Discurso Sobre o Espirito Positivo

Discurso Sobre o Espirito Positivo Auguste Comte

Resenhas - Discurso Sobre o Espírito Positivo

Rodrigo.Alves 11/01/2024

Esse foi um livro interessante ter lido logo após a "Pedagogia do oprimido", por Paulo Freire pois se constrastam de forma que Comte é academicista, mas convergem de maneira de ambos anseiam em substituir uma educação dogmático e retrógrada.

Laertche 17/10/2023

Mesmo tratando-se se um opúsculo, não deixa nada a desejar. Resume muito bem o espírito positivo e sua idea principal de se opor a filosofia teológica e metafísica. Recomendo.

Carla.Floores 13/03/2023

Enaltecendo as ciências
Comte enaltece a sanidade e sensatez oriundas do pensamento positivo, focado em dados comprobatórios e livres de mitos. É interessante ele falar sem papas na língua sobre como a sociedade não desperdiça recursos em templos, igrejas e discursos metafísicas em detrimento da verdadeira lógica, racional, sensata e sã forma de enxergar o mundo e a vida.

Diego Avlis 27/07/2022

Uma Filosofia Atemporal
Uma filosofia que afirma que a ciência é o melhor método para explicar tudo que existe no Universo. Realmente ela se prova ser a melhor ferramenta a cada dia. Sem ciência não há computadores, não há vacinas, não há remédios, não há progressos.

Comte estaria, extremamente, revoltado se soubesse o que estão fazendo com a ciência e tecnologia no Brasil.

V_______ 23/03/2022

Discurso sobre o espírito positivo
Auguste Comte é foi um filósofo francês do início do século XIX, responsável pela formulação da doutrina do Positivismo.
O Positivismo trata-se de uma filosofia que visa a constatação científica de tudo, a busca pelo conhecimento e progresso mental e o descarte de qualquer coisa que não possa ser comprovada cientificamente. Comte faz frente com a teologia, pelos próprios princípios do Positivismo que é também pregada como um conceito religioso, moral e científico, também diz que tudo deve ser progredido pelo bem da massa antes do individual, buscando a ordem e progresso evolitivo.
A forma que o livro é escrito é chato, mesmo para um tratado filosófico, o Positivismo é uma filosofia simples e de fácil compreensão mas da forma como é representada e repetida fica parecendo confuso, o que desestimula a leitura, mesmo sendo um livro de pouco mais de 100 páginas.

psykloz 08/10/2014

Questiono-me a razão pela qual a definição de "positivo" não consta no início do livro. Essa definição seria bem-vinda como forma de introduzir o assunto ao leitor. Entretanto, ela apenas aparece próximo da metade do livro.

Segundo o autor, adotar a filosofia do espírito positivo é a única forma de acabar com a crise moderna caracterizada por uma profunda anarquia intelectual e moral.

Comte acreditava ser ultrapassada a teologia cristã. Buscava, portanto, uma filosofia que pudesse servir de diretriz para a sociedade a fim de que fosse considerada uma religião. Essa filosofia tinha como base a explicação de qualquer acontecimento retomando a eventos sobrenaturais. Dizia ele que nós precisamos de todos os nossos sentidos, quiçá um sexto sentido ou mais, para assim podermos nos aprofundar nos estudos positivos. Considerando, resumidamente, que positivo é a qualidade de tudo o que é real.

O filósofo Auguste Comte questionava a falta de profundas especulações a respeito do que os circundavam e tinha por essência sempre considerar o coletivo. Os fenômenos humanos "resultam de uma evolução coletiva e contínua, cujos elementos e fases essencialmente se entrelaçam".

Visivelmente preocupado com o bem-estar da humanidade ele é bastante específico em sua teoria, visando uma filosofia que estivesse de acordo com as nossas atuais necessidades e constantemente pudesse ser adaptada conforme as mudanças da sociedade. Isso seria um melhoramento contínuo não só da nossa condição pessoal mas como também da nossa natureza. Ele acreditava que uma filosofia ultrapassada (incluia dessa forma o cristianismo) só prejudicava o desenvolvimento da sociedade.

Acreditava que um dos maiores defeitos da sociedade não estava na política em si, mas sim, na moral. Era uma questão muito mais pessoal como opiniões e próprios costumes do que uma questão institucional. Essa visão transformaria a agitação política em movimento filosófico.

"Para a nova filosofia, a ordem constitui sempre a condição fundamental do progresso; e, reciprocamente, o progresso é o objetivo necessário da ordem: como na mecânica animal, são mutuamente indispensáveis o equilíbrio e a progressão, um como fundamento e a outra como destino." p.31

Ordem e progresso foi basicamente o lema positivista de Comte, o que consequentemente nos obriga a ressaltar a influência positivista ao criar a frase da bandeira brasileira.