História da cidadania

História da cidadania Carla Bassanezi Pinsky




Resenhas - História da cidadania


4 encontrados | exibindo 1 a 4


W 15/12/2020

O livro que me fez apreciar história.
Acompanhar a construção dos códigos de moral e ética que comportam hoje a plena exceção dos direitos de um cidadão e, por consequência, a própria definição de cidadania.
Uma leitura que deveria ser apresentada nas escolas públicas para que os jovens tivessem a melhor compreensão possível de seus papéis como cidadãos de uma sociedade, Jaime e Carla Pinsky percorrem diferentes eras e culturas, apresentando, com detalhes, a normas sociais básicas que compuseram os primeiros padrões de cidadania.
Direitos, desigualdade social, construção de classes, socialismo, revoluções constitucionais, literalmente todos os eventos que tiveram peso na formação do mundo moderno tiveram também influência na forma como as pessoas viam o mundo ao seu redor e compreender todos esses processos históricos ajuda a entender a origem dos direitos que possuímos e também dos problemas que impedem o pleno aproveitamento dessa dádiva social.
Tenho ciência de que dificilmente todas as escolas teriam condições de fornecer isso aos alunos, mas é uma leituras extremamente necessária a todos, principalmente os interessados em áreas humanas.
comentários(0)comente



Wilson Passos 09/09/2017

Cidadania - Antiguidade Clássica aos Estados Modernos
É uma obra completa, totalmente necessária àqueles que anseiam por profundar a compreensão sobre cidadania e sua origem. Trabalha bem o que é cidadania, desde a antiguidade clássica até os dias atuais. Isso permite uma abordagem mais arraigada do que a cidadania, que é definida de cara como um conceito histórico, isto é, variável ao longo da história. Trata, paralelamente, temais secundários, como concessão de direitos às minorias, sufrágio universal etc.
comentários(0)comente



filipi 22/06/2020

Sobre História da Cidadania
Quando eu estava na metade do livro, fiquei um pouco incomodado com a maneira de como ele é escrito, já que não segue uma ordem cronológica linear. Após terminar, senti que tinha de ser dessa maneira, para que se abarcasse um misto de conteúdos correlacionados com a cidadania(economia solidária, meio ambiente), de maneira eficiente. Para quem está começando agora nesses livros mais formais, você pode se perder um pouco, justamente pelo que eu disse antes, a ordem cronológica. Não é um livro espetacular, porém eu diria que é necessário.
comentários(0)comente



Thalles.Ruan 19/08/2020

Evolução da cidade
Bem, este livro aborda a evolução da cidadania, desde a antiguidade até os dias atuais.
Apresenta o que é ser cidadão em várias épocas.
A leitura deste livro é excelente, pois faz com que você reflita se seus pensamentos e atitudes é de uma pessoa realmente cidadã, de um indivíduo que vive em sociedade...
E sim, cidadania é muito mais que votar a cada dois anos...
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4