Decifrando a Terra

Decifrando a Terra Wilson Teixeira...

Resenhas - Decifrando a Terra

caio.lobo. 16/06/2022

É gostoso o estudo da geologia, mas é difícil.
Este livro, fundamental para quem estuda geologia e de produção nacional, trouxe un enorme conhecimento sobre geologia e geomorfologia, e é claro, não entendi tudo o que está nele. Não entender o todo de tudo não é problema, e é até comum, pois este é o processo de aprendizagem e certos conceitos já serão mais compreensíveis num próximo estudo.

O que pode assustar o iniciante é a enorme quantidade de nomes que as rochas podem ter: Aplito, Carbonatita, Komatito, Anfibolito, Esteatita, Serpentinita, Dolomito, Siltito, Lamito, Gipsita, goethita, tudo ito ita. Realmente a geologia é a ciência dos nomes.

Este livro vai ajudar a quem quer conhecer conceitos geológicos como: rochas ígneas, metamórficas e sedimentares; períodos geológicos; clasto; camadas da terra; tectônica global; relevos; padrões de drenagem; pedologia; pressão geostática e litostática; cronoestatigrafia etc...

O livro trouxe muitos conceitos novos que foi muito interessante conhecer, e os conceitos que não compreendi trouxe um interesse para conhecer melhor.

Guilherme Felipe Agapto 03/10/2021

UM LIVRO COMPLETO PARA GEOLOGIA E OUTRAS ÁREAS.
O livro começa comentando as origens da terra. Como surgiu e como evoluiu tudo que temos hoje. Fala da nossa terra, de rochas, da água, das rochas e a sua origem, entre outros assuntos. Há muitos termos técnicos, mas a leitura é fluída, pois nós não nós perdemos com relação aos tópicos. É necessário reler algumas vezes certos assuntos, pois se trata de algo bem detalhado (e isso é bom). Tem um anexo no final, para quem está com dúvidas sobre certas denominações e é aconselhado tanto para geólogos, como para astrônomos, biólogos, geógrafos, historiadores e todos que querem saber melhor sobre a terra. É um dos melhores livros e este tem muitos exemplos do Brasil. Então, façam esta leitura com calma, pois o livro é bem extenso, e tem bastante tabelas e ilustrações. Boa leitura!

Blackthorne 19/09/2021

Esse é um ótimo livro introdutório para estudantes de geografia/geologia.

A linguagem é tranquila, mesmo sendo um pouco mais técnica e muito rica em conteúdo.

O conteúdo é bem explicado, então achei ótimo

Guilherme Felipe Agapto 11/05/2019

RICO, DIDÁTICO, ABRANGENTE E LINGUAGEM ACESSIVEL

Capítulos muito bem definidos, traduzindo desde a história de nossa terra, como ela foi formada, como ela se situou nos períodos, passando por cenários como formação de placas tectônicas, rochas, formação de continentes, intemperismo, mudanças climáticas solos, tipos de areia, composição da terra, entre outros. Uma leitura para quem quer distrair a mente com conhecimento sobre a terra (para curiosos) e também para consulta por profissionais que lidam com geologia.
É um livro de discurso aprofundado com linguagem bastante clara, porém não para pessoas leigas (o livro não foi feito com esta função), pois tem temos estritos sobre os assunto. Muitos dos termos são bem explicados para compreensão melhor.É livro de cabeceira para estudantes de engenharias, biologia, geologia, meteorologia, climatologia, espeleologia, dentre outras.
A divisão de capítulos e as ilustrações também agradam muito. O design robusto não deixa de ser um ponto forte, pelo tipo da letra utilizada e a formatação que não deixou "tediosa" a leitura. Com a preocupação antrópica, houve também, nos últimos capítulos questões relacionadas a fatores ambientais. Estes dados são de interesse especial para ambientalistas e biólogos.
Nos anexos, há também o que cada minério tem de dureza, cor, vidro, substância principal, além de sua utilização principal. Porém a melhor das coisas naquele sentido foi, de fato: a tabela de conversões entre pesos, áreas, temperaturas, os prefixos e a idade geológica da terra fazendo a comparação entre um ano terrestre (365 dias) e o ano geológico.
Números sobre a terra são relevantes tais quais eles estão dispostos também nos anexos, além de prefixos comumente usado em Ciências como geologia, biologia, matemática, tecnologia de informação, dentre outros. Um livro de bom interesse, de bom conteúdo, analisado de maneira simples e didática que instiga a conhecer mais dos assuntos. O título "Decifrando a terra" é honesto e não houve forma alguma de enganar o leitor. Ele me surpreendeu pela riqueza e abrangência de conteúdo.

site: GUILHERMEAGAPTO.BLOGSPOT.COM

R.Costac 22/12/2009

Ótimo!
Indicado para professores de Geografia e Geologia e para todos aqueles que desejam obter maiores conhecimentos sobre as ciências da Terra.