considera seu cachorrinho um membro da família e para você, que simplesmente ama cães e ama ajudá-los!